Minha filha de 15 anos anda rebelde e me preocupa

Feita por >lenny · 8 abr 2016 Agressividade

Minha filha anda rebelde, pois queria sair sempre e eu não deixava. Falava que iria dormir com amigas, mas ia a bailes funk em comunidades perigosas. Descobri e a castiguei evitando que saísse. Não foi o suficiente. Eu e o pai dela somos separados desde de que ela tinha sete anos.

Fiquei sabendo de coisas que me deixaram extremamente nervosa, a ponto de pedir ao pai que a levasse para morar com ele, pelo menos até fim do ano, pois a situação realmente estava difícil. Ela estava andando com criminosos. Estou meio perdida, mas deixei ele a levar para afastá-la um pouco deste local que frequentava. Não sei se é o melhor caminha, mas tentei evitar o pior. Agora busco um psicólogo para ela, que está morando com o pai em Búzios.

A melhor resposta 11 ABR 2016

Lenny percebo que você está aflita com o comportamento de sua filha. Ela faz tudo para chamar a sua atenção,porém de forma negativa. Vocês duas parecem não se entenderem. Penso que o psicólogo é o profissional adequado para ajudar sua filha que se encontra num momento de revolta e agressividade.

Gizeuda Motta Machado Psicólogo em Nova Iguaçu

50 respostas

11 ABR 2016

Olá, o suporte e apoio da família é extremamente importante nessa fase em que ela se encontra, porém realmente seria extremamente importante o tratamento psicoterapêutico para que possa saber exatamente a causa desses comportamentos para poder intervir.

Bárbara Alves de Paiva Psicólogo em Araguari

45 respostas

11 ABR 2016

Boa noite Lenny.
É preciso compreender que o período da adolescência é um período extremamente conturbado e de desenvolvimento não apenas físico, mas também intelectual e emocional, sendo assim, seria preciso verificar o que ocorre com a sua filha em consultório com o psicólogo pois ele poderá ajudar do melhor modo possível. Espero ter ajudado de algum modo e não se esqueça de marcar a sua consulta o quanto antes. Att, Psicólogo Christian Gabalde. CRP/SP: 06/124.284

Psicólogo Christian Gabalde Psicólogo em Ribeirão Preto

22 respostas

11 ABR 2016

Olá Lenny! Compreendi a sua preocupação.
Realmente esta idade de 15 anos, é uma idade de muitas mudanças, onde o adolescente pensa que já é adulto e sabe se cuidar, mas realmente isso é um engano.
Pelo seu relato acredito que você agiu bem afastando ela destas amizades que não eram boa influência para ela, e pelo que vi você é uma mãe que se preocupa com a filha.
O que você está fazendo é o correto, faça ela ir a um psicólogo, ter algumas orientações e entendimentos.
Você como mãe tem todo o direito de lutar pela saúde física e emocional dela, aliás, é até uma obrigação.
Lembre se sempre às vezes os pais podem até errar, mas na tentava de acertar.
Att.,

Alessandra D. Ricci Manganaro Psicólogo em Ribeirão Preto

40 respostas

10 ABR 2016

A adolescência é uma fase de vida bem delicada, o jovem passa por muitos conflitos existenciais e mudanças físicas e psíquicas. A rebeldia estaria dentro de uma manifestação comportamental adolescente, mas pelo que relatas, há muito mais aí que um simples ato rebelde. Acho importante tua procura por um profissional, fizeste um belo movimento para ajudar sua filha e acho que sim, é a coisa mais importante e indicada no momento.

Anônimo-276355 Psicólogo em Passo Fundo

114 respostas

9 ABR 2016

Ola Lenny, pela sua narrativa entendo que não está nada fácil lidar com essa situação, e por entender que esse conflito familiar está trazendo muito sofrimento para ambas, é que concordo com a colega quando sugere que você procure uma terapia familiar, até porque diante de um caso como este não há como trabalhar com a sua filha adolescente sem envolver os pais. Tem muitos pontos que precisam serem trabalhado entre ambas. De uma certa forma este conflito é adoecedor para ambas as partes. O comportamento da sua filha é um sintoma de algo que já está mal resolvido a muito tempo no ambiente familiar, por isso, a necessidade de ambas fazerem terapia. Você pode até não concordar, mas na terapia você vai descobrir, e a partir daí poder lidar melhor com esta situação e se reaproximar de sua filha e reconquistá-la.
Espero ter contribuído, atenciosamente a Psicóloga Ussénade.
Boa sorte!

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

9 ABR 2016

Olá Lenny! Que tal procurar uma ajuda primeiramente para você, pra depois procurar pra sua filha? Não que ela não precise, mas para cuidarmos ou ajudarmos alguém, primeiro precisamos nos ajudar, e acredito que tudo o que vem passando com a situação da sua filha tenha lhe afetado também emocionalmente. Quando começar a se ajudar, procure um profissional (que não seja o mesmo que o seu) para ajudar a ela também, claro, isso tudo precisa ser conversado com ela e ela precisa aceitar a ajuda por vontade própria, senão será inútil. Posteriormente procurem fazer uma terapia familiar, o que irá lhes ajudar muito mais. Cada um poderá entender o outro da família um pouco melhor. Ok?! Abraço!!!

Consultório de Psicologia Leania Zaché Reis Psicólogo em Vitória

13 respostas

9 ABR 2016

Claro concordo com sua atitude de afasta-la, só não sabemos o quanto está envolvida. Procure realmente ajuda especializada de um Psicoterapeuta.
Boa sorte! Não conheço ninguém na sua cidade.

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

9 ABR 2016

Pois é Lenny, creio que o melhor que vc tem a fazer é se aproximar de sua filha, para vc ter ascensão sobre ela e poder orientá-la da melhor maneira. Lógico que uma ajuda profissional é bem vinda, mas a educação continua em casa e sem briga, com entendimento e muito respeito.

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo