Minha filha está com 16 anos e está tendo crises para ir para a escola.

Feita por >Fabiana · 27 mar 2024 Adolescência

Minha filha está com 16 anos e está tendo crises para ir para a escola, e já descobrimos que é só com a escola. Ano passado ela mal foi e esse ano também não está conseguindo ir. Devo tirar ela da escola e esperar ela melhorar para voltar ou devo continuar tentando que ela vá?

A melhor resposta 8 ABR 2024

Olá Fabiana!

Imagino o quão preocupada você deve estar com o bem-estar e a educação da sua filha. Na adolescência, o jovem está buscando a própria identidade, recém se conhecendo e desenvolvendo seu próprio jeito de ser. Portanto, o processo de adolescência é um período crucial de desenvolvimento em que os jovens estão se tornando mais independentes e explorando sua identidade individual e é comum um certo distanciamento dos pais para explorar o mundo e se conhecer melhor.

E nais do que decidir entre apenas esperar ela melhorar ou insistir que ela vá à escola, é importante trabalhar na causa do problema. Se um adolescente não aceita ir para a escola é importante investigar a causa, quais as razões por trás dessa recusa. O fato de ser circunscrito ao contexto da escola parece indicar que houve alguma situação na escola que esteja gerando medo ou ansiedade na sua filha, mas para compreender melhor a situação é preciso uma avaliação mais aprofundada.

Uma conversa sem julgamentos em um espaço seguro pode dar a abertura necessária para que o adolescente exponha suas motivações e preocupações. Quando o adolescente não consegue se abrir com os pais, é indicado buscar um psicólogo para investigar e trabalhar nas causas do problema.

Fico à disposição para conversar, tirar dúvidas e auxiliar nesse processo.

Espero ter ajudado de alguma forma.
Abraço, Fabiana!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

56 respostas

22 ABR 2024

Se é na escola, o certo é buscar ajuda para entender o que está acontecendo e como ela pode desenvolver as estratégias para lidar, porque simplesmente tirar do ambiente sem entender as raízes, qualquer outra escola que vá que passe pelas mesmas coisas, vai ficar evitando. A Terapia Cognitivo Comportamental é excelente nessas intervenções. Busca apoio psicológico, entre em contato comigo para mais orientações.
Steffany E. Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

11 ABR 2024

Olá, o ideal é tentar entender o que está acontecendo na escola e saber o porquê ela está com essa resistência somente no ambiente escolar. Tirar a sua filha da escola talvez não seja uma boa opção, por que ela pode desanimar de estudar.. Outra opção é depois de investigar o que está afetando o desempenho escolar, é mudar de escola. Uma boa conversa com a sua filha pode ser um caminho a seguir pra entender toda a história.

Me coloco à disposição.

Suely Barros Psicólogo em Rio de Janeiro

44 respostas

8 ABR 2024

Olá Fabiana,
É preciso entender o porque dessa mudança de comportamento. Sugiro que busque ajuda para ela urgente, antes de tomar qualquer decisão. Fico a disposição para ajudá-la neste processo, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

221 respostas

4 ABR 2024

Bom dia, Fabiana! Obrigado por perguntar. O conteúdo que você escreveu não nos permite compreender a história dela, a personalidade dela, a cultura da família. Em termos gerais, sabemos que deve se fazer o máximo para que um filho não interrompa estudos, em especial quando se é adolescente, em especial quando a crise acontece somente com a escola. Isso exige, antes de tomar decisões, avaliação profunda, envolvendo vocês pais e a adolescente.
Sempre é prudente lembrar que adolescentes vivenciam intensas crises de identidade, precisando de firmeza, diálogo, empatia, afeto, mais firmeza.
Escola nessa idade, é lago praticamente inegociável. As exceções precisam ser estudadas profundamente.
Vamos estudar profundamente, antes de decidir.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8634 respostas

3 ABR 2024

Olá, Fabiana, espero encontrá-la bem.
Imagino a preocupação que estão vivendo e a dificuldade de ter acesso ao que ela pensa. Diferente da infância, a adolescência é caracterizada por um distanciamento. Esse movimento é decorrente de uma tendência de todos nós em buscar a nossa própria identidade. Para isso, rompe-se com o antigo e busca-se o novo. É um processo de experimentação que culminará na compreensão de que somos nós que decidimos por nós, nem que seja por decidir seguir o conselho ou não.
Bom, falo isso, pois neste processo muito do que se vive, se vive sozinho, em silêncio e distante da família. Por este motivo, muitas vezes existe uma sensação de não se conhecer mais o adolescente. A mudança está percepção de si e não mais dos outros.
Quando existe uma situação em que o jovem se recusa a ir para a escola, é importante que seja buscado a compreensão, obviamente. Quando isso não acontece no contato direto com o jovem - o que é muito comum, é indicado o início de um processo de psicoterapia, o que se mostra muito favorável à retomada do bem-estar.
Por ter experiência com atendimento com adolescentes, coloco-me à disposição para que possamos conversar, compreender melhor a demanda, tirar dúvidas e decidir sobre o início de um processo terapêutico.

Abraço,
Lourenço Torresini
CRP-08/31556

Lourenço Torresini Psicólogo em Curitiba