Por que eu não consigo amar ninguém?

Feita por >anônimo · 7 mar 2021 Psicologia clínica

Desde que entendo por gente eu NUNCA amei ninguém na minha vida, eu nunca amei meus pais, irmãos, parentes, amigos, etc...
A coisa mais próxima de amar que eu já sentir foi umas duas ou três vezes que eu já me apaixonei por uns garotos, mas depois nunca mais conseguir sentir absolutamente nada, e tipo, essas vezes em q eu me apaixonei n foi algo q me deu trauma, me magoou ou algo do tipo, simplesmente n aconteceu mais, mesmo eu me interessando por uma pessoa eu n consigo sentir nada. E eu n sou uma pessoa q n tem nenhum sentimento, pelo contrário, mas eu nunca tive o sentimento de amar, será q tem alguma forma de mudar isso?

A melhor resposta 12 MAR 2021

Isto, voce sendo assim te incomoda porque?
Porque deveria amar outras pessoas?
O que seria amar outras pessoas?
Primeiro precisa conquistar a si mesmo, amar-se, aceitar-se, orgulhar-se de si mesma.
Aprenda a viver como voce gostaria e não dependa da oínião dos outros.
Cada um é arquiteto da sua vida: é dono da sua vida e tem o poder de ser o que voce quiser.
Basta que acredite em si mesma.
Na hora oportuna, o amor aparecerá, é uma consequência do amor que tem por si mesma.

5817 respostas

9 MAR 2021

Olá, primeiro a gente precisa entender o que você entende por amor, existe uma idealização de sentimento de amor incondicional ou irreal, que muitas vezes não condiz com o que sentimos mesmo. Acredito que um processo psicoterapêutico te ajudaria a entender esses sentimentos e aceitá-los. Se tiveres interesse podemos conversar a respeito.

Abraços

Patrícia Oliveira

Patrícia Oliveira Psicóloga Psicólogo em Fortaleza

41 respostas

8 MAR 2021

Olá , vamos lá, muitas vezes idealizamos o amor, como uma entidade. Amar pode ser se preocupar, se importar, querer bem, querer estar perto, é um sentimento diferente da paixão, que nos tira o fôlego e é intenso. Por uma série de razões, algumas pessoas tem dificuldade em se envolver e/ou manter o interesse no outro. De qualquer forma, penso que um apoio psicológico te ajudaríamos compreender estes sentimentos e enxergar com mais clareza algumas situações.

Ana Paula Leão Batista
Psicóloga

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul

187 respostas

8 MAR 2021

Olá Anônimo! Grato por citar. Precisaremos contextualizar para que possamos, junto com você, construir uma resposta que lhe seja verdadeira, útil, transformadora.
Certamente a base do amor ao outro, está na base do amor a si mesmo.
Precisaremos conhecer tua história, tua personalidade, identidade, configuração familiar, rotina e metas, para que possamos, com você, construir a resposta que você quer.
Há sim, como mudar isso. Precisa abertura mental, disciplina e persistência.
Pesquise nossos perfis, escolha um de nós e passe por uma caminhada científica com um psicólogo.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)