Muito estresse e descontrole emocional.

Feita por >Luyu · 30 mai 2024 Stress

Hoje sinto que não sou a mesma pessoa. Raramente estou sorrindo, não converso nem interajo mais como antes. Inclusive, mudei bastante meus hábitos; quase não saio mais só saio quando tenho algum evento importante, passo a maior parte do meu tempo estudando e trabalhando. Tenho me sentido muito estressada e sem paciência, sendo grossa facilmente com as pessoas até mesmo com minha família. Quero ficar sozinha e não quero que ninguém converse comigo; quando falam comigo, fico irritada e acabo sendo grossa. As pessoas perceberam que eu mudei muito e não tenho paciência para falar com ninguém; também enjoo facilmente delas, sinto que sugam minhas energias e me desgastam. Além disso, não tenho ânimo para fazer nada mais: estudar, treinar e até cuidar da minha própria aparência, me sinto esgotada. É totalmente impulsivo porque sou grossa sem querer e depois são situações que não tem como consertar. Estou totalmente estressada, sem ânimo e sem energia pra fazer nada até mesmo conversar, parece que estou presa dentro de um abismo porque não consigo tocar minha vida pra frente e viver como alguém normal. Tem como mudar isso?

A melhor resposta 31 MAI 2024

Olá, Luyu, primeiramente gostaria de te agradecer pela oportunidade de te ajudar.

Sim, tem como mudar isso!

Em seu relato você diz de um hoje, de como vem se sentindo e portando ultimamente – precisamos então olhar para um antes e depois, provavelmente conseguiremos identificar a partir do quê, de que acontecimentos, externos ou internos, algo foi provocando essa alteração na sua disposição geral, que vem obstruindo seu ânimo de ser e estar.

Luyu, a psicoterapia é bastante indicada para o que você vem passando agora, e é importante salientarmos que é uma passagem, uma travessia, que com o auxílio do acolhimento e escuta psicoterapêuticos poderemos gradualmente te conscientizar do que necessita ser mudado, do que necessita ser aceito, e do que necessita ser assimilado, pois sim, Luyu, tem como mudarmos este estado atual para um viver mais rico e de realizações.

Luyu, fico à disposição para aprofundarmos tais esclarecimentos, realizo atendimento on-line.

Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques – CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

230 respostas

6 JUN 2024

Olá, sempre tem como mudar. A psicoterapia pode ajudá-la a entender o que aconteceu para gerar tantas mudanças. Busque o apoio de um bom profissional para ajudá-la neste processo. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

299 respostas

4 JUN 2024

Certamente, o que você está enfrentando é desafiador, mas é possível superar esses sentimentos de estresse e descontrole emocional. O que você descreve parece ser um quadro de sobrecarga emocional, onde suas emoções estão sobrecarregadas e isso afeta diretamente suas interações sociais, seu humor e sua energia.

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) pode ser uma ferramenta poderosa para ajudá-lo a lidar com esses desafios. Na TCC, você trabalhará em conjunto com um terapeuta para identificar e modificar padrões de pensamento e comportamento que estão contribuindo para seus sentimentos de estresse e descontrole emocional.

Algumas técnicas que podem ser úteis incluem:

Reconhecer e desafiar os padrões de pensamento negativo que estão alimentando suas emoções pode ajudá-lo a mudar sua perspectiva e reações emocionais.

Estratégias para lidar com o estresse de forma mais eficaz, como técnicas de relaxamento, mindfulness e resolução de problemas, pode ajudá-lo a se sentir mais no controle de suas emoções.

Dizer não quando necessário e estabelecer limites saudáveis com os outros pode ajudá-lo a proteger sua energia e reduzir o sentimento de sobrecarga.

Identificar atividades que lhe tragam prazer e energia e incorporá-las regularmente em sua vida pode ajudá-lo a recuperar seu ânimo e motivação.

Aprender habilidades de comunicação eficazes pode ajudá-lo a expressar suas necessidades e limites de forma assertiva, reduzindo assim os conflitos e o estresse nas interações sociais.

Lembre-se de que a mudança leva tempo e esforço, mas com o apoio certo, você pode começar a se sentir mais como você mesma novamente e recuperar o controle sobre sua vida.

