Não estou sentindo luto pela minha avó

Feita por >Luci · 7 jul 2023 Luto

Eu estou bem triste obviamente, mas faz três meses que eu me mudei e a presença dela já era pouca pela distância. Ela me criou mas eu só chorei nos primeiros tempos e agora eu não consigo chorar mais. Me dói ver minha família triste mas parece que eu já aceitei esse fato de ter que ir. Talvez eu não acredite ou aceitei tão bem que achei minha reação pouca.
Quero que tudo isso passe de uma vez, o luto da minha família para que eu possa voltar à normalidade e voltar pra minha cidade.

A melhor resposta 10 JUL 2023

Olá Luci, primeiramente eu sinto muito pela sua perda. Saiba que o luto é algo vivenciado de forma diferente por cada um de nós. O vínculo que nos temos com a pessoa influencia, assim como a causa da morte e outro fator também importante é a capacidade de resiliência de cada um. Desta maneira algumas pessoas sofrem (ou demonstram) mais o sofrimento do que outras, bem como algumas tem mais dificuldade de passar por esse processo. Não queira comparar seu luto ao dos outros, como falei cada um tem sua forma de sentir a perda e tudo bem, cada um tem seu tempo. Respeite o seu tempo e o tempo dos seus familiares. Enquanto isso busque focar em coisas importantes para você e que sejam positivas. Pense nisso e boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

10 JUL 2023

Olá, Luci. Obrigada por nos escrever. Sinto muito ,por sua perca. Por que vc não consegue mais chorar? E qual o impacto disso, sob você ? Luci , o luto mal elaborado, leva a problemas de saúde mental, vive-lo , sentir, chorar, faz parte. Há um tempinho, para que as coisas voltem ao seu lugar. Se precisar de acompanhamento psicólogico, me procure. Vou adorar , te escutar , e te ajudar a se ajudar. . bjs fica bem.

Nara Caline Psicólogo em Barreiras

8 respostas

8 JUL 2023

Olá Luci! Obrigado por escrever. O que você quer dizer com voltar à normalidade e voltar para a tua cidade? Qual a vinculação desse desejo com o luto pela tua avó? Seu título, ao dizer que você não está sentindo luto pela avó, sugere que outras pessoas estão sentindo, que você acha que deveria sentir mais.
Isso precisa ser aprofundadamente entendido.
Estarei a disposição para tanto.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8607 respostas

8 JUL 2023

Olá Luci. Boa noite. O processo de luto tende a ser "sentido" de modo diferente por cada um. Talvez pra você esse processo tenha ocorrido mais rápido e você tenha superado com mais facilidade, mas para os seus familiares o processo esteja ocorrendo de modo mais lento. Compreendo que você quer voltar para a normalidade da sua vida, mas talvez o normal para eles tenham um significado diferente que é aprender a lidar com a ausência de alguém amado. Isso, não significa que você sente pouco, significa que talvez você tenha passado por tudo de um modo distinto a eles.

Adrielle Dionísio dos Santos Psicólogo em Irecê