Minha namorada está magoada.

Feita por >Jailton · 30 mai 2024 Terapia de casal

Eu tenho 27 e ela 30 menti algumas vezes para ela sobre antigos relacionamentos nada relevantes com medo de magoa-la e ela descobriu e acabou sendo pior e hoje ela tem uma insegurança muito grande no nosso relacionamento e fala que não se sente segura comigo mas me ama,o que posso fazer?

A melhor resposta 31 MAI 2024

Oii Jailton, boa noite!
Sobre essa situação podemos pensar o seguinte, é esperado que sua namorada se sinta insegura pelo ocorrido. Mas, felizmente você pode reconstruir essa confiança de novo, ela está dando abertura e espaço para isso, visto que vocês continuam juntos. Então, seja transparente, não minta e prove que ela pode sim confiar em você! É um processo, mas juntos vocês podem atravessar isso! Relacionamentos duradouros precisam apreender a resolver problemas, pois eles sempre vão existir! Espero ter ajudado

Luiza Priscila Fernandes Psicólogo em Maringá

7 respostas

1 JUN 2024

O que pode fazer?
Ser verdadeiro. Não mentir nem para voce, nem para ela. E, esperar pois o tempo cura tudo, se aprendeu a lição.
Das escolhas feitas (mentir, omitir) está colhendo os resultados, as consequências. Nada a fazer com estas. Assumir e esperar.

6164 respostas

31 MAI 2024

Olá Jailson!
Infelizmente acabamos tendo que lidar com as consequências dos nossos atos. A mentira gera insegurança em qualquer tipo de relacionamento, mas de alguma forma a relação de vocês é importante para ela, então tente ser honesto e sincero, e se possível façam uma terapia de casal para que possam achar novamente a confiança.
Fique bem!

Jaqueline Farias Psicólogo em Atibaia

4 respostas

31 MAI 2024

Olá, Jailton !

Bem, o que foi feito está feito e não é possível apagar o que aconteceu mas é possível cuidar e tentar reparar as consequências das mentiras que você contou. Mas aí se apresenta uma coisa interessante que seria importante você analisar, quais as razões de você ter mentido ? Talvez na sua fantasia você pensou que ela não suportaria a verdade quando na verdade ela poderia suportar. Me parece que você talvez tenha acho que ela iria lidar com isso como você lidaria e a gente não pode medir o mundo com a nossa régua. O medo de magoar também pode levar alguém a magoar. Espero que tudo fique bem.

Att,

Psicólogo Evandro Goyanna

Evandro Goyanna Psicólogo em Rio de Janeiro

59 respostas

31 MAI 2024

Bom dia, Jailton! Obrigado por se colocar. Certamente há muito mais coisas a relatar. Primeiro, se você mentiu, era porque achava melhor mentir, sem lidar com a verdade. Fragilidade tua. Não sabemos o tamanho da cicatriz, nem mesmo se ela se tornará tolerável. Teu texto começa falando de tuas incertezas, termina falando de tuas incertezas. Para continuar com ela, não pode ser uma condenação, uma obrigação, mas certamente ele conta com direito de, sentindo-se insegura, observar e acompanhar por longo prazo (anos), tua firmeza ética, tua postura adequada.
Você precise amadurecer, vivenciar mais tempo para desenvolvimento de autoconhecimento. Vocês não são obrigado a permanecer juntos. A permanência plena exige resgate da confiança. Esse resgate demanda anos de dedicação de tua parte.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9074 respostas

31 MAI 2024

Olá Jailton, que complicado essa situação, mas fique calmo, vamos pensar juntos . Você sabe, para além do amor, e uma pitada de paixão,
relacionamento precisa de conversa franca, honestidade , e comprometimento. Sem esses elementos fica muito difícil de manter o equilíbrio do relacionamento. E o mais importante, ambos precisam querer está nesse relacionamento. Você já se perguntou se você realmente quer esta aí? Se a resposta for sim, então você precisa agir com clareza, honestidade , para que ela perceba que você está realmente comprometido com ela, e disposto a seguirem juntos . Não existe relacionamento perfeito, as pessoas erram, mas é importante falar sobre isso honestanente. Não estou dizendo que é fácil conquistar a confiança dela, porque isso é algo que envolve outros fatores também. Mas quando existe amor, diálogo, e principalmente mudança genuína de atitude, com certeza , pode dá certo. Para construir confiança, todos esses elementos são necessários. Se você tem dificuldade em se comunicar acertivamente em seu relacionamento, podemos falar sobre isso. Fico a disposição .

Iris Maria dos Reis Rodrigues Psicólogo em Fortaleza de Minas

3 respostas

31 MAI 2024

Olá, Jailton!
Primeiramente, é importante reconhecer a importância da honestidade e da transparência em um relacionamento. Mentir, mesmo sobre questões que possam parecer insignificantes, pode minar a confiança e criar inseguranças significativas na outra pessoa.
Para começar a reconstruir a confiança, é fundamental ser completamente honesto e transparente com sua namorada. Isso significa abrir-se sobre seus sentimentos, arrepender-se sinceramente pelas mentiras passadas e comprometer-se a ser honesto e autêntico em todas as suas interações no futuro.
Além disso, é importante ouvir atentamente as preocupações e inseguranças de sua namorada sem julgamento ou defensividade. Tente compreender as razões por trás de suas preocupações e como suas ações passadas afetaram sua confiança no relacionamento.
Demonstrar comprometimento e consistência em suas ações também é essencial. Isso pode incluir estar presente, apoiar sua namorada emocionalmente, ser confiável em seus compromissos e esforçar-se para criar um ambiente seguro e acolhedor em seu relacionamento.
Além disso, considerem juntos a possibilidade de buscar aconselhamento de um terapeuta de casais. Um terapeuta pode ajudá-los a explorar questões subjacentes, desenvolver habilidades de comunicação eficazes e encontrar maneiras saudáveis ​​de lidar com conflitos e inseguranças.
Lembre-se de que reconstruir a confiança pode levar tempo e requer esforço mútuo, mas é possível superar as dificuldades e fortalecer seu relacionamento se ambos estiverem comprometidos com o processo. O mais importante é demonstrar amor, respeito e apoio um pelo outro ao longo do caminho.
Estou a disposição para te apoiar nessa jornada.

Atenciosamente,
Psicóloga Talita Bressiani Jugni.
Neuropsicóloga | Especialista em Saúde Mental | ABA para autismo e deficiência Intelectual | Terapia Cognitivo-Comportamental.

Talita Bressiani Jugni Psicólogo em Itapira