Não consigo lidar, meu namorado gosta de ir a festas e sair para beber

Feita por >m.maria · 7 jul 2023 Abordagem psicológica

namoro há quase um ano, meu namorado gosta de ir a festas e sair para beber, eu não bebo e raramente vou as festas. Sempre que ele vai, eu fico triste, fico chateada, eu não ei lidar com isso, não sei o que está poderia está por trás dessa minha tristeza, não sei. Penso em fazer terapia, para investigar.

A melhor resposta 10 JUL 2023

Oi Maria. Realmente fazer terapia poderia ajudar você a entender e lidar melhor com esses sentimentos. Se fosse para dar um chute no escuro eu chutaria que você sente insegurança, por imaginar ele bebendo numa festa sozinho e que ele poderia te trair ou que outras mulheres poderiam flertar com ele. Talvez seja isso. E lidar com algo que você não tem o controle pode trazer sentimentos de angústia e ansiedade. O ponto é que não é saudável você proibi-lo de sair, já que é algo que ele gosta. Se você não gosta, você tem duas escolhas, acompanhá-lo, mesmo não gostando ou deixar com que ele vá só, mas com essa segunda opção você não está sabendo lidar porque não se sente bem com isso. Aí voltamos para minha hipótese de insegurança. Fique consciente dos pensamentos que vem nessa situação e de como você os interpreta. Perceba melhor os sentimentos presentes. Outro ponto seria tentar encontrar junto dele um meio termo nessa situação. Por exemplo, você não o impediria de sair para festas, mas seriam festas mais pontuais (porque você não falou a frequencia desses eventos), enfim, seria uma alternativa. E se tiver a oportunidade de fazer terapia, vai fundo, vai te ajudar bastante. Pense nisso.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

10 JUL 2023

Olá >m.maria! Obrigado por escrever. Salvo engano, recentemente você já escreveu outro texto aqui. Não tenho lembrança do conteúdo. Vamos por parte: festas, na essência, diferente do que pensam, acontece dentro de cada um de nós, não acontece no coletivo, se não acontecer dentro. Pode haver festa entre você e uma planta, entre você e sua mãe, pai, diante de uma realização, entre duas, quatro, seis ou algumas pessoas a mais. As festas que as pessoas tradicionalmente chamam de festa, envolvendo dezenas ou centenas de pessoas, por conter bebidas e drogas, não são festa essencial. As drogas psicoativas fazem as pessoas viverem comportamentos e postura que são causados pelas drogas, não são naturais das pessoas.
Assim sendo, ninguém deve namorar que precisa beber para se sentir bem em locais. Devemos rever nosso conceito de festa.
Certamente o trabalho científico de um de nós, psicólogos, desde que você venha com mente aberta, persistência, disciplina, regularidade, continuidade, te ajudará a se conhecer melhor, conhecer teus recursos, riquezas, possibilidades, potencialidades, organização para realização de metas e sonhos.
Conte conosco!
Abraços!