Não estou feliz no meu casamento, o que fazer?

Feita por >Godoy · 10 jan 2021 Terapia de casal

mais tenho medo de terminar por conta da minha filha de 3 aninhos , o que devo fazer ? Me sinto como se eu estivesse preso nisso

A melhor resposta 12 JAN 2021

B noite Godoy, estar infeliz no casamento e manter somente por causa da criança pode ser pior ou menos saudável do que resolver o q é melhor p todos . Crianças nessa idade tem pouco entendimento ainda, mas vc pode conversar c ela.
O mais importante é buscar a felicidade, pois vc estando feliz vai poder fazer lá feliz tb.
Espero ter ajudado
Se precisar sou Mônica psicológa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

12 JAN 2021

Olá Godoy.
O que te faz infeliz nesta relação?
Do que você tem medo?
Qual é a solução mais assertiva para esta situação?
Espero que estas perguntas te ajude a refletir e tomar uma decisão justa para você e todos os envolvidos.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

11 JAN 2021

Olá Godoy!
Sua filha é um aspecto importante, fico feliz por se preocupar com seu papel de pai. No entanto, preservar o casamento por causa dos filhos pode afetar tanto quando o distanciamento do convívio diário. A parte mais importante de todo processo de término, é promover a concialiação de direitos e deveres, também na convergência e entendimento de ações. Quanto melhor negociado, discutido e esclarecido as questões entre os pais, melhor será o relacionamento a respeito da educação e bem estar dos filhos.
Você e sua esposa já fazem acompanhamento individual com psicólogo(a)?
É importante levar em consideração os pontos que o deixam infeliz e buscar compreender a percepção de sua esposa, referente ao que o deixa infeliz. Tanto você quanto ela possuem cada suas próprias questões e percepções de cada vivência e talvez não tenham compartilhado o suficiente a ponto de ficar claro o que o leva a se sentir infeliz. Como ela se sente com relação ao casamento de vocês? Quando essa infelicidade se instaurou?
Busque apoio profissional, se for o caso busque terapia de casal antes de cogitar o termino.

Forte abraço,
Psicólogo Felipe Lima

Felipe Lima Psicólogo em São Paulo

9 respostas

11 JAN 2021

Olá Godoy! Você citou a questão em uma linha. Vamos organizar alguns argumentos:
- Você precisa poder falar mais detalhadamente sobre a história e os aspectos que você categoriza como felizes e que categoriza como infelizes;
- Nós, a rigor, não somos estamos. Quem está triste hoje, pode estar feliz amanhã, eis uma razão para compreendermos melhor seu contexto atual de vida;
- Sua filha de três anos, é alguém importante que você vê intimamente ligada a teu casamento, será preciso compreender melhor como é tua vivência com ela;
- Quem sente-se preso, encontra as mais profundas explicações da "prisão" nos próprios sentimentos, por isso eles precisam ser analisados.
Será enriquecedor e esclarecedor você passar por conduta científica com psicólogo. Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento grave da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, abertura mental, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

11 JAN 2021

Olá, Godoy!
É necessário pensar nas razões que te mantém nesse relacionamento, para além da sua filhinha, bem como quais seriam as consequências de abrir mão dele. O que te levou a entrar nesse relacionamento? Como ele aconteceu até aqui? E a seguir começar a explorar o porquê dessa sensação de infelicidade que você traz agora, que forças psíquicas/pensamentos te levam a isso.
Cada pessoa é um ser único e por essa razão não existe uma fórmula ou receita de felicidade ou de solução de problemas. Por isso é interessante iniciar um processo de autoconhecimento para explorar essas questões que coloquei, bem como outras, que te auxiliem a compreender melhor o seu funcionamento psíquico e te ajudar a fazer escolhas e tomar atitudes que te levem a uma sensação de bem-estar consigo mesmo.
Cordialmente,
Adriana V. Porto

Adriana Porto Psicóloga Psicólogo em Curitiba