Estou saturada do meu relacionamento e devo ficar solteira?

Feita por >Suellen · 22 out 2022 Abordagem psicológica

Me relaciono com meu namorado por mais de 6 anos e temos um relacionamento muito saudável e como sempre idealizei. Hoje, inclusive, estamos pensando em dar um passo maior e irmos morar junto. No entanto, ao mesmo tempo que me empolgo com a ideia, tem momentos que sinto intensa vontade de viver mais a vida antes de me casar com alguém. Esse sentimento tem sido cada vez mais forte no sentido de sentir atração (e inclusive vontade de ficar, de fato) por outras pessoas, de sair e curtir a vida. Essa angústia de ficar fora de casa, de ver gente tem sido cada vez mais forte e está me fazendo ficar mal quando estou em casa “parada”, sentimento exagerado que me incomoda. Sou bem nova e sinto que apesar de estar com alguém que sempre idealizei, estou perdendo as experiências que uma vida de um jovem tem a oferecer. Meu medo é ver a juventude passar pelos meus olhos e só dar conta de que eu deveria ter curtido solteira quando não der mais. Já pensei em propor um relacionamento aberto, mas sem sucesso.

A melhor resposta 25 OUT 2022

Olá Suellen, espero que esteja tudo bem com você.

Pelo seu relato, me parece que você já tem um forte inclinação sobre o que você deseja para sua vida no momento. Você diz que quer aproveitar a vida, que quer ter experiências de solteira, e que sente vontade de sair, de encontrar pessoas e de sentir atração por outras pessoas. Tudo isso que descreveu, são seus desejos e vontades no momento, e são totalmente contrários a uma vida junto com seu namorado. No momento, tendo em vista que isso já se mostra como esse desejo e essa vontade, cabe você decidir o que irá fazer com sua relação, ponderando os dois lados, e assumindo o que é melhor para seu desenvolvimento futuro, no atual momento de sua vida. Mas tenha claro que, ao optar por assumir esse lado de solteira, pode ser que você nunca mais tenha uma real oportunidade de se relacionar com seu atual companheiro, ou porque ele não vai mais desejar isso, ou porque você pode encontrar uma outra pessoa realmente. Acredito que você já tem algumas respostas para o que deseja no momento, e cabe refletir como lidar com essas vontades, e quais serão suas ações para ir em busca do que você pretende para sua vida. Se você desejar conversar com um Psicólogo, ele pode te ajudar a ampliar sua compreensão sobre esse assunto, e isso pode te beneficiar no momento da realização de suas escolhas.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

5 NOV 2022

Ola! se você precisar de ajuda é só entrar em contato comigo que irei responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

26 OUT 2022

Oi Suellen
Namorar e mesmo viver juntos, casar... não significam proibição de ações, redução de liberdade, impedimentos.
Justamente o contrário: tem companheiro, companheira para ampliar a vida, as experiências; A possibilidade de viver a liberdade deveria aumentar e não reduzir.
Precisam se perguntar quais as vantagens e quais as desvantagens de ficar sozinha(o), casados, conviver juntos.
O problema é que se assume uma forma de convivência e não se conversa, não se combina como pretendem conviver juntos; cada um fica no subentendido e depois, surge os conflitos os desajustes. Tudo é possível.
A vida deu a liberdade e o livre arbítrio.
O sistema (modo de convivência, ensino, leis, morais, crenças) deu o limite, o certo e o errado, o bom e o mau.
Temos que ser (vida) e saber usar (diálogo, negociação) o sistema.

5822 respostas

25 OUT 2022

Ola, Suellen, sua angustia super válida, é bastante frequente esse medo no momento de tomar uma decisão que aparenta ser mais definitiva, e além dessa situação definitiva você tem outras questões, como um possivel desejo por outras pessoas é necessário você avaliar melhor a relação, suas inseguranças com relação a ela, para que consiga identificar e entender até que ponto isso pode ser uma insegurança por medo do que parece ser definitivo ou se você realmente precisa de mais tempo para você mesma, e isso não quer dizer não gostar do seu namorado.
Busque um acompanhamento psicológico, você poderá ir mais a fundo nesses sentimentos que descreve e em outros e assim você lidará melhor com essa angústia.

Valéria Taynná CRP 17/5280

Valéria Taynna de Medeiros Baracho Psicóloga Psicólogo em Natal

2 respostas

23 OUT 2022

Olá Suellen! Obrigado por escrever. Parabéns pelas observações:
- As pessoas somente devem ir morar com outras, quando tiverem amadurecido a ideia;
- Você, ao dizer que está namorando faz seis, que é bem jovem, que está perdendo experiências da uma vida jovem, está consolidando a ideia (adequada) de que deve focar nos estudos consistentes, no trabalho e preparação para o trabalho de forma profunda, que deve viver trocas com turmas de colegas e conhecidos, vivenciar viagens, eventos culturais, artísticos, esportivos, geradores de maturação e enriquecimento cultural e individual.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. As mentiras ainda perduram nos falsos religiosos e políticos com intenções egoístas. É impressionante como falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não vote com base em notícias distorcidas.