O que eu preciso fazer para minha família entender que não estou bem?

Feita por >Gabriela Silva Gomes · 22 set 2019 Depressão

eu preciso surtar na frente deles? dizer que quero morrer? eu falo que não estou bem, estou péssima e não aguento mais e faço as coisas sem rumo, e o que eles dizem é que eu fico muito isolada e não estou na faculdade, por isso não me sinto motivada. Sinto que eu contribuo para isso, não consigo falar essas coisas mais serias para eles, mas pq eu sei que eles não vão conseguir me ajudar com isso ou pior, vão preocupa-los muito.
já meu irmão deixou bem claro que ele não vai ser a "salvação" para não querer me matar, e vive opinando sobre oq ele acha que eu sinto, sendo que eu já falei como eu sinto. De qualquer forma oq sinto por ele é muito oscilante, tem vezes que estou bem com ele, e tem vezes como agora que sinto ódio dele.

A melhor resposta 25 SET 2019

Olá, Gabrielle
Tente conversar com os seus familiares e explicar o que realmente tem acontecido com você. Não falar porque não quer preocupa-los pode não ser uma boa alternativa, pois de qualquer forma, eles parecem preocupados com você. Certo?
Peça ajuda deles, não há nada de errado nisso.
É muito importante que você busque apoio psicológico para tratar verdadeiramente seus conflitos. A psicoterapia poderá te proporcionar autoconhecimento e com isso você pode estabelecer melhores relacionamentos e uma vida mais tranquila consigo mesma.

Patricia Zanelli Psicólogo em São Paulo

9 respostas

23 SET 2019

Gabriela... sinto que voce está enrolada. Aqui também voce não conseguiu dizer o que tem e o que quer. Pare de enrolar para si mesma. Qual seu objetivo de vida? Escolha aquele que voce quiser e busque-o. Ninguém precisa te dar apoio porque ninguém vai te entender e nem devem te entender. É um caminho só teu. Para os outros, pode ser loucura. Para voce é a tua realização. Força, coragem e garra!

5817 respostas

22 SET 2019

No momento em que a pessoa se sente completamente perdida, sem nenhuma perspectiva pela frente, a energia que estava flui e, geralmente, oferece uma solução original do inconsciente. No amadurecimento da sensação de não saber o que mais decidir e por onde seguir nasce a ideia súbita como lampejo e sentido de vida. Imerso na sensação de perder a si mesmo, em situações em que não vemos mais saídas, nos abrimos para algo que vem do inconsciente.

Os limites no trabalho do terapeuta residem na vontade do sujeito de entrar em análise. Quando uma pessoa se encontra com outra, ela escolhe o quanto de si irá compartilhar. O processo terapêutico é o encontro em que cada oferece partes de si até que o todo seja confiado. Posteriormente é, a partir do sintoma, que se chega ao símbolo, lhe dá formulação linguística e possibilidades de interpretação. O símbolo libera estratégias de ação no cotidiano. O terapeuta, ao mostrar interesse pela personalidade total do paciente, suas potencialidades e bloqueios, viabiliza que os impulsos de desenvolvimento sejam impulsionados.

Atenciosamente,
Aline De Coster.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro