Não consigo perdoar meu esposo.

Feita por >Lilica · 30 mai 2024 Terapia de casal

Descobri sem querer que meu esposo na academia tirava fotos e gravava uma jovem e com o tempo ela deu seu Instagram pra ele e ele sempre elogiava suas fotos mas apagava para eu não vê, o problema é que eu descobri e numa das fotos que estava no celular dele ele mandava para um amigo dele do trabalho com o texto na foto, amigo essa é gata! E descobri tudo isso, ele me falou que não passei disso e e já me pediu mil desculpas e perdão, o problema é que eu não estou conseguindo digerir isso, eu malho e me cuido também, mas essa jovem é bonita e isso tudo mexeu com meu ego, estou me sentindo feia, velha e sem vontade de lutar pelo nosso casamento que já são 30 anos e somos evangélicos é porisso a minha maior decepção porque nunca pensei que ele seria capaz de fazer isso comigo. O que faço?

A melhor resposta 4 JUN 2024

A descoberta de algo assim pode ser devastadora e, compreensivelmente, mexeu profundamente com sua autoestima e confiança no relacionamento. A dor que você está sentindo é válida, especialmente após tantos anos de casamento.

É importante lembrar que a culpa pelo comportamento dele não é sua. Mesmo que ele tenha pedido desculpas, é natural que você precise de tempo para processar seus sentimentos. Conversar com um terapeuta pode ajudar a explorar essas emoções e decidir o que é melhor para você. Além disso, talvez buscar orientação espiritual, já que são evangélicos, possa proporcionar algum conforto e perspectiva.

Manter um diálogo aberto com seu esposo sobre como isso te afetou e o que você precisa para começar a reconstruir a confiança é crucial. Ele precisa entender a gravidade do impacto das suas ações. O apoio de um conselheiro matrimonial também pode ser útil para ambos navegarem por esse período difícil e determinar se é possível reconstruir o relacionamento com base na honestidade e respeito.

Rodrigo Koroviski Psicólogo em Ponta Grossa

8 respostas

3 JUN 2024

O fato de simplesmente ser evangélico não mata a carne. Estamos o tempo todo nos trabalhando para lidar com o pecado, mas isso não mortifica a carne , só muita busca pelo Espirito Santo, e haja evolução espiritual. Não é justificando que ele fez é certo, mas precisamos entender se ele está dando essa bola toda a outra pessoa , o que está acontecendo no casamento de vocês ou o que não está acontecendo ? Por que olhar e achar bonito é natural, agora ficar dando vazão a isso, compartilhando com outro, ele está pelo visto desejando, ou quer aparecer pro amigo, porque já que ele achou ela bonitona, qual o sentido dele mandar a foto pra outro cara? Tem algo aí, de repente, até ele querendo parecer garanhão mesmo, que tá com a bola toda. Tem algo aí por trás. Entre em contato para entendermos aí as questões entre vocês e o que está levando a isso.
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

482 respostas

1 JUN 2024

Oi Lilica
O que resolve isso é o diálogo.
É normal uma pessoa achar a outra bonita, seja homem ou mulher, é natural.
O que faltou a seu esposo foi maturidade em saber se colocar no seu lugar e respeitar a ti.
Hã coisas que você precisa melhorar... é não se comparar com ninguém.
Você é o que é, tem uma história, tem um plano de vida e quer compartilhar isso com seu esposo, desde que ele honre o compromisso que assumiu contigo.
Sempre se pode fazer novas escolhas, mas não se pode enrolar, trapacear, enganar, iludir as pessoas.
Pode dar um voto de confiança a seu marido, pode relevar o que aconteceu, mas deixe claro a ele que isso te machucou.
Dialogue com ele... expressem sentimentos... este acontecido pode ser uma oportunidade de voces terem um relacionamento mais profundo e realizador.
Abraços

6179 respostas

31 MAI 2024

Olá Lilica
Primeiramente parabéns por buscar ajudar para esse momento doloroso que estás vivendo em sua vida matrimonial.
É normal e muito válido o que sentes nesse momento, em relação a seu esposo, a seu casamento e a si mesma.
Perdoar não é esquecer o que o outro fez, é poder lembrar sem sentir dor por isso. E o perdão precisa de tempo para que a situação seja processada e resolvida.
Uma coisa importante é que não precisa decidir nada de imediato, foi uma ferida aberta e precisa cicatrizar e isto exige tempo mas também medidas que auxiliem no processo de cura e aí sim poderá tomar a melhor decisão sobre a vida com seu esposo.
O importante é acolher essa dor que lhe fere no momento, ter uma conversa franca e não acusatória com seu marido, ouvindo-o e ouvindo a si mesma.
E ainda se precisar de ajuda, estou a sua disposição.
O importante é movimentar-se para sarar essa situação e decidir como vai se posicionar daqui pra frente, para viver feliz e realizada na decisão que tomar.
Não sinta-se sozinha, busque ajuda se necessário.

Abraço afetuoso,
Janete Valois
Psicóloga Clínica especialista em atendimento de mulheres

Janete Valois Psicólogo em São Luís

6 respostas

31 MAI 2024

Bom dia, Lilica! Obrigado por escrever. O que você quer dizer com o "...ele foi capaz de fazer isso comigo." Tirar fotos, publicar, comentar com colega comentando com o amigo que essa é bonita. Isso a princípio, é a coisa mais corriqueira, mais normal da vida de pessoas com amplitude de interação social. Religião quer dizer religação, religação com a harmonia interior, com as riquezas, possibilidades e potencialidades éticas, envolvidas no mundo interno de cada pessoa.
O que você faz? Amadureça e aprenda a lidar com tuas inseguranças. Afinal, a grande e necessária namorada tua, é você mesma.
Estou a disposição para maiores esclarecimentos.
Abraços!

9110 respostas

31 MAI 2024

Olá Lilica,
Entendo que você está passando por uma situação extremamente difícil e dolorosa. Seus sentimentos são totalmente válidos, e é natural sentir-se magoada e insegura. É importante ter uma conversa aberta com seu esposo e buscar apoio emocional. A terapia de casal pode ser muito útil para reconstruir a confiança.
Uma terapia de casal pode ajudar vocês dois a trabalhar as questões subjacentes e a reconstruir a confiança. A terapia pode proporcionar um espaço seguro para expressar sentimentos e desenvolver estratégias para superar essa crise.
Dê a si mesma tempo para pensar sobre o que você deseja para o futuro do seu relacionamento. Não se sinta pressionada a tomar uma decisão imediata. Às vezes, o tempo e a reflexão podem trazer clareza.
Se precisar de orientação profissional para lidar com esses sentimentos e encontrar um caminho para o futuro, estou à disposição para ajudar.

Abraços,
Psicóloga Talita Bressiani Jugni

Talita Bressiani Jugni Psicólogo em Itapira

10 respostas

31 MAI 2024

Oii querida! Sinta-se abraçada! Tudo bem você estar magoada, ficar triste e não aceitar essas coisas, tire um tempo para cuidar de você, desses sentimentos e assimilar esse ocorrido!

Luiza Priscila Fernandes Psicólogo em Maringá