Eu não gosto de mim

Feita por >Giulianne bressan · 24 mai 2023 Abordagem psicológica

eu não gosto de mim, do que eu sou, do que eu penso. sou inútil, pequena, mesquinha, avarenta, arrogante. sou tão burra e impulsiva. acabei de notar que joguei fora uma benção que Deus me deu no trabalho, e hoje eu me encontro em miséria. me sinto um parasita. eu não sou útil pra nada. tem pessoas que me amam. mas eu não me amo, eu tento isso a 29 anos e gosto cada vez menos do que eu conheço. Sou muito abençoada, Deus me dá presentes e eu percebi que joguei todos fora. Tudo o que eu pedi Deus me deu eu joguei fora. Era pra eu ser líder na empresa que Deus me colocou, há 4 anos atrás, e eu joguei fora. Dei minha vaga á um amigo, porque eu não aguentei, não dei conta. Era pra eu ganhar bem, num trabalho próximo a minha família, junto ao meu amigo de infância e eu só joguei fora. Eu não sirvo pra nada de bom e eu não gosto de viver. eu não tenho nem coragem de me matar. peço pra Deus tirar minha saúde e entregar pra alguém que valha a pena. Eu já peço isso a anos, mesmo Deus me dando coisas boas. Eu não quero solução. Sou muito burra.
Sou fraca, não aguento nada. Contratempo, quedas... que eu mesma me derrubo. Tudo de ruim que aconteceu comigo foi porque eu sou burra, cabeça dura, impulsiva, imediatista. Agora eu sei de tudo isso, mas no momento eu não sei. só quando olho pra tras. não gosto da minha realidade. mas tenho medo de dar outro passo e ficar cada vez pior, porque eu sinto que eu to fazendo isso. me afundando mais. Como eu posso ser tão cega, tapada? eu joguei oportunidades incríveis fora e não percebi. coisas obvias. eu nunca vou gostar de mim. Porque sou o tipo de pessoa que eu desprezo, sou miserável (em espirito!) sou fraca, vazia, superficial, muito abaixo da média. não faço nada direito, sempre decepciono os outros e a mim mesma. Meu namorado me ama, me ajuda, tem paciência comigo e eu não consigo retribuir pra ele. eu o amo, mas não contribuo em nada pra deixa-lo bem. estou me afundando em dividas, nem sei de onde vem tanta coisa, não tenho capacidade de pensar direito. eu não aguento mais, nada nunca estará bom.

A melhor resposta 31 MAI 2023

Olá Guilianne, sinto muito pelo que você tem passado, deve ser bem difícil. Mas uma coisa ficou evidente no seu relato, muitos pensamentos negativos e sentimentos de baixa auto estima e desvalia de si mesma. Isso pode ser indicativo de depressão. Na depressão a pessoa tem uma visão muito ruim de si, se culpa em demasia, se sente incapaz. Existem diferentes tipos de quadro depressivo, cada um com características que somente um psicólogo ou psiquiatra poderia determinar. Lógico que existem outros sintomas, e por isso seria interessante que você procurasse um profissional da saúde mental, psicólogo ou psiquiatra para avaliar seu quadro. Claramente você precisa de ajuda, então você precisa se mobilizar para buscar essa ajuda, porque você pode encontrar o bem estar. Espero ter ajudado.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

29 MAI 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então agende sua consulta comigo que irei responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

26 MAI 2023

Olá Giulianne bressan, espero que esteja tudo bem com você!

