Não consigo terminar e fico buscando razões praa continuar

Feita por >Vanessa · 24 jan 2021 Dependência emocional

Estou num relacionamento de quatro anos. Ja terminei, não aguentei a dor e voltei pra "tentar mais uma vez", mas só vivo com crise de ansiedade pensando que o melhor é terminar e seguir em frente.
Ambos somos novos e temos muito pra viver, meu desejo sexual por ele diminuiu, a falta de interesse dele pela saúde, pela carreira, por tudo, me fez perder a admiração e a paixão. Por mais que eu goste de tudo que a gente construiu, da nossa parceria, por mais que ele me respeite muito e me ame muito, sinto que só estamos acomodados e com dificuldades de dizer adeus.
Mas todo dia fico nesse dilema. ja conversei com ele que preciso fazer terapia e esclarecer as coisas pra saber o que fazer... mas todo dia acordo na angústia de que sei que vou ter que terminar, do medo de estar fazendo a coisa errada... tudo isso, horrível..

A melhor resposta 31 JAN 2021

Olá Vanessa tudo bem?
Pelo seu relato dá para perceber o quanto é difícil abrir mão de um passado que não vai embora. É como você ficasse o tempo todo buscando formas de se apegar em algo que não lhe cabe mais, mas que você não quer deixar partir. O grande problema por trás disso é que o dilema de escolher, sempre se liga ao dilema de perder. Quando a gente escolhe algo, sempre deixamos outra coisa de lado para poder usufruir do que escolhemos, por exemplo: quando escolhemos uma determinada faculdade, deixamos outras possíveis escolhas de lado, quando escolhemos ficar solteiro, deixamos o relacionamento sério de lado...etc. Talvez seja realmente importante para você dar início a um processo psicoterapêutico para entender melhor o que te faz, subjetivamente, permanecer tentando e ao mesmo tempo ter dúvidas dessa tentativa.
Grato pela pergunta, qualquer coisa estou à disposição.
Psicólogo/Psicanalista Túlio Bueno R. Martins

Túlio Bueno R. Martins Psicólogo em São Paulo

86 respostas

26 JAN 2021

Vanessa vc já tem as respostas, só falta coragem p seguir em frente.
Procure ajuda psicológica para te fortalecer emocionalmente
Se interessar sou Mônica psicológa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

26 JAN 2021

Olá Vanessa...
Obrigada por compartilhar seu problema aqui.
O relacionamento para dar certo precisa que ambos se envolvam e queiram que as coisas deem certo, busquem a mudança.
Parece-me que no seu caso, não há mais interesse seu em continuar com essa relação, pois ela já se tornou desgastante, você já não sente desejo pelo seu parceiro.
Como você já mencionou, o ideal neste momento é buscar ajuda psicológica para esclarecer seus sentimentos, buscar entender o porque de esses sentimentos surgirem e trabalhar em si o autoconhecimento, o fortalecimento emocional e a autoestima, para tomar uma decisão assertiva sobre o futuro da relação de vocês.
A terapia ajudará a diminuir a ansiedade e compreender os fatos por outro ponto.
Espero poder ajudar.
Fico a disposição.
Abraços Francieli

Francieli Cristina Wingert Psicóloga Psicólogo em São Miguel d'Oeste