Não consigo tirar habilitação

Feita por >Carolina · 28 jan 2018 Pânico

Boa tarde

Ha 04 anos atras eu tinha MUITA vontade de tirar minha habilitação, fiz todo o processo, me sentia insegura paguei por aulas extras, no exame técnico errei apenas 03 questões, pois bem. Na primeira vez que fui para o exame prático fiquei muita nervosa, nao confiava em mim, minhas pernas nunca ficaram tão tremulas na vida, reprovei logo no inicio na baliza, sai de la com o coração despedaçado (no fundo eu sabia que apesar do medo era capaz, e o medo foi maior.) nao queria mais tentar, mas por insistência de todos paguei mais algumas aulas e tentei, reprovei novamente. e acabei desistindo. e jurei que nao tentaria mais.(apesar da enorme vontade) Hoje se passaram 05 anos e por questões de necessidade preciso ter habilitação mas só de falar desse assunto ja começo a ficar nervosa. Gostaria de saber se posso ter algum tipo de problema, ou se existe isso mesmo de algumas pessoas nao serem capazes, sera que um tratamento me ajudaria ? meu namorado quer me ajudar a comprar um carro mas nao sei se sou capaz, meu medo de nao conseguir novamente e imenso ... gastei na epoca quase R$ 3.000,00 pra nada ;/ sera que com treinamento seria possivel ? alguem ja passou por isso ? e antes que julguem nao é frescura, tenho reais sintomas internos e externos... obrigada desde ja

A melhor resposta 28 JAN 2018

Oi Carolina, a questão no seu caso não é a habilitação, ou o exame do detran, ou o carro, mas sim um excesso de ansiedade, medo e insegurança que geram reações fisiológicas desagradáveis que vão atrapalhar o que você estiver fazendo. No caso, você aplica isso ao ato de fazer o exame do detran, mas isso pode se transportar para qualquer coisa na sua vida. Imagino que você seja uma pessoa com ansiedade e insegurança bem evidentes. Sugestão: buscar um psicólogo e fazer psicoterapia, para aprender a lidar de forma mais adaptada com sua ansiedade e fortalecer sua auto estima, para reduzir a insegurança. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

1 FEV 2018

carolina, procure ajuda psicologica. em breve com a psicoterapia vc vai conseguir facilmente superar as dificuldades,,ok?

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

31 JAN 2018

Olá Carolina!
Saber se você possa ter algum problema pode ser precoce afirmar. De fato existe algumas pessoas que possuem mais dificuldade em se habilitar a dirigir um carro. Um tratamento te auxiliará nessa fase sim, principalmente se consideres condições emocionais o maior dificultador. Pessoas outras como você já passaram, ou podem passar por essas situações como você, e, conseguem êxito. Sabemos que pode não ser frescura, mas, algo que é particular seu. Invista em você inicialmente, e há instituições que podem te auxiliar nesses momentos. Psicoterapeutas estão à sua disposição, caso deseja apoio.
Saudações!

Psicólogo Tiago José Psicólogo em Belo Horizonte

179 respostas

30 JAN 2018

Oi Carolina,
A habilitação é apenas a expressão de um problema ansioso que precisa ser tratado.
Existem terapias focais, como a Cognitiva comportamental e comportamental que podem ajudá-la a lidar com esse problema e entender melhor os determinantes da sua ansiedade.
Procure um psicólogo para trabalhar a questão.

Estou à disposição,
Um abraço,

Liediani Souza

Liediani Souza Psicólogo em Florianópolis

235 respostas

30 JAN 2018

Olá Carolina,

Com certeza não é frescura! O que sentes é um enorme ansiedade que lhe causa este terrível medo. O pensamento anterior que não vai conseguir passar no exame leva a sintomas físicos e psicológicos que, no momento da prova, te fazem se precipitar e cometer erros. Sugiro que busque terapia para trabalhar esta questão e assim consiga sua habilitação.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis

453 respostas

29 JAN 2018

Bom dia Carolina,
Entendo sua angústia,
Nenhum tipo de medo é frescura, todos tem um motivo, dos quais é desconhecido seu surgimento.
O ato de dirigir envolve diversas competências cognitivas, habilidades e atitudes, assim o motorista deverá ter maturidade emocional e intelectual, que lhe permitam estar segura, com respostas estratégicas.
É comum algumas pessoas se acharem incapazes de dirigir, por situações traumáticas, por crenças errôneas ou ainda por um traço perfeccionista, com dificuldades de entender e aceitar os próprios erros.
O medo de errar, medo de críticas, esses são os possíveis causadores e não medo de dirigir.
O medo é inerente aos seres humanos, porém o medo paralisante, esse é preciso enfrentá-lo.
Sugiro que você busque um Psicologo, para tratá-la.
Espero que tenha lhe ajudado.
Estou à disposição
Abraço
Vera Pelizzari

Vera Pelizzari Psicóloga Clínica Psicólogo em São Paulo