Eu entendo que você esteja passando por um momento muito difícil e que tenha uma visão muito negativa de si mesma. É doloroso se sentir desvalorizada, incapaz e cheia de autocrítica. Quero que saiba que você não está sozinha e que estamos aqui para ajudá-la a encontrar um caminho de autocompreensão e autotransformação.
A terapia pode te ajudar a explorar esses sentimentos de inadequação e autoaversão de maneira mais detalhada. É importante reconhecer que a forma como você se enxerga pode estar distorcida pela autocrítica e pelas expectativas irrealistas que você impõe a si mesma.
Um primeiro passo é praticar a autocompaixão. Ao invés de se julgar tão severamente, tente se tratar com a mesma gentileza e compreensão que você ofereceria a um amigo querido. Reconheça que todos cometemos erros e que isso faz parte do processo de aprendizado e crescimento.
Outro aspecto importante é buscar compreender a origem desses pensamentos negativos e autodepreciativos. Ao identificar essas raízes, podemos desafiá-las e criar novos padrões de pensamento mais positivos e construtivos, que realmente te ajudem a crescer e atingir seus objetivos.
É fundamental também buscar apoio emocional, seja através de um terapeuta, amigos ou familiares. Compartilhar seus sentimentos e preocupações com pessoas de confiança pode aliviar parte do peso que você está carregando e oferecer perspectivas diferentes sobre sua situação, e sobre si própria.
Lembre-se de que a jornada de autotransformação é gradual e requer paciência e persistência. Às vezes, é necessário dar um passo de cada vez, aprendendo a se valorizar e a reconhecer suas próprias conquistas. Cada pequena vitória é um passo em direção ao crescimento pessoal.
Eu acredito que você tem dentro de si a capacidade de se reconectar com sua força interior e encontrar um sentido mais positivo em sua vida. Estamos aqui para apoiá-la nesse processo de autodescoberta e desenvolvimento. Se você precisar conversar mais sobre suas preocupações, o profissional de Psicologia é o mais indicado, e pode te auxiliar no que for possível. Se houver possibilidade, busque esse profissional, e inicie sua transformação pessoal o quanto antes. Um horizonte de muitas possibilidades te espera, mas é preciso que você comece a acreditar em si mesma, e em todas as possibilidades que a vida vai te oferecer.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

25 MAI 2023

Olá, eu percebo um olhar muito negativo para você mesma, se desqualificando o tempo todo e com baixa autoestima. A impulsividade tem estado presente nessas decisões e por causa disso, te trouxeram prejuízos. O cerne do problema não está na sua incapacidade em resolver problemas, mas na forma como você se vê. Me parece que quando está diante de um desafio, você tem medo e acaba recuando, devido a esse olhar distorcido que tem. É necessário rever esse olhar sobre você e perceber as suas potencialidades, para então tomar decisões ponderadas sobre as situações da vida. A terapia pode te ajudar no autoconhecimento.

Estou a disposição.

Suely Barros Psicólogo em Rio de Janeiro

44 respostas

25 MAI 2023

Giulianne Bressan
Tem certeza de que não esqueceu nada de mencionar? Falou tudo mesmo?
Pois é... tudo isso é o resultado por NÃO SE CONHECER... NÃO SABE QUE É, NÃO SABE O TEU OBJETIVO DE VIDA.
Voce não gosta desta Giulianne, mas esta não é voce. Por isso não gosta de si mesma.
Esta é a Giulianne contruída pelos outros; esta é a Giulianne que voce foi forçada a ser para ser aceita, para ser amada, para ser apreciada pelos outros.
Desde o inicio da tua gestação, tua mente começou a ser moldada de acordo com o ambiente, como a familia queria, como a escola aceitava, como a sociedade exigis e como as crenças impunham...
Dentro de voce, sente agora vazio, tristeza, desânimo, angústia, incômodo, revolta, raiva...
Precisa se restabelecer, precisa resgatar a tua inteligência vital, voce a substituiu pela intelectualidade, pelo que os outros valorizavam...
Fez muito bem em abandonar aquilo que não te trazia realização...
Precisa fazer Psicoterapia de autenticação para ser como a tua vida te quer e não como os outros te querem.
Voce nasceu para realizar o teu propósito de vida e não o dos outros.
Enquanto voce se esforça para compreender e viver a tua vida e a tua profissão permanecendo baseada onde outros te alienaram só terá processo de autodestruição e perda progressiva.
Precisa ser o que a vida intensiona e não o sistema; o sistema, precisa saber usar em benefício próprio sem nunca contrarial a ti mesma, sem nunca colocar-se contra a tua própria essência.
Faça Psicoterapia que conseguirá entender e se curar.
E, não se preocupe com o que perdeu... tudo retornará e muito mais, quando compreender a tua vida e a tua energia.
Abraços

5817 respostas

25 MAI 2023

Olá Giulianne! Obrigado por escrever. Você está colocando as coisas como tudo e nada, como perfeito e inválido. Teu texto, no entanto é uma manifestação concreta de comunicação. É preciso dar continuidade a essa comunicação. Teu texto evidencia potenciais, que apenas precisam ser reorganizados, direcionados. A perfeição é para Deus, não para nós.
Conte com um de nós, psicólogos, para reorganizar as coisas, sair da certeza do fracasso, que é incompatível com o gesto de escrever esse texto.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.