Não consigo lidar com responsabilidades

Feita por >Thalita · 3 mar 2019 Desenvolvimento pessoal

Tenho 22 anos,moro sozinha e isso é tudo que eu conquistei até hoje....Eu tenho medo de ir atrás dos meus objetivos e sempre penso que não vou conseguir e tudo que eu tentar vai da errado...Eu já fui uma pessoa segura, já tive um emprego que eu gostava,namorado e muitos amigos, mas eu não sei quando foi que eu deixei de ter confiança em mim e eu me tornei muito insegura....Eu tenho medo até de entregar currículos,falto nas entrevistas por ter muito medo de não conseguir passar e não acredito no meu potencial além disso me sinto muito desinteressante e com poucas qualidades estou chorando muito e eu não sei mais o que fazer para melhorar...Eu não quero afundar de vez! Me ajudem, o que eu faço?

A melhor resposta 4 MAR 2019

Prezada Thalita, imagino que está fase esteja lhe trazendo muito sofrimento e prejuízos, fato pelo qual estais a procura de orientações.
Inicialmente é possível lhe dizer que em algum momento da sua história, você começou a ter uma percepção de você e de suas capacidades de forma diminuída em comparação com os "desafios" da vida. Veja, você disse que costumava ser diferente: confiante, com emprego, namorado e amigos, com esses dados já podemos estabelecer que VOCÊ É CAPAZ de ter tudo isso de novo, de uma análise inicial, talvez eu possa te dizer que não há efetivamente uma dificuldade com tais "desafios", a sua capacidade para conquistar isso - existe (prova disso são seus feitos passados), mas há sim um impedimento por medo, ansiedade, avaliação pobre de si. Além do mais, talvez, estejas a focar sempre nas dificuldades ou na possível falha/fracasso, busque convencer a si mesma, treinar seu cérebro a ver que o mundo é feito de possibilidades, as de fracasso e as de vitória. Quando focamos na possibilidade de fracasso, diminuímos nossos esforços e, quase sempre, por consequência realmente não conseguimos o sucesso. Não digo com isso que precisamos sempre olhar somente o positivo, mas enxergar as coisas com equilibrio, não se deixe levar inconscientemente a olhar somente o que é negativo.

Eu lhe aconselho muito a buscar ajuda de um psicólogo, pois algumas vezes estamos enfrentando dificuldades pelas quais não conseguimos enxergar coisas especificas e tenho certeza que um psicólogo lhe trará muitos benefícios.

Fico à sua disposição!
Psicóloga Patrícia Klemz Coneglian - CRP 12/12217

WellMind Psicologia e Gestão de Pessoas Psicólogo em Blumenau

11 respostas

24 MAI 2019

Sua insegurança me chamou atenção, antigamente você era uma pessoa sorridente, feliz e agora esta tão abalada e angustia, ja procurou ajuda de um profissinal?

Wenderson Psicólogo em São Paulo

403 respostas

5 MAR 2019

Olá Thalita
imagino como você deve estar se sentindo amendrontada e triste em não conseguir fazer o que você gostaria para fazer sua vida mais completa.
Provavelmente alguma coisa aconteceu que fez você começar a ter pensamentos de menos-valia, autodesvalorização, não admitir falhas e fracassos em hipótese alguma. E isso te leva a um círculo vicioso de evitação e isolamento.
Busque ajuda, sugiro uma terapia cognitivo-comportamental para seu caso. Tenho vários casos parecidos com o seu, estou à disposição se precisar.

Abraço
Roberta Bouchardet

Anônimo-351453 Psicólogo em Foz do Iguaçu