Não consigo lidar com deboche

Feita por >Sumany · 5 jun 2023 Abordagem psicológica

Olá boa tarde sou a sumany tenho trastorno de ansiedade , estou em processo de reabilitação ,pois não consigo conviver com pessoas que tem prazer em debochar de mim ,do meu passado dia meus traumas são familiares e alguns amigos me sinto muito triste pois sou centro das atenções nos deboche, o que fazer ?

A melhor resposta 8 JUN 2023

oi! você estar precisando de ajuda? Então é só marcar uma consulta comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

6 JUN 2023

Olá Sumany! Obrigado por escrever. Embora você tenha escrito pouco, podemos deduzir que uma coisa é as pessoas debocharem, outra coisa é o deboche ser, embora incorreto, cabível, outra questão mais importante é a questão de você legitimar ou não o deboche. Pelo descrito, você está frágil, vivenciou pouco treino social, não tendo até o momento delimitado a nitidez e a segurança de tua definição e identidade.
Você precisa se fortalecer com a assessoria científica de um psicólogo.
Quem debocha concretiza fragilidade interna dele (debochador) , quem se incomoda com o deboche, sente-se vulnerável.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8637 respostas

6 JUN 2023

Olá Sumany,

Compreendo que lidar com deboche e ser o centro das atenções nesses momentos pode ser extremamente difícil e angustiante para você, especialmente considerando seu transtorno de ansiedade. Aqui estão algumas sugestões adicionais:

Construa uma rede de apoio: Busque pessoas que o apoiem e compreendam seus desafios. Isso pode incluir amigos íntimos, familiares de confiança ou grupos de apoio onde você possa compartilhar suas experiências sem medo de julgamento.

Trabalhe na sua autoestima: Foque em construir uma visão positiva de si mesmo. Reconheça suas qualidades, conquistas e valor pessoal. Desenvolva habilidades para lidar com críticas e deboche, lembrando-se de que o problema reside nas atitudes dos outros, não em quem você é.

Aprenda técnicas de enfrentamento: Explore estratégias de enfrentamento saudáveis para lidar com situações desafiadoras. Isso pode incluir técnicas de respiração, práticas de relaxamento, mindfulness ou terapia cognitivo-comportamental (TCC), que podem ajudar a identificar e reestruturar pensamentos negativos.

Defina objetivos realistas: Estabeleça metas alcançáveis ​​para si mesmo e concentre-se em seu progresso pessoal. Isso pode ajudar a fortalecer sua confiança e senso de propósito, permitindo que você se concentre em seu crescimento pessoal em vez de se sentir sobrecarregado pelas atitudes dos outros.

Busque ajuda profissional: Considere procurar um psicólogo ou terapeuta especializado em transtornos de ansiedade. Eles podem oferecer suporte adicional, orientação personalizada e técnicas específicas para lidar com o deboche e fortalecer sua saúde mental.

Lembre-se de que você não está sozinho nessa jornada e que existem recursos e suporte disponíveis para ajudá-lo. Sua saúde mental e bem-estar são prioridades, portanto, não hesite em buscar a ajuda necessária para enfrentar esses desafios e construir uma vida mais saudável e feliz.

Paulo Eugenio Ferreira Rocha Psicólogo em Taubaté

27 respostas

6 JUN 2023

Precisa fazer a única coisa capaz de te tirar de onde estás: Psicoterapia.
Precisa saber quem é voce e qual o teu objetivo de vida.
Os deboches só terminarão quando voce se conscientizar de quem é e como fazer para se realizar.
Estamos aqui para aprender e corrigir.
Escolha e decida.
Voce tem o poder de decidir e escolher, afinal, continua sendo dona da sua vida.