Não consigo entender por que os homens olham para outras mulheres?

Feita por >Sueli · 8 jun 2020 Terapia de casal

Meu marido estava seguindo umas mulheres com um corpão em uma rede social e eu fiquei decepcionada,não tenho um corpo perfeito e até hj isso me intristece.Se do meu lado ele só falta quebrar o pescoço para olhar outra imagina quando não estou presente?Não confio mais nele.

A melhor resposta 10 JUN 2020

Sueli,
Realmente isto é um problema, mas precisa ajudar teu marido a dar-se conta disso.
Precisam aprofundar o diálogo, não só falar de coisas racionais, cair fora do foco das cobranças e queixas e julgamentos para falarem de sentimentos.
É um processo que normalmente se entra quando fazem Psicoterapia da casal. Sozinhos dificilmente conseguem conversar profundamente; pode gerar mais brigas e afastamento..
O instinto é muito sábio, ele aparece (Instinto de olhar para a mulher, bunda e seios) que mesmo não sendo tudo aquilo, a imaginação leva para isso. Mas o instinto aparece para que ele possa se conscientizar de que deve transcender, evoluir do instinto animal para hominal.
Isto não é porque é próprio no homem; é a oportunidade de ele conscientizar esta demanda. Uma vez Conscientizado , a vontade e a tendencia de buscar isto, acaba.

5897 respostas

9 JUN 2020

Olá Sueli! Grato por participar. Há um registro natural (da espécie), que prevalece sobre a convenção da monogamia (exclusividade e posse). A monogamia tem forte componente da organização da sociedade; o peso da necessidade de posse e controle é menor do que o impulso de curiosidade e investigação sexual. A natureza vai se transformando muito lentamente, enquanto a cultura, apresente comportamentos não universais e com transformações extremamente mais rápidas. De certa forma há o entendimento impulsivo (corporal), de ter sempre em mente a preservação da espécie. Um dado importante, esse gesto de olhar a outra mulher, ainda que te machuque, não é assim percebido por ele e por outros homens; é vivenciado pela maior parte deles, como algo desconectado da ideia de praticar a traição ou representar o desinteresse pela pessoa com quem já é vinculado. Espero ter ajudado. Estou à disposição para aprofundamentos. Atenciosamente (Em tempos de pandemia, saia de casa, somente quando for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar a morte de uma pessoa próxima!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.