Minha filha é super rebelde. Não sei o que fazer

Feita por >Maria · 6 abr 2016 Agressividade

Minha filha não me obedece. Eu fiz tudo errado e já bati nela varias vezes, gritei. Ameaço ela de tudo e agora ela está super rebelde. Acho que perdi minha filha e estou desesperada, pois a amo muito, mas ela não me respeita.

A melhor resposta 10 ABR 2016

Ola Maria
Esta irritabilidade da sua filha pode ser decorrente de vários motivos. Não nos mencionaste a idade dela. Supondo que seja uma criança e este comportamento possa também estar se repetindo na escola, poderíamos elencar uma hipotese devido ao momento de socialização, onde as disputas são naturais e claro tanto ela como a outra criança, buscam que sua ideia sejam validadas. Isso ocorre tambem em casa, as regras precisam ser combinadas para que se possam ser cobradas. Porem, quanto mais as regras fazerem sentido pra ela, que ela entenda esta necessidade, melhor sera o resultado. A raiva é um sentimento que aflora,,, e sim é necessário ensinar seu filho a "doma-la" para que ele entenda que ela existe mas não pode expressar de modo violento com os outros. Esta fala, tambem vale para você, pois tambem acredito que tenhas um sofrimento que não nos expos, porem se culpa por várias dúvidas e angustias sobre a sua competência, sobre como criar sua filhas entre outras questões que te tiram do serio e te faz perder o controle. Neste momento ela aprende muitas coisas a partir da observação do mundo que ele se incluir. Porem, ele pode interpretar isso incorretamente, pois tem estrategias diferentes dos adultos que o cercam. Assim, aconselho que procures um profissional da psicologia que ajudar a você e sua filha neste processo. Um grande abraço.

CogniAção Terapia Cognitivo-Comportamental Psicólogo em Florianópolis

100 respostas

8 ABR 2016

Maria,
Talvez uitlizar a força física na hora do nervoso, nos deixa mais culpados do que de fato somos. Penso que essa rebeldia tem outra causas que podem não estarem apresentadas aqui. Porém, procurar ajuda como você está fazendo é sinal de maturidade. Uma orientação com um psicólogo pode ajudá-la a ajudar sua filha, (como não cita a idade dela) é importante saber que as crianças durante seu desenvolvimento apresentam oposição aos pais em vários períodos e pode ser uma auto-afirmação.abç

Adriana Barreto Psicólogo em Ribeirão Pires

50 respostas

7 ABR 2016

Entendo que no seu desespero, tu procuraste um caminho para não perder tua filha, porém, bater e gritar nestas ocasiões, às vezes, reforça mais ainda a rebeldia. Não penso que tu estejas perdendo-a, mas penso que se passe algumas coisas com ela que talvez tu não estejas conseguindo entender. Sugiro que procures um psicólogo para que ele possa avaliar e te ajudar a compreendê-la para que tu também possas ajudar tua filha.

Anônimo-276355 Psicólogo em Passo Fundo

114 respostas

7 ABR 2016

Olá, Maria. Concordo com a colega Alessandra. Sugiro que você procure um psicólogo ou psicóloga. Você não relatou a idade de sua filha, mas certamente encontrará algum profissional próximo a sua casa que poderá fazer uma avaliação do quadro e orientá-la sobre a melhor forma de lidar com a sua filha. O ideal é que tanto você quanto ela fizessem terapia, pois assim a mudança ocorreria mais rápida e efetivamente. Espero ter ajudado um pouco. Um abraço.

Edith V. C. Andrade Psicólogo em Nova Iguaçu

79 respostas

6 ABR 2016

Olá Maria. Bom como já sabemos o bater não resolve estas questões de respeito entre pais e filhos, ao contrário pode até ser prejudicial, mas pelo que percebi você já não está sabendo mais como agir nesta relação mãe e filha.
Mas para poder te ajudar melhor seria interessante saber a idade da sua filha, pois cada momento de vida é diferente, e necessita de cuidados diferentes, mas os cuidados devem existir sempre, pois sabemos que quem AMA CUIDA, e que quem AMA EDUCA! Apesar de nem sempre ser tão simples assim educar.
Qual é a sua dificuldade neste relacionamento? Você já tentou conversar com a sua filha? Você já tentou entender o que está acontecendo com ela? E qual o motivo desta rebeldia? Vocês talvez precisem melhorar esta comunicação, mas na verdade você deve estar aberta para ouvi lá e ela aberta a te ouvir... A relação entre mãe e filhos é muito bonita, mas requer dedicação, confiança, tente resgatar alguns valores com ela. Não coloque que você já perdeu sua filha, você nunca vai perde lá.
Pense que da maneira que está acontecendo este relacionamento, a dinâmica do funcionamento da sua casa não está resolvendo.
Então a questão é, fazer ficar funcional, o que pode mudar para melhorar, pois como está não vai melhorar e nem funcionar.
Grata!
Alessandra Dias Ricci Manganaro

Alessandra D. Ricci Manganaro Psicólogo em Ribeirão Preto