Não amo mais meu marido!

Feita por >Flor de Lis · 22 out 2022 Terapia de casal

Vivo num relacionamento de 13 anos sendo 10 de casada, já tivemos varias idas e vindas de pedidos de separação por parte dele umas 3x e eu sempre retornava porque o amava muito, e por ser Católica, vejo o matrimônio como sacramento e único. Mas na nossa última separação em agosto de 2020 ele disse que não me amava mais, mas em maio de 2021 voltamos, estava tudo indo bem até em maio desse ano depois de da internação de pneumonia da nossa filha caçula, ao inves dele ir visitar a filha ele veio pra casa falando que tinha que fazer a comida pra por na marmita do dia seguinte, bem, tivemos alta no dia seguinte, não tinha comida, não tinha marmita, ele foi almoçar com um crush que peguei nas conversas no celular, ( nossa filha tem sindrome de down e é cardiopata de risco pra covid, ainda não vacinou pela idade) fiquei magoada de mais, primeiro por ele ter ido comer fora sabendo dos riscos pra filha que já estava debilitada pela pneumonia, e depois pelo almoço. Ele é bissexual, e pego direto conversa dela com outros caras, e sempre nega, como se eu fosse uma idiota que não sabe ler. Aceitei isso durante os 10 anos de nossa vida, e me sinto envergonhada, mas queria que nosso casamento fosse pra sempre, até esse fato acima que percebi que não valia mais a pena... dai pra cá as brigas bobas por parte dele se intensificaram, ele começou me vetar de encontrar com ele no trabalho quando saio da terapia da minha filha pra virmos juntos, me limitando a horarios pra mandar zap, ou pra pedir pra ele trazer algo pra janta se caso esqueço, me acusando de coisas de minha familia do passado... e isso foi me desgastando, tem 4 meses que dormimos em quarto separados, pq não da vontade nem de deitar com ele. e há dois dias pedia separação, não chorei, estou me sentido anestesiada de sentimentos. Quando voltamos em 2021 prometi nunca mais derramar uma lagrima por ele , e sigo aqui assim. Ele não quer sair de casa por causa de nossas filhas, a presença dele se nao falar comigo, não tem importância, até pq ele sai pra trabalhar eu to dormindo, já chega eu 20h30 ( isso pq sai as 18h30, mais sempre demora) fica no banheiro quase 1h e eu me deito as 22h, contato o mais breve possível, esses desgastes me fizeram fechar e me afastar e hj não tenho mais vontade de lutar por esse relacionamento mais, to cansada, ralo muito pra levar as meninas pra consultas, terapias, trabalho fora, trabalho em casa, pra ficar perdendo tempo com brigasbobas, traições , onde parece que ele é bipolar, uma hora ta tudo bem na outra já ta emburrado, não gosta de dialogo, parece uma adolescente de 13 anos, vive me comparações com coleguinhas de trabalho dele e esta cada dia mais com pensamentos machistas e rudes.... ele ajuda em casa, é bom pai, mas um marido egoísta e que não tem empatia.... Mesmo tomando essa decisão, ainda fico me perguntando se tomei a decisão certa... se devo mesmo jogar pro alto um casamento de 10 anos com uma pessoa, que ajuda em casa, e cuida bem das filhas, no qual limitarei ele a estar com elas só ao domingos por causa do trabalho e a caçula que é especial e super grudada nele, mas não queria mais anular minha vida num casamento de brigas, discussões, que esto me tornando uma pessoa que não sou.

A melhor resposta 25 OUT 2022

Flor de Lis...
Duas situações:
1 - Qual o seu grau de dependência dele? Precisa pensar nisso e resolver, garantir isso. Tem duas filhas...uma situação complicada.
2 - A relação contigo: Evidente que a relação já acabou. Teria como retomar se ambos fizessem Terapia de Casal, se ambos estiverem a fim de saber a causa de estarem nessa situação e juntos, resolverem os conflitos que se apresentam. Se voce estiver disposta, converse com ele para fazerem tratamento. Se ele não quiser, faz para voce, para se restabelecer, para compreender porque casou com uma pessoa como ele e o que precisa entender, já que não foi possível como casal. Nada é por acaso: se voce casou com ele é porque através dele, voce poderia resolver conflitos teus e através de ti, ele resolver conflitos dele.
Amos se fecharam e não souberam aproveitar a proximidade um do outro.

Voce precisa entender o que Cristo disse: "Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus" ... A religião faz parte do sistema, é uma norma do sistema, de César e não de Deus! De Deus é a vida da qual, você também é. Portanto, precisa ser fiel a si mesma e não ao casamento, do "até que a morte os separe". Esta não é a norma da Vida. Esta é uma norma do sistema.
Portanto, tem todo o direito de ter uma vida alegre e feliz e de excluir tudo o que não permite a tua realização pessoal.
Para mais esclarecimentos, vai no privado.
Abraços

5817 respostas

5 NOV 2022

Ola! se você precisar de ajuda é só entrar em contato comigo que irei responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

25 OUT 2022

Olá Flor de Lis, espero que esteja tudo bem com você.

Antes de tomar qualquer decisão, tendo em vista os anos de desgaste e buscas de melhoria na relação e na família, é importante você cuidar de você, olhar para você e para seu bem estar atualmente, se priorizando um pouco. É muito indicado que você possa ter um espaço só seu no qual você possa conversar com um profissional livremente, e tratar com mais detalhes de questões e sentimentos que estão te trazendo sofrimento, dúvidas e angústia. Com um apoio de um Psicólogo te auxiliando neste momento, será possível entender seu contexto com mais detalhes, e isso te dará a oportunidade de ver sua situação com outros olhos, construindo uma base mais sólida para que você tome as melhores decisões para sua vida, e para todos os envolvidos. Mas para que essas certezas apareçam, é necessário tempo e curar o que precisa ser curado, para, desta maneira, avançarmos em uma direção definida para uma melhora em seu contexto geral. Nesse tipo de quadro, onde existem várias pessoas envolvidas, tudo deve ser bem planejado e conversado, para que as coisas possam ter maior chance de darem certo, não causando dano e prejuízo a nenhum dos envolvidos. Observo que um Psicólogo pode te ajudar muito neste momento, e reitero a importância de você obter esse suporte no momento. No transcorrer do percurso terapêutico, você irá trabalhar sua cura e seu fortalecimento, encontrando meios e clareza interna para transformar seu atual contexto, seja qual for sua decisão. Torço por você!

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

24 OUT 2022

Olá, Flor de Lis. É uma situação delicada, pois como você mesma disse existem vários fatores que envolvem essa relação, mas ao meu ver isso não é um casamento, visto que não há respeito, compreensão, admiração etc. Precisa analisar o que vocês esperam dessa relação, lembrando que a decisão de permanecer e lutar pela melhora não pode ser somente sua, a outra parte também precisa estar disposta a querer ou pelo menos tentar. Psicoterapia poderá te ajudar bastante nesse aspecto. Fico à disposição!

Ana Laura Carvalho Psicólogo em Ribeirão Preto

42 respostas

23 OUT 2022

Boa tarde! É preciso que você procure um profissional da psicologia para entender esse relacionamento. É preciso entender também seu esposo como ele funciona dentro dessa relação e seu papel nas permissões que proporciona para que ele aja assim. Quais os gatilhos que existem em você que são acionados pelo seu esposo quando ele quer algo. Ao certo, que esse tipo relacionamento também traumatiza os filhos, diminuindo a autoconfiança e amor próprio, uma vez, que o exemplo e o modelo vem dos pais.
No mais, boa sorte!!!

Roberly Freitas Vaz Psicólogo Psicólogo em Goiânia

36 respostas

23 OUT 2022

Oi Flor de Lis! Obrigado por escrever. A situação que você relata precisa de uma reflexão profunda. Há desgaste duradouro, há reconhecimento de cooperação, há dúvida de consciência. O que nunca pode acontecer é o ser humano violentar a sua essência. Separações geram situações esperadas, planejadas, mas também geram situações não previstas. É preciso ponderar muito bem para antecipar consequências e formas para lidar com as situações potencialmente inesperadas. Estou a disposição para tanto.
Estarei a disposição para tanto.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. As mentiras ainda perduram nos falsos religiosos e políticos com intenções egoístas. É impressionante como falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não vote com base em notícias distorcidas.