Espero ter ajudado! Abs

Teresa Abreu Psicólogo em Rio de Janeiro

23 respostas

2 JUN 2024

Olá boa noite, Luyu!
O que está vindo para fora, como uma insatisfação, impaciência, irritabilidade, desânimo, falta de energia, introspectividade , canalizando apenas para os estudos e trabalho, não pode beijar a vida e nem admirá-la, em sua plenitude. Entretanto, quando buscamos o ato terapêutico, e começamos a falar, nossa fala ganha eco e passamos a nos ver no grande espelho da vida. E nós terapeutas, somos apenas um alpinista, a te convidar a subir a grande montanha de libertação.

Leonardo Cabreira Coelho Psicólogo em Canoas

1 resposta

1 JUN 2024

Olá Luyu,

Sinto muito que você esteja passando por tudo isso. Suas palavras refletem um momento difícil e desgastante, e é compreensível que você se sinta desta forma.
Saiba que você não está sozinha e que existem caminhos para melhorar essa situação. As mudanças no humor, comportamento e energia que você descreve são sinais claros de que você precisa dar atenção ao seu corpo e a sua mente. É importante tentar ser gentil consigo mesma nesse momento. Você está passando por algo difícil, e culpar-se por suas reações só aumenta a pressão.
Crie uma rotina que inclua momentos para cuidar de si mesma, mesmo que sejam pequenos cuidados como por exemplo, uma leve caminhada, colocar os pés na areia ou na grama. Essas pausas podem ajudar a aliviar um pouco do estresse.
Quando estiver muito irritada, vá para um local tranquilo e faça algumas respirações profundas para melhorar o seu estado emocional.
A mudança é possível, e buscar ajuda é o primeiro passo. Esteja aberta ao processo de autoconhecimento e ao suporte que um profissional pode te oferecer. Lembre-se de que você merece se sentir melhor e que existem caminhos para encontrar essa
melhora.
Se precisar de mais orientações ou quiser conversar mais sobre isso, estou aqui! Abraços!

Cintia Leonardo Eufrasio Psicólogo em Florianópolis

1 resposta

1 JUN 2024

Oi Luyu
Sim, voce se deu conta de toda a manipulação sofrida, está triste, chateada e desanimada com esta situação toda.
Tomou uma medida muito boa que foi de se afastar, cuidar do teu trabalho e estudo.
O ser grossa ao lidar com as pessoas é a revolta, a raiva que sente por toda esta situação e aí, se dá mal, perde oportunidades além de perder auto estima e a imagem perante outras pessoas.
O que voce precisa fazer é curar teu emocional, voce está à mercê dos sentimentos e emoções que esta situação causa.
Isso não te realiza e não supera o teu problema.
Faça Psicoterapia que logo começa a compreender e ter um novo comportamento.
Com o conhecimento de ti mesma e de como foi programada, consegue se desprogramar e fazer as pazes contigo mesma.
Tudo o que está te acontecendo é para você aprender a fazer o teu caminho e não o que outros queriam.
Tudo isso passa e conseguirá vencer esta etapa da vida.
Abraços

6164 respostas

31 MAI 2024

Olá Luyu!

Bom, como profissional gostaria de trazer algumas perspectivas a respeito da forma que têm se sentido, entendo que a dificuldade de interação social que você apresenta é consequência de um conjunto de fatores mas que possui um ponto central, a sua auto estima, temos mais dificuldades de interagir socialmente quando não nos sentimos seguros e a falta de segurança é reflexo da dificuldade de perceber/valorizar a nossa própria identidade/qualidades, a raiva surge como um mecanismo de defesa justamente para proteger as nossas vulnerabilidades, veja da seguinte forma, você provavelmente acaba se sentido ansiosa em ambientes sociais, essa ansiedade gerada pela insegurança desenvolve para agressividade e gera comportamento impulsivo como uma forma de não se sentir tão fraca/vulnerável.

A boa noticia é que podemos lhe ajudar a sair deste abismo e recuperar as energias, como disse há uma série de fatores que estão envolvidos nisto mas a terapia pode lhe ajudar a fazer pequenos ajustes e dar passo por passo em direção a uma vida mais saudável e feliz! Busque apoio profissional e dê essa chance a você mesma!

Lucas Santos da Silva Braun Psicólogo em Tubarão

3 respostas

31 MAI 2024

Olá, Luyu. Me chamo Tayhana Queiroz, sou psicóloga clínica e vou abordar aqui alguns aspectos que achei importante e como eu poderia te ajudar no processo de psicoterapia. Lembrando que nada pode substituir o processo de psicoterapia, tá?

