Não consigo superar o fim e foi culpa minha.

Feita por >Luis · 31 jul 2024 Abordagem psicológica

No começo de junho comecei a me relacionar com uma mulher, logo de cara tivemos uma conexão intensa, saímos para jantar no sábado e no dia seguinte fomos a um show. A relação prosseguiu e logo estávamos gostando um do outro, passando finais de semana juntos, ela me apresentando os amigos dela e eu os meus. Eu estava muito feliz, mas também muito ansioso. Como fico no começo de qualquer relação. Daí houve uma festa na casa dela com amigos, e durante a festa eu bebi muito, depois da festa ficamos conversando, ela estava cansada e queria dormir, eu estava bêbado e não queria ir embora. Discutimos sobre ela não querer dormir comigo por estar bêbado. Fiz perguntas muito invasivas e fui inconveniente, falei sem contexto e de modo errado sobre meu trauma de infância, se ser espancado pelo meu pai. Depois de algum tempo finalmente fui embora. No dia seguinte acordei sem me lembrar do que tinha dito. Ainda não me lembro. Ela ficou em silêncio e depois de uns dias disse que queria terminar. Pedi desculpas, me arrependi muito. Mas não tinha jeito, ela disse que naquele momento era melhor a gente não se ver mais. Esperei passar cerca de um mês e mandei um buquê de flores com uma carta pedindo desculpas. Ela não me respondeu nada. Uma semana depois mandei mensagem perguntando se ela havia recebido e ela respondeu com muita arrogância e disse que não queria reabrir contato. Acabou assim, não pretendo mais procurar ela. Mesmo assim, não consigo parar de pensar nela, no que tivemos juntos, em tudo que falamos. Não consigo sair desse lugar e superar esse quase algo. Não tenho esperanças, mesmo assim continuo sofrendo. Parei de beber desde então e faço análise há muitos anos, mas o sofrimento não rescinde. O que posso fazer?

A melhor resposta 7 AGO 2024

Olá Luis,
Lidar com o fim de um relacionamento pode ser extremamente doloroso, especialmente quando você sente que foi sua culpa. A culpa, a saudade e o arrependimento podem ser emoções avassaladoras. Reflita sobre o que aconteceu, o que você poderia ter feito de forma diferente e como pode evitar situações semelhantes no futuro.
Continue explorando seus traumas de infância em terapia. Isso pode ajudar a entender como eles impactam seus relacionamentos e como você pode lidar com eles de maneira mais saudável.
Se precisar estou à disposição.
Marília - psicóloga de abordagem psicanalítica.

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

168 respostas

2 AGO 2024

Oi, Luis. A culpa que você sente por suas ações pode intensificar o sofrimento, mas é importante lembrar que todos cometemos erros e que o crescimento muitas vezes vem desses momentos difíceis.

Dado o que você compartilhou, pode ser útil focar em como transformar essa experiência em aprendizado. A terapia que você já faz pode ajudá-lo a explorar as emoções e os traumas que surgiram durante o relacionamento, além de desenvolver habilidades para lidar com a ansiedade nas próximas interações.

Tente redirecionar sua energia para cuidar de si mesmo e se envolver em atividades que tragam prazer e satisfação. Isso pode incluir hobbies, exercícios ou passar tempo com amigos. Embora possa parecer difícil agora, buscar novos relacionamentos ou conexões sociais pode ajudá-lo a abrir novas perspectivas.

Além disso, a prática de auto-compaixão é essencial. Permita-se sentir a dor, mas também reconheça seu esforço em mudar e melhorar. O caminho para a cura pode levar tempo, mas com paciência e atenção ao seu bem-estar, você poderá encontrar a luz no fim do túnel. Lembre-se de que você não está sozinho e que essa fase dolorosa é apenas uma parte da sua jornada.

Psicóloga Beatriz Grigoleto

Beatriz Grigoleto Psicólogo em Bebedouro

34 respostas

1 AGO 2024

Luis
Nos tornamos o que escolhemos; esta é a nossa liberdade e nossa essência. E cada escolha, cada decisão gera suas consequências, seus resultados e por esses, somos responsáveis. É a Lei de Causa e Efeito.
Estamos aqui para aprender, para corrigir percursos, para expandir a nossa consciência.
Com esta experiência que voce fez, talvez tenha te alertado sobre coisas presentes, gravados na tua mente que precisa sanear, resolver, curar e que talvez só vieram à consciência sob efeito do álcool, sob o "soro da verdade".
Seja grato a ela por ela ter agido exatamente como agiu - você tomou consciência do que deve tratar.
Para a tua vida, isso pode valer mais do que ficarem juntos... recupere a ti mesmo, faça Psicoterapia.
O que tiver que ser, será. Se for para voces ficarem juntos, ficarão.
Abraços, nada está perdido.

6349 respostas

1 AGO 2024

Bom dia Luis, fechar ciclos emocionalmente sempre precisa de ajuda profissional psicológica, sozinho realmente é difícil e você pode acabar aumentado seus conflitos emocionais mal resolvidos. O fato de você ainda pensar nela mostra uma crise emocional sua, o que precisa de psicoterapia para processar seu emocional e seu histórico de relacionamentos, traumas. Lembre que tudo é uma oportunidade de aprendizado. Abraço fraterno, a disposição.
Lisiane Hadlich Machado
Psicóloga Junguiana, Psicanalista, terapeuta de casal.

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria

211 respostas

1 AGO 2024

Olá,
Continue o trabalho que está fazendo com o seu profissional. Tudo que aconteceu é muito ressente e você não pode esperar que vai conseguir assimilar tudo tão rápido. Para ela foi muito traumático, assim como foi para você, e você precisa continuar trabalhando sua história de vida e a influência que ela tem sobre você e ressignificar tudo isso. Ficar buscando uma reconciliação neste momento de forma insistente, pode deixá-la ainda mais assustada. Fico a disposição, abraços!

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

347 respostas

1 AGO 2024

Bom dia, Luis! Grato por se colocar. Continue seu trabalho com psicólogo ou psicóloga, com sessões minimamente semanais de cinquenta minutos. Será aí que você organizará amadurecimento para relações. Em teu texto aparecem quatro inadequações:
- Aproximação muito intensa e repentina, sem se conhecerem;
- Álcool;
- Falas inadequadas;
- Não conseguir parar de pensar nela.
Todas essas inadequações deixam de colocar o centro de tuas ações na construção de tua vida.
Sucessos!
Atenciosamente,