Minha parceira sente desânimo em tudo ultimamente

Feita por >Número 8 · 8 jun 2021 Depressão

Tem três meses que estou em um relacionamento, ela tem depressão e ansiedade... ultimamente ela anda muito desanimada, em relação a tudo e eu fico me perguntando se o problema sou eu, eu tenho pensamentos ruins por conta disso. Sei que talvez o problema não seja eu, que seja por conta da depressão e tal. Eu fico perdido, eu não sei o que fazer, eu não sei como lidar com tudo isso. :(

A melhor resposta 10 JUN 2021

Veja que não é por acaso que está junto com uma mulher que esteja enfrentando isto...
Nada podes fazer por ela... só ela mesma pode decidir e escolher formas como se curar.
Mas pode dialogar sobre esteas questões e propor para ela fazer Psicoterapia.
Se ela se negar, proponha fazer de casal. Aí ela vai se sentir acompanhada e depois o Psicoterapeuta sabe como migrar para Psicoterapia Individual...

5817 respostas

9 JUN 2021

Olá Número 8.
Grata por participar.
O namoro serve mesmo para que se conheça a pessoa e para que se faça os alinhamentos necessários à boa convivência e satisfação do casal. No início do namoro é o momento ideal para se ponderar os pontos importantes para um relacionamento seja funcional. A boa comunicação, a sinceridade, o diálogo, a assertividade e sobretudo o amor precisam estar presentes.
A depressão precisa ser levada a sério, diagnosticada e tratada por profissionais como psicólogo, psiquiatra, endocrinologista. As causas da depressão podem estar relacionadas à causas fisiológicas, hereditárias, hormonais, emocionais entre outras. A pessoa com depressão precisa se tratar, o tratamento ou cuidados, dependendo da causa, deve ser a vida toda. Dependendo do grau a pessoa com depressão precisa da vigilância da família para manter-se no tratamento e manter o equilíbrio físico ou emocional.
Procure ajuda de um psicólogo para auxiliá-lo no processo de auto conhecimento, aumentar a sua auto estima, assertividade e desenvolver uma comunicação positiva com todas as pessoas e principalmente com a sua parceira.
Estou à disposição.
Maria Nair
Psicóloga Clínica Cognitivo Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

9 JUN 2021

Olá Númmero 8! Grato por citar. Precisamos que você contextualize melhor as coisas. Três meses de relacionamento não permite conhecer mais detalhadamente, mesmo sendo namoro presencial e com regularidade de encontro. É etapa de conhecimento, quase pré-namoro. Ansiedade é questão de caracterizar se está em nível baixo, alto, adequado. Depressão apresente especificidade, e precisa ser configurada com cuidado.
Pelo seu jeito de escrever, certamente você precisa delimitar melhor tua identidade, tua personalidade.
Será recomendável que você passe por uma caminhada científica com um psicólogo. Quanto à sua parceira, as questões dela, antecedem a você.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia - o Brasil apresenta o pior do mundo - façamos fechamento total por quinze dias, para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, tanto para a economia, quanto para a saúde. Utilizemos máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8630 respostas

9 JUN 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar se quiser entrar em contato comigo é so chamar

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém