Namorado com hábitos de solteiro

Feita por >Liége · 25 ago 2023 Terapia de casal

Olá, sou a Liége! Tenho 29 anos e meu namorado tem 25 estamos juntos há 9 meses, desde que começamos a conversar por mensagens deixei muito claro para ele os meus limites em um relacionamento, coisas que para mim são aceitáveis e outras que seriam desconfortáveis, até então ele havia compreendido. Ainda no começo do relacionamento tive que ficar "lembrando" o meu namorado que tal atitude estava me incomodando (curtir fotos de mulheres solteiras nas redes sociais) e ele prometeu que pararia. Conforme passava os meses eu tive que cobra-lo repetidas vezes para não fazer tal atitude e ele sempre me dando as mesmas desculpas "Não vejo o que eu curto" "Curtida não tem nada demais" "Não penso em nada quando curto". E mesmo assim ele prometeu parar, pois estava vendo que para mim estava cansativo ficar cobrando. Recentemente meu namorado estava mexendo no whatsapp perto de mim e vi o contato salvo de uma moça chamada Lavínia, cometi o erro de não perguntar sobre no mesmo instante. Mas quando perguntei, ele negou que havia o contato da moça e tirou print dos seus contatos para me mostrar, fiquei chateada porque ele apagou o contato antes de me mandar o print e com isso muitas dúvidas surgiram. Em uma discussão fiz o meu namorado admitir que ele tinha o contato de uma Lavínia no whatsapp e apagou para que eu não visse, por fim ele acabou confessando que se tratava de uma moça que ele trocava mensagens para sair com ela quando era solteiro. Fiquei chateada por que ele me fez passar por paranoica ao invés de me contar a verdade e durante a discussão ele mostrou que no whatsapp dele tem vários contatos de mulheres solteiras e muitas ele segue nas redes sociais, ele alegou que tem esses contatos salvos desde quando era solteiro e que não conversa com nenhuma outra além de mim. Eu pedi para ele apagar o contato dessas mulheres, mas ele se negou e disse que jamais conversaria com elas estando comigo e além disso, ele fica seguindo novos perfis aleatórios de mulheres solteiras no instagram. Confesso que fico magoada com essas atitudes e me sinto insegura, ele sabe muito bem que isso me deixa desconfortável e foi o nosso acordo quando começamos a namorar, evitar atitudes e situações que possam nos deixar incomodados. Gostaria de saber o que posso fazer e como lidar com isso?

A melhor resposta 28 AGO 2023

Olá Liége, primeiramente é importante pensar que todo relacionamento saudável necessita de alguns pilares bem estabelecidos, como limites, respeito, companheirismo, confiança e diálogo, pense em sua relação como estão cada um destes pilares, o que gera em você esta paranoia e mágoa citados, o que mantém o comportamento dele de continuar fazendo algo que lhe incomoda, como é estar nesta posição em que você encontra, quais os pensamentos que te passam, essas são algumas das reflexões que você pode acabar se deparando em um processo de psicoterapia para entender melhor o que te move e a avaliar suas relações e os locais em que você se encontra na vida, espero ter ajudado, grande abraço!

Gabriel Guimarães Hass Psicólogo em Brasília

23 respostas

26 AGO 2023

Bom dia, Liége, como vai?

Primeiramente, toda relação envolve entrega e respeito. Todo relacionamento passa por três pilares: Você, ele, e a relação do casal, que nasce do tempo dado um ao outro. Não é sobre abrir mão das coisas de solteiro, mas de ajustar o comportamento por estar com alguém.
Em segundo plano, é preciso entender que envolve confiança e respeito. Ou você confia nele ou não confia. Pois alimentar a insegurança é ocupar o seu tempo de culpa, medos e remorsos, e quando estão juntos, sempre haverá receios e desconfiança.

Eu sugiro que faça terapia para entender, primeiro, os SEUS medos. Não é justo cobrar um do outro que mude por causa do outro. É preciso trabalhar a própria identidade para, assim, a relação ficar baseada no próprio potencial de troca e agregar um ao outro, e não no desejo de controlar e desconfiar.

Pense nisso. Olhe mais pra você, confie mais em você, SEJA você, e espere menos dele. Invista na sua autonomia, e deixe que ele busque se aproximar. Seja como for, você terá uma resposta do que esperar desta relação.
Se quiser conversar melhor, fico à disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

26 AGO 2023

Olá Liége! Obrigado por escrever. Pelo conteúdo descrito, ambos estão imaturos para namorar com outra pessoa. Começar conversar por WhatsApp como base pra relacionamento é igual e comprar carro por ver o chaveiro, preocupar-se com WhatsApp e outras redes virtuais de comunicação, com representativas de comportamentos efetivos é elevado equívoco. Tanto homens como mulheres precisam vivenciar turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos saudáveis e diferenciadores do tipo que vínculo que vivenciam. Antes de namorar com outra pessoa, cada um de nós, precisa desenvolver autoconfiança, retidão de atitudes, código de ética pessoal. Realmente, embora você esteja com vinte e nove anos, ainda se sente insegura, imatura para namorar com outra pessoa.
Precisa de apoio cultural, psicológico, entendimento profundo da cultura e da natureza humana, para negociar limites saudáveis, ricos e adequados de convivência afetiva.
Procure por um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8767 respostas

26 AGO 2023

Olá Liégi, o que melhor você pode fazer para você é iniciar o processo terapêutico, para poder lidar com seus medos e inseguranças. O que te incomoda o namorado ter contatos, curtir fotos de outras meninas? Qual o sentido dele fazer isso? Já teve essa conversa com? Somente impor seus desejos não é o mais saudável na relação. Você na terapia pode descobrir se consegue estar namorando alguém que tem esse comportamento que para você não é desejável.
Se sentir vontade entre em contato.
Espero ter ajudado.
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia