Não aguento mais viver mentindo

Feita por >Dan · 7 mar 2022 Transtornos personalidade

Eu minto demais, desde o ensino médio comecei com uma mania por mentir, que tá se agravando a ponto de inventar histórias de traumas e abusos comigo na infância, coisas que não ocorreram. Comecei a consultar com uma psicóloga mas as coisas estão desandando rápido demais, minha mudança de humor é rápida e forte demais, e tudo está indo por água abaixo, perdi amigos que me "conheciam" e sinto que vou perder os dois que sobraram quando eu conseguir contar a verdade. Não sei o que fazer mais com isso, chegando a planejar suicídio na teoria, mesmo sabendo que não é o que quero

A melhor resposta 8 MAR 2022

Dan,
É fácil de resolver, sem sofrimento ou estresse... é só começar a ser verdadeiro, ser autêntico consigo mesmo.
Por que precisa mentir? Voce é voce e está tudo certo! Por que precisa fingir ser de outro modo?
Acha que as pessoas vão te aceitar melhor se for como eles são?
Voce aprendeu a dar respostas aos que os outros queriam e não ao que voce realmente quer.
Precisa descobrir como a sua mente funciona... faça Terapia, vai precisar.
Mas também será de muita validade porque descobre os seus RECURSOS naturais que tem e não está usando.
Abraços... a escolha é sua... o que escolhe? O que decide?

5817 respostas

9 MAR 2022

Dan sera q vc sabe o porque vc começou esse processo? O que veio antes, sua história de vida.
Lógico vc precisa se comprometer. Mudar requer vontade. Fazer terapia é necessário, não deu certo com um profissional tente c outro, solucione.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

8 MAR 2022

Olá Dan! Grato por escrever. Dois fatos geradores de esperança: você está consultando uma psicólogo; você sabe que é verdade que mente. O trabalho com psicólogo exige certo tempo, certa persistência, certa maturação. Persista!
Quem mente, mente porque não está conseguindo lidar com a verdade. A verdade é o ponto de partida para metas realistas. Não tenha medo, ouse ser verdadeira com as pessoas, você descobrirá que com o tempo a verdade gerará credibilidade, vínculo sólido.
Seu relato apresenta o desconforto que você experimenta, mais um fator para te ajudar a construir novo jeito de viver. Lembre-se: há verdades convenientes, mas também há verdades incovenientes, assim como há mentiras convenientes, mas a maior parte delas são incovenientes.
Caso deseje, conte conosco. Não desista.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religisos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8644 respostas

8 MAR 2022

Olá
Talvez o acompanhamento apenas com um psicólogo não esteja sendo suficiente e seja necessária a terapia medicamentosa receitada por um psiquiatra. Considere discutir isso com o profissional que te atende, ele saberá responder de forma mais apropriada.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha