Não consigo comer em alguns lugares e momentos específicos, o que faço?

Feita por >rillary · 11 jan 2023 Transtornos alimentares

Bom, tenho problemas com alimentação a muitos anos, tenho picos da minha vida onde como muito pouco e momentos que como normalmente, alguns alimentos que eu ja comia normalmente eu não consigo mais comer, fico com repulsa, e atualmente tenho tido um problema que tem afetado minha vida no dia a dia, consigo comer em casa mas se eu fizer uma marmita e levar para o trabalho eu não consigo comer, me da enjoo e ânsia, é como se eu estivesse forçando a comida, com isso perdi muito peso e não sei o motivo certo do por que isso acontece, por que chego em casa e como comida normalmente. Esse problema eu só tenho com comida como arroz, feijão, macarrão, etc... não aguento mais ficar assim, isso me deixa pra baixo com meu corpo e comigo, por que ganho peso e perco durante todo o ano

A melhor resposta 27 MAR 2023

Olá Rillary.
Parece que você tem tido distúrbio alimentar, e neste caso se faz necessário acompanhamento médico e psicológico.
A psicologia poderá te ajudar a entender a raiz deste problema e poderá te auxiliar a encontrar técnicas para superar estas dificuldades. É necessário também verificar se há a presença de TOC - transtorno obsessivo compulsivo, neste seu relato, por isso a necessidade de buscar ajuda.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

13 JAN 2023

Olá, Rillary, te agradeço pela oportunidade de tentar te ajudar.

O processo analítico-terapêutico te acompanharia na compreensão do porque dessa dinâmica pelo qual você é atravessada e, estando mais consciente da dinâmica que inviabiliza uma estabilidade alimentar, a relação com a alimentação se torna mais natural, fluida. Fico à disposição para te ajudar, Rillary.

Um cordial abraço,
Bruno.

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

183 respostas

13 JAN 2023

Rillary,
Pode ser problemas emocionais, informações que a sua mente tem de experiências vividas e não elaboradas, principalmente na fase do primeiro dia da tua gestação até teus 5/6 anos de idade. É preciso analisar isso.
Pode ser desajustes alimentares. Em algumas pessoas o corpo não tolera determinados alimentos... melhor fazer avaliação com um bom nutricionista para saber o que seu corpo tolera e o que deve evitar.
Este ajuste e este respeito com o seu corpo vai gerar muita energia e prazer.
Abraços

5817 respostas

12 JAN 2023

Olá Rillary,
Teria que investigar melhor os fatores que diferem da sua alimentação em casa e em outros ambientes. Precisaria saber também além do seu comportamento alimentar como estão os comportamentos de sono, de atividades físicas, comportamentos sociais e relações de trabalho. Alguma dessas áreas pode estar afetando essa resposta alimentar, talvez com algum treino comportamental você poderia mudar esse comportamento em específico.
Espero ter contribuído de alguma maneira, se precisar de auxílio Psicológico fico à disposição!

Amanda Vitória da Silva Psicólogo em Balneário Camboriú

2 respostas

12 JAN 2023

Olá! Se você precisar de ajuda é só marcar comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

12 JAN 2023

Olá Rillary.
É importante avaliar o que está acontecendo, pois pode ser algumas coisas. Passe pelos médicos, faça seus exames de rotina.
E isso começou a se desenvolver a partir de quando? O que aconteceu? Ou é assim desde que iniciou a alimentação enquanto bebê?
Como está sua ansiedade? Que tipo de relação você tem com a comida, isso influência também. Assim como eu me vejo.

Estou a sua disposição para iniciar o processo de terapia e te ajudar nesse momento. Se cuida!!

Francine Souza Silva Psicólogo em Sorocaba