Mulher e sogros não se entendem, o que fazer?

Feita por >LRibeiro · 6 jan 2020 Terapia familiar

A minha mulher sempre teve uma boa relação com os meus pais, mas desde que tivemos um filho, as coisas mudaram drasticamente e tudo piorou. Os meus pais sempre foram pessoas muito prestáveis e sempre se dispuseram para nos ajudar, como por exemplo se oferecerem para ficar com o bebé uma noite para podermos descansar...ambos recusamos pois achamos que era demasiado cedo para isso, mas aí começaram os problemas, desde então a minha mulher começou a ganhar-lhes sisma, primeiro porque dizia que não deixava o filho com ninguém e que eles nem sequer deviam ter-se oferecido e desde então qualquer coisa que eles digam ou façam ela leva com maldade: a simples pergunta que a minha mãe lhe faz sobre quando é que ela volta ao trabalho já a deixa irritada porque pensa que ela pergunta isso na ânsia de ficar com o bebé... Isto já tomou proporções tão drásticas que ela não consegue estar com eles e com o bebé no mesmo local e este tipo de situações geram muitas discussões entre nós, o que é que eu posso fazer para que isto não chegue a um ponto sem retorno? Deve a minha mulher procurar apoio psicológico? Ou serei eu que estou a ver mal a situação porque são meus pais?

A melhor resposta 7 JAN 2020

Olá L Ribeiro.... É natural nos avós a aproximação e a convivência com seus netos ... e não tem como não manter estes contatos e é saudável, tanto para os netos quanto para o casal, quanto para os avós, tanto maternos quanto paternos.
Também é natural para a mãe ter ciúmes das avós, mas que não significa nenhuma posse do neto(a) e que durante a vida, vão depender dos avós sim, vez ou outra, sempre vamos depender da ajuda, dos cuidados, da experiência deles e é bom manter este diálogo.
Converse com a tua esposa sobre isso e se for necessário, que possa ter o esclarecimento e a ajuda de um(a) Psicoterapeuta que possa esclarecer o que está acontecendo dentro de si para desencadear esta reação. Em todos os casos, demonstra conflito interno na relação dos adultos, da sua esposa com relação à sogra ou mesmo da tua relação com a tua mãe... talvez demonstre uma dependência demasiada tua com a mãe e isto pode estar incomodando tua esposa.
A Psicoterapia também é indicada a ti ou mesmo, de casal para ver, esclarecer e entender toda esta trama. O filho(a) pode ser apenas a caixa de ressonância de um problema dos adultos (Teu x mãe, teu x esposa). Coragem e queira solucionar isto.

5826 respostas

7 JAN 2020

Olá L. Ribeiro. Grato por participar. Esse tipo de situação não é raro. Sogros são pais do filho. Filho de esposa, em primeiros tempos, acaba por representar um aprendizado, dosado por inseguranças e formas de diferentes de cuidar. Com o tempo isso tende a melhorar, pois a criança cresce, adquire maior independência. Pode ser útil, a princípio, você enriquecer esses dados para que um psicólogo possa ponderar com você de forma mais rica e detalhada. Antes disso é preciso que você e seus pais tenham paciência para compreender essa fase de insegurança e posse que sua esposa vivencia. Observação: a criança estando bem cuidada, higienizada com ponderação, alimentada, deixe o tempo passar, sem cobrar de forma a gerar maiores atritos. Um abraço: Ary Donizete Machado.