Minha tia não gosta de mim?

Feita por >Reg · 19 out 2020 Terapia familiar

Olá estou fazendo essa pergunta pois isso realmente me incomoda, perdi minha mãe(irma dela) ano passado e desde então minha tia me ofende e fala diversas coisas que não são verdades, moro ao lado da casa dela com meu pai apenas , já tentei conversar mas depois ela volta a falar mal de mim pois ela fica gritando do outro lado do muro, chego na casa dela (ela mora com minha avó) ela me evita e depois faz intriga quando saio, escuta atrás da porta oque falo, se chega alguém em minha casa ela fica olhando o tempo todo quem é e oque falamos, quando minha mãe faleceu, 2 dias depois ela me chingou o dia todo , minha mãe teve câncer eu cuidei todos os dias dela então não pode ser isso o motivo dela não gostar de mim, enfim as vezes acho q ela não gosta do meu pai por isso me trata assim , mas acho que ela tem problemas mentais, eu e meu pai vamos nos mudar no fim do ano pois achamos melhor nos afastar , ja tentei muitas vezes conversar mas ela sempre volta a fazer o mesmo, oque vc acha disso ?

A melhor resposta 20 OUT 2020

Reg... não sei que idade tens, mas, se vão mudar de residência, isso facilita muito as coisas. Melhor assim!
Porém, não deve se importar com o que ela fala, desliga-se dela. Ignore-a. Cuide de sua vida, de suas coisas, seu trabalho, seu estudo, suas amizades, seu bem estar.
Voce nasceu para se realizar e não para dar explicação para sua tia.

5817 respostas

25 OUT 2020

Olá Reg.
Não tome para si o que sua tia diz, o que ela fala e reclama pode ser por problemas pessoais que vive, e você precisa evitar que os comentários dela abale seu emocional, não aceite palavras que não te pertence. Se puder e conseguir, embora não seja simples e fácil, procure ser mais amável com ela, pois talvez o que ela está precisando seja de atenção e cuidado. E não deixe de dar atenção a sua avó por causa dela, os laços familiares, normalmente são o que fica para uma vida toda.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

21 OUT 2020

Reg, entendo que desentendimentos familiares são desagradaveis, mas sera que vc não está super estimando o q sua tia pensa de vc? tente ignorar um pouco, viva o seu bem estar. abs Mônica

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

20 OUT 2020

Olá Reg! Grato por escrever. Em cada mundo interno, de cada ser humano, há uma quantidade muito grande de sensações, percepções, emoçoes. As palavras e comportamentos são muito insuficientes para revelar o todo. Diante da limitação as pessoas formam, para viver um ilusório conforto pessoal, conclusões. Tanto tua tia, quanto você podem organizar comportamentos e interpretações, sem considerar o todo. Em sua tia, há algo mais complexo do que gostar e não gostar. Em você, é precisa que se permita direcionar a vida, com a tua verdade responsável, em estágio de aprimoramento.
O que acho?
Respondendo: que as análises não estão acontecendo de forma aprofundada.
Espero ter ajudado
Abraços virtuais (em tempos de llongo período de alta taxa de contágio da pandemia, sejamos razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, sendo de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8630 respostas

20 OUT 2020

Olá Reg.
Grata por sua pergunta.
Sinto muito que isto está acontecendo com você. Me parece que é uma situação que foge mesmo ao seu controle.
Ao que parece ela ficou muito afetada com a morte da sua mãe e se preocupa exageradamente com você à ponto de distorcer os fatos conforme os medos e preocupações dela. Você citou que parece que ela tem problemas mentais, mas além desses fatos que relatou existem outras evidências para se afirmar isso? O que as outras pessoas da família que conviveram sempre com ela acham sobre essa suspeita? Se ela realmente tem algum transtorno mental precisa ser diagnosticada e tratada. Quem é o responsável por ela nesse caso? Ela precisa ser acompanhada de perto pela família visto que cuida da sua avó que deve ser idosa. Os cuidados com idosos não podem ser negligenciados. Sabemos que eles são mais frágeis. É responsabilidade da família zelar por seus idosos. Os cuidadores de idosos precisam gozar de boa saúde física e mental.
Você e seu pai saindo de perto da sua avó quem irá olhar por sua avó no caso de sua tia estar com algum transtorno?
Espero ter ajudado de alguma forma, talvez só uma reflexão mais aprofundada do caso possa trazer as respostas que você precisa.
Fico á disposição.
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba