Não consigo me sentir confortavel perto de ninguem.

Feita por >Gui · 14 jan 2023 Abordagem psicológica

No ano de 2022 eu consegui lidar com muitas questões junto do meu psicólogo, não seria mentira dizer que me tornei outra pessoa. Não no sentido literál é claro. Hoje, consigo me ver como prioridade na minha vida e depois de passar por algumas experiências, consigo me amar e valorizar o meu esforço, ganhando uma confiança sobre mim que eu nunca imaginei ter.
Mas ainda continuo com um problema, e mesmo pesquisando muito e fazendo muitas suposições do porquê, eu ainda sinto tanta pressão quando vou conversar com alguem.
Eu me sinto desconectado da conversa, como um espectador, fico analisando tanto a pessoa (suas expressões) como a mim mesmo e o que tá acontecendo ao redor. Também entro em um estado extremamente inseguro quando fica um silêncio ou não consigo pensar em mais nada para falar, acabo com bastante ansiedade e daí, só piora.
Tenho tdah diagnosticado.

A melhor resposta 15 JAN 2023

Olá Gui! Obrigado por escrever. Provavelmente você está mais um representante das possibilidades inadequadas de vivência, sem vínculos de qualidade. Certamente na análise de tua totalidade, incluindo história e rotina, teremos como te ajudar a aprender formas qualificadas de vínculo com respeito a si mesmo (como ser social) e aos outros (como seres sociais). Percebe que a raiz do teu desconforto está na direção de trocas, organizadas somente em você, que é inviável para convivência. Deixe um de nós, te ajudar. Venha com persistência, muita persistência e abertura mental.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e primitivos.

8634 respostas

15 JAN 2023

Olá Guilherme
O crescimento é um processo contínuo e gradativo. Através da Terapia perceb hoje quem é, etc...
O processo continua e a pressão que sente é porque ainda não conseguiu ser a tua própria indetidade, ainda está ajustado ao que os outros querem, ainda está submetido ao querer dos outros; a briga está em satisfazer e ser a si mesmo ou ser ou ter que ser o que os outros querem, de satisfazer as expectativas dos outros.
Prefira e escolha a ti mesmo, fique em siléncio, dê o teu pondo de vista quando quiser compartilhar... o teu ponto de vida, é a vista que tem do teu ponto. Assim, cada um tem o seu ponto de vista e é lógico e normal que os pontos de vistas sejam diferentes. É impossível duas pessoas terem o mesmo ponto de vista. Portanto, aceite o ponto de vista das outras pessoas; mas nada garante que os outros respeitem o teu ponto de vista... isso depende da amplitude da consciência deles ou estreiteza... nada a fazer.
Apenas perceba e deixe ir... as pessoas são o que são; não podemos mudá-las. Só pode mudar a você.
Abraços

5817 respostas

15 JAN 2023

Ola! você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém