Por quê eu não consigo amar ninguém? Não consigo me envolver em relacionamentos

Feita por >tempestadesmentais · 10 jul 2023 Abordagem psicológica

não consigo me envolver em relacionamentos, pois sei que não amo a pessoa que estiver do meu lado, e isso me magoa, porquê eu realmente queria viver um relacionamento, sentir a felicidade, ter os cuidados, mas parece que meu coração não corresponde a nada disso, e isso me deixa cada vez mais triste. o último relacionamento que eu tive, acabei me entregando demais, e tive uma quebra de realidade e expectativa tão grande que me deixa triste até hoje. o que eu posso fazer pra tentar melhorar esse sentimento que me assombra?

A melhor resposta 12 JUL 2023

Nunca se arrependa do que fez...
A vida te deu a liberdade para experimentar tudo e voce mesma fazer novas escolhas quando perceber que o resultado não é o esperado. Sim, cada escolha gera suas consequências pelas quais é responsável.
Porém pra vida, nada é certo e nada é errado... tudo é aprendizagem e expansão de consciência.
Não fique presa às experiências do passado. O que passou, passou... ficou a aprendizagem.
Faça Psicoterapia para sanear o sentimento de culpa, bloquios, traumas, dependências.
Abraços

5817 respostas

12 JUL 2023

Olá!

Sinto muito que você esteja passando por essa dificuldade em se envolver em relacionamentos e que isso esteja te deixando triste. É importante lembrar que cada pessoa tem seu próprio tempo e suas próprias experiências emocionais, e pode levar um tempo para encontrar um relacionamento que seja satisfatório e genuinamente amoroso.

Reflita sobre suas expectativas e desejos em relação a um relacionamento amoroso. Pergunte-se o que é realmente importante para você e quais são os seus valores fundamentais. Compreender suas próprias necessidades e desejos pode ajudar a criar uma base sólida para futuros relacionamentos.

É normal sentir tristeza e frustração em relação a experiências passadas que não corresponderam às suas expectativas. No entanto, tente aprender com essas experiências e usar o que você aprendeu para moldar suas perspectivas futuras. Isso pode incluir estabelecer limites saudáveis, definir expectativas realistas e se comunicar de forma clara com um parceiro em potencial.

Permita-se tempo para curar e se recuperar emocionalmente das experiências anteriores. Não se cobre demais por não estar pronta para se envolver em um relacionamento no momento. Cultive autocompaixão e seja gentil consigo mesma durante esse processo.

Também é importante considerar a possibilidade de buscar apoio de um psicólogo, que pode ajudá-la a explorar esses sentimentos e identificar padrões de comportamento ou crenças que possam estar influenciando suas dificuldades em se envolver em relacionamentos amorosos.

Espero ter ajudado de alguma forma. Estou à disposição para o que precisar! Um abraço.

Gabriella de Oliveira Psicólogo em São Paulo

18 respostas

11 JUL 2023

Olá.
Viver não é com perfeição, o ser humano muitas vezes espera que tudo saia como planejou, mas precisa entender que sempre terão obstáculos que poderão ser desafiados, são os desafios que tornam interessante viver. As frustrações é a falta de entendimento que nem sempre será como se espera. A vida vai deixando cicatrizes, mas estas podem ser usadas para seu fortalecimento e não para sua fraqueza.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

11 JUL 2023

Olá Tempestaddesmentais! Obrigado por escrever. Certamente você ainda não está uma pessoa madura para amar de forma consistente; ainda não está amando a si mesma, como ser cultural e ser biológico. Para se chupar uma laranja é preciso esperar ela amadurecer, depois descascar, para que se possa acessar sua parte saborosa. O namoro é a mesma coisa.
Até mais ou menos os vinte e cinco anos de idade, em nossa sociedade complexa, as pessoas devem ter o namoro como experiência secundária. Em primeiro lugar devem estar: turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, estudos sérios e consistentes, trabalho sério, grupo de teatro, arte, estudos, dança, esportes coletivos de contato, viagens, serviços comunitários, dentre ouros.
Até aproximadamente essa idade, namoro deve ser para se conhecer melhor, para amadurecer, treinar o entendimento da natureza humana, das implicações culturais, antes da transposição para a questão de morar juntos, de ter filhos, ser sócios financeiros, de ter vínculos intermináveis entre famílias, envolvendo a maravilhosa caminha de condução dos filhos para a cidadania harmônica, realizadora e saudável.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8630 respostas

11 JUL 2023

oi amor !
Única coisa que poderá lhe ajudar é um processo terapêutico, existem pessoas que não tem responsabilidade afetiva, sim, várias. Mas quando estamos bem resolvidas já detectamos muito rápido e já saímos fora. Agora me diz. : Por que tanta preocupação em se relacionar com outro e com você como está sua relação ? Grande beijo

Clarete Duarte Galdino Psicólogo em Marília