Agradeço por compartilhar tão abertamente suas experiências e sentimentos. Pelo que descreveu, é evidente que você está enfrentando uma fase muito difícil, deve ser muito desafiador para você ter coragem de expor o que está sentindo aqui. Gostaria de conversar com você sobre alguns aspectos importantes visando um acompanhamento em psicoterapia caso você fosse minha paciente.

Você mencionou uma mudança significativa no seu comportamento, incluindo uma redução no sorriso, menos interação social, e aumento da irritabilidade e impaciência. Essas mudanças são sinais de que algo não está bem com sua saúde emocional e mental.

Você também relatou uma tendência a se isolar e uma sensação de esgotamento constante. Esses sentimentos podem ser indicadores de depressão ou ansiedade. Quando nos sentimos sobrecarregados, nossa tendência natural pode ser nos afastar dos outros, mas isso pode agravar nossos sintomas. Outro fato que me chamou atenção foi a irritabilidade e a impulsividade em suas respostas aos outros, especialmente com sua família, são compreensíveis, dado o seu nível de estresse. No entanto, essas reações podem causar conflitos e dificultar ainda mais sua situação.

Sugiro que você passe por um processo de avaliação. Precisamos encontrar formas de reintroduzir atividades que você goste e que possam trazer prazer e relaxamento. Pequenas mudanças no seu estilo de vida, como prática regular de exercícios, alimentação equilibrada e um bom padrão de sono, podem fazer uma grande diferença. Vamos explorar técnicas de gerenciamento de estresse, como meditação, mindfulness e exercícios de respiração. Essas práticas podem ajudá-la a encontrar um espaço de calma e reduzir a irritabilidade. Mesmo que se sinta tentada a se isolar, é importante manter alguma interação social. Podemos trabalhar juntas para encontrar maneiras de se conectar com pessoas de forma que não se sinta tão desgastada. E vamos percorrer esse caminho juntas, sentindo cada experiência e adaptando ao que faz sentido para você.

Luyu, sei que pode parecer uma jornada difícil, mas quero que saiba que estou aqui para apoiá-la em cada passo do caminho. Vamos trabalhar juntas para encontrar formas de aliviar esses sintomas e melhorar sua qualidade de vida.

Com afeto,
Tayhana Queiroz

Tayhana Queiroz Psicólogo em Fortaleza

61 respostas

31 MAI 2024

Olá,
Entendo o quando estás sofrendo e como não deve ser fácil, entretanto veja a possibilidade de buscar ajuda profissional para lidar com esse sofrimento antes que ele lhe traga mais prejuízos para a vida pessoal e profissional. Ter momentos de sofrimentos é normal. Mas é importante que você procure ajuda para identificar as reais causas desses sofrimentos para trata-los. Estarei a sua inteira disposição para escutá-lo, ajuda a entender as causas desse sofrimento, irritabilidade e juntos encontrar saídas para que possa viver melhor sua vida e suas relações. É importante para você e para quem amas que se cuide com ajuda profissional. Um abraço afetuoso e sinta-se acolhida e estou a sua disposição.

Janete Valois Psicólogo em São Luís

6 respostas

31 MAI 2024

Bom dia, acredito que esteja passando por algum processo difícil, mas que precisa de um olhar cuidadoso, para te dar um redirecionamento, para isso você precisa de terapia, os problemas virão, mas precisamos está preparado para enfrentar, na terapia você consegue abrir mais sua forma de ver as coisas que acontece.

Gleyciane Landim Psicólogo em São Paulo

1 resposta

31 MAI 2024

Bom dia, Luyu! Obrigado por escrever. Podemos subentender que você está jovem, em etapa de estudos e trabalho. Assim sendo, é esperado mesmo, para quem quer agir como cientista em uma profissão, ao mesmo tempo quer vivenciar a maturação que o trabalho propicia, precisa mesmo passar a maior parte do tempo estudando e trabalhando. Ao ter claros, o tempo todo, os objetivos que isso gera, a pessoa passa a vivenciar melhor harmonia consigo mesma. No seu caso específico, parece que você não está conseguindo conectar aprendizados e memórias do passado, ações atuais com vistas a um futuro. De outro lado, estando estressada, sem interações, não está temperando a vida com outras necessidades como: esporte, lazer, vínculos agradáveis e hormônicos.
Será importante rever tua forma de distribuição de tuas ocupações do tempo, ponderando coisas como lazer, sono, esporte, diversão, estudos, trabalho, dentre outros momentos.
Agir com impulsividade e grosseria, percebida por si mesma, envolve consciência, mas falta de entendimento mais abrangente para compreender que você, sem se dar conta, destemperou tua rotina de vida, tua autoconfiança.
Vamos aprofundar?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9080 respostas

31 MAI 2024

Boa noite Luyu.

Mudanças são a única constante em nossas vidas, isso quer dizer que mudar faz parte, porém nem todo processo de mudança é fácil e em alguns casos surgem muitos sentimentos indesejados tornando esse processo confuso e desconfortável.

A forma como você descreve seus sentimentos me faz pensar que existe ai um fator desencadeante, ou seja, algo que possa ter acontecido em sua vida e que ficou mal resolvido, resultando nesse conjunto de sentimentos negativos.

A lado bom é que, se a mudança é a única constante na vida, essa sua situação que hoje é desagradável, também pode mudar.

Recomendo buscar por ajuda profissional, terapia pode te ajudar muito na busca pelo autoconhecimento e desenvolvimento das suas potencialidades, permitindo que você consiga lidar com esse tipo de situação de forma mais assertiva.

Espero ter ajudado.

Caso queira entrar em contato, fico a disposição.

Almir Silva da Rocha Psicólogo em São Paulo

7 respostas

31 MAI 2024

Olá Luyu, lamento muito saber que você está se sentindo assim. As mudanças que você descreveu em seu comportamento e humor podem ser sinais de que você está passando por um momento difícil. É importante que você se preocupe com sua saúde mental e busque ajuda profissional para entender melhor o que está acontecendo e encontrar maneiras de lidar com essa situação.
As mudanças que você mencionou podem estar relacionadas a sintomas de depressão, ansiedade e estresse. Um profissional de saúde mental, poderá te ajudar a fazer um diagnóstico preciso e te oferecer o tratamento mais adequado para o seu caso.
Lembre-se que você não está sozinha. Muitas pessoas passam por momentos difíceis em suas vidas. O importante é buscar ajuda e não tentar lidar com tudo sozinha.
Com o tratamento e apoio adequados, você poderá superar esse momento difícil e voltar a ter uma vida plena e feliz.
Caso tenha mais alguma dúvida, estou a disposição.
Att,
Psicóloga Talita Bressiani Jugni

Talita Bressiani Jugni Psicólogo em Itapira

10 respostas

31 MAI 2024

Olá Luyu. Tem como mudar sim. No entanto, não é um processo imediato, percebo pela sua fala que esse sofrimento emocional já tem um certo tempo. É algo que foi se construindo pouco a pouco , mas você nem percebeu, a questão é que agora chegou no limite que você não está dando conta de suportar. O estado de apatia por ti relatado , a falta de vontade para fazer as coisas simples do dia a dia , irritação, são característicos de um estado depressivo, no entanto ,precisamos analisar suas vivências, e examinarmos onde as coisas começaram mudar, porque mudou... Compreender como se deu essa mudança, é fundamental. Veja bem, não estou afirmando com certeza que seja depressão, isso é apenas um hipótese. Por essa razão precisamos examinar detalhadamente . A partir daí,será possível construirmos estratégias de enfrentamento. O primeiro passo já foi dado, você buscou ajuda para resolver. E eu estou a disposição, fiquei muito tocada com seu depoimento , e fico a disposição para trabalharmos juntas em seu processo terapêutico, e tenho certeza que em breve você terá de volta sua motivação e equilíbrio emocional.

Iris Maria dos Reis Rodrigues Psicólogo em Fortaleza de Minas

3 respostas

31 MAI 2024

Olá, boa noite Luyu!
Esses sentimentos de tristeza, desânimo e apatia precisam ser cuidados e olhados com atenção, você me conta de uma vida que foi ficando preto e branco, perdendo os desejos e alegrias! Houve algum acontecimento que levou a isso? Além disso, vejo que essa grosseria com as pessoas é um mecanismo de defesa usado para fazer com que elas se afastem de você, para ficar mais sozinha… faz sentido? Como você vê isso? Além disso, tem como sim voltar a vida de antes, e até melhor, procure ajuda médica e psicológica, será essencial para ajudá-la nesse processo! Queria deixar uma frase, decisões mudam destinos!

Espero que você fique bem, abraços!

Luiza Priscila Fernandes Psicólogo em Maringá