Por que lutamos? E como temos que lutar?

Feita por >Joel Cavalcante · 23 set 2022 Depressão

Ultimamente eu venho me sentindo vazio, sem destino, sem ambição de querer progredir, eu me vejo cometendo erros repetidas vezes, eu luto contra isso mas sempre me pego fazendo e pensando nesses erros. Eu me vejo caindo todos os dias, nao tenhos emoções boas a anos e nao tenho nada de bom para me orgulhar do passado, por mais que eu me esforçe para não lembrar dele (ele sempre volta). Não possuo boas relacões com familia e não possuo amigos próximos, eu não me distraio facilmente e não esqueço de nada que fiz ou disse em algum momento do dia, eu me pego analisando todas as formas possíveis de errar e acertar algo para no fim sair tudo do meu controle. Foi difícil nos primeiros anos em que sentia essas coisas, acordar triste passar o dia assim, ir dormir com raiva e acorda irritado, há dias que eu fico tremendo e meu coração parece que vai explodir, eu tenho medo do fundo da minha mente, ela me assusta, você não sabe o que sente, ate algo fazê-lo sentir. Acompanhar estoicismo entre outros filósofos me trouxe uma mente centrada e focada para o mundo , mas não em ajudou nada sobre meus sentimentos, eles são ardentes e eu não estou usando uma pomada para alivar. Resumindo 8 anos denteo de mim mesmo e nesse dia eu cansei e decidir por cada palavra afogada em meu coração. (vocês não viram meu bloco de notas)
obs: a música tem sido sessões de terapia 24h, obrigado.

A melhor resposta 25 SET 2022

Caro Jor,
Voce está colhendo os resultados de uma vida vazia e sem propósito que o sistema te impôs.
Desde criança, você foi "forçado" aabandonar tua inteligência vital para seguir as normas cotidianas, o que os outros te diziam, o que os professores te ensinavam, o que a religião pregava, o que a cultura impunha. Assim, se construiu fora dos padrões da tua vida.
A vida te deu a liberdade e o livre arbítrio para voce fazer tuas experiências e escolher o que queria e o que não queria para si mesmo; era responsável por cada escolha, a vida te fez criador da tua realidade... No entanto, o sistema te condicionou ao pensamento dele, te deu limites e proibições, perdeu a liberdade e a responsabilidade por si mesmo, te condicionou ao que ele queria, tanto que ele não liga se é realizado ou não, apenas te exige que estejas de acordo com as normas dele. Ainda te ameaçava com o título de desajustado, alienado caso não concordasse com ele, te ameaçava com o inferno, te fez acreditar que era preciso sofrer neste mundo para conquistar, DEPOIS, o céu!
O resultado é o que voce está colhendo hoje: vazio existencial, tristeza, ansiedade, insatisfação, raiva,...
Agora, precisa se autenticar de acordo com a tua inteligência, precisa resgatar esta bússola interna; só ela é capaz de te devolver a alegria e o significado de viver esta existência, de realizar o teu projeto de vida.
Sim a música é boa, mas depende da música porque se escolher uma música decadente, sistêmica, ela pode te enterrar de vez.
Recupere a ti mesmo, certifique a ti mesmo, faça Psicoterapia para conseguir ser dono da sua vida, compreender suas emoções e não se deixar dominar por elas.
Enquanto voce se esforça para compreender e viver a própria vida e até mesmo exercer a tua profissão permanecendo baseado onde outros te alienaram, haverá somente processo de autodestruição e perda progressiva.
Abraços... bom saber que estás pensando sério em ser si mesmo e se compreender.

5874 respostas

3 OUT 2022

ola! Se você precisar de ajuda estou disponivel a qualquer momento. É somente entrar em contato comigo e agendar sua consulta que irei lhe redponder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

27 SET 2022

Jor lutar significa seguir em frente e vc está tentando, está sendo difícil pq vc tem um bloqueio, provavelmente uma depressao, vc precisa cuidar da sua saúde mental e vc vai ver q tudo aos poucos vai fazer mais sentido. É um processo. Auto conhecimento, auto estima, limites, muitas coisas p aprender a lidar.
Faça terapia.
Sou Monica psicóloga
Os serviços profissionais são cobrados, verifique os valores c o psicólogo de sua preferência.

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3161 respostas

26 SET 2022

Olá Jor! Vejo que está passando por um período difícil, busque ajuda de um profissional para uma avaliação, diagnóstico e assim fazer um tratamento adequado. A música e a leitura pode ser terapêutico, mas não é terapia, e no seu caso é necessário terapia para aprender a lidar com seus sentimentos.

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

26 SET 2022

Olá Jor, me parece que você tem um quadro depressivo bastante intenso, e deve considerar a ida a um psiquiatra para te prescrever certos antidepressivos, vão te ajudar muito. Às vezes é difícil tentar ser diferente quanto tudo em você te puxa pra baixo. A terapia é extremamente importante, poder falar sobre o que lhe ocorre, entender as questões inconscientes que te deixam paralisado, vivendo em sofrimento, sem conseguir sair do lugar onde está. É muita coisa a ser trabalhada, então o que te indico fortemente: invista em sua saúde mental neste momento, você verá quanta diferença vai fazer na sua vida em médio e longo prazo. 1º consulte um psiquiatra para começar o tratamento medicamentoso. 2º inicie uma terapia (longo prazo, no mínimo 2 anos). Se quiser acompanhamento, estou disponível. Abraço.

Oliver Schmidt Silva Psicólogo em Curitiba

113 respostas

25 SET 2022

A música pode ser reconfortante. A terapia também.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3161 respostas

24 SET 2022

Olá Jor! Obrigado por escrever. De certa forma não é equivocado pensarmos que é provável colhermos o que plantamos. Pelo seu jeito de escrever, você priorizou o conhecimento teórico para construir as direções de vida. Acontece que o corpo e a mente são inseparáveis. A mente tuas suas construções e realizações na prática efetivada pelo corpo. O corpo de cada um de nós, no espaço entre eu e o outro, vivencia muitas energias, sensações, impressões e direções. Lutar é preciso, por nós. A rigor eu somente sou completo se no encontro com o outro, e com o outro real. Lutamos para que tenhamos a essência de cada um, que contém a essência do nós, da coletividade. É preciso ser social, sem abrir da essência individual.
Estou a disposição para maiores aprofundamentos. Faça atividade física, invista em grupo de colegas e conhecidos, priorize as ações concretas: plantar uma flor, fazer um bolo, cuidar de um jardim, construir um carrinho de rolimã ou uma pipa.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Escolha a Democracia, não aprofunde a ditadura!
Vacine-se! Vacine as crianças! Não descarte totalmente as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.