Masturbação: menino de 03 anos

Feita por >Juana Ferreira · 14 dez 2017 Psicologia infantil

Sou madrinha de um menino de 03 anos.

E percebo que sua mãe anda muito preocupada. Isto porque, desde que ela foi orientada por um médico a manipular os órgãos genitais de seu filho para descolar a fimose, ela vem percebendo que a própria criança está fazendo com muita frequência. Ela agora quer colocá-lo na escola, mas não sabe como agir com ele, para que ele pare de se masturbar. Como posso ajudar a mãe? Vocês podem me orientar?

A melhor resposta 15 DEZ 2017

Bom dia Juana Ferreira. Essa é uma fase de autodescoberta é normal que as crianças manipulem os órgãos genitais porque ao fazê-lo sentem prazer. Você pode orientar a mãe quando ela perceber que o menino está se masturbando que converse com a criança, não proiba e explique que as pessoas não entenderão o porque de ele estar fazendo isso e que existem lugares que ele pode fazer e que em outro não deve. À medida que ele for crescendo ele para. Boa sorte.

Maria Eni de Mattos Psicólogo em Guarapuava

243 respostas

20 DEZ 2017

A mãe deve ver a masturbacao como uma coisa natural na infância e não ficar desesperada por isso, pois quanto mais ela valorizar isso mais poderá estimula-lá ou criar dificuldades na criança com seu próprio corpo e sua libido. Quando ele estiver se masturbando ela deve encarar com naturalidade e oferecer outra atividade para a criança, um brinquedo ou outra coisa que o atraia mais. Com o tempo ele vai deixando de sentir essa necessidade. Muitas vezes a dificuldade é do adulto e não da criança com sua própria sexualidade.

Ângela Ferreira Batalha Psicólogo em Rio de Janeiro

176 respostas

16 DEZ 2017

Os genitais são uma área de prazer e é natural a criança manipular e sentir esse prazer no toque. Todavia é preciso esclarecer que ela não precisa fazer isso o tempo todo. Primeiramente acho que talvez tenha faltado mais orientações do médico quanto a este procedimento, sugiro que busque essas informações e busque um psicólogo que trabalhe com crianças para que ele oriente melhor quais as melhores condutas em relação ao seu caso.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

16 DEZ 2017

Ok juliana, em primeiro lugar é um prazer buscar responder seu questionamento. Pois bem, como bem disse alguns de nossos colegas, essa eh uma fase de autoconhecimento, que talvez tenha sido antecipado pela ação da mãe orientada pelo médico. Ao tocá-lo, embora a criança não tenha consciência do que se trata, ela sentiu prazer e a criança associou o toque a esse prazer. Eh de extrema importância não reclamar, gritar com a criança quando for presenciado tais atos, mas uma boa orientação dada pela mãe e outros entes queridos, pode ajudar. E outra coisa, quando presenciar isso ao invés de reclamar vc pode entreter a criança com outra coisas que ela gosta, desviando assim a sua atenção pra o novo estímulo. Paulo Martins Psicólogo em Recife . Às ordens

Paulo Sérgio A. Martins Psicólogo em Recife

45 respostas

15 DEZ 2017

Olá Juana F., entendo a sua preocupação, entretanto esta idade é a fase do autoconhecimento e de aprendizado de tudo que rodeia a criança, e o fato da mãe ter tocado no órgão genital da criança para descolar a fimose desencadeou na criança um prazer que antes ele não sentia e ele busca sentir esse mesmo prazer na sua automanipulação. O que a mãe tem que explicar sem reclamar com a criança é que este ato de se manipular não deve ser realizado na presença de pessoas e nos ambientes fora de casa e nem a toda hora porque este é um ato muito íntimo e as pessoas vão reclamar com ele e achar feio e repreendê-lo. se não surtir efeito pode levá-lo a fazer um acompanhamento psicológico. Espero ter ajudado, att. à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

14 DEZ 2017

Boa tarde Juana

A mãe já procurou o pediatra para falar sobre isso ?

Nessa idade é normal a criança descobrir sua sexualidade.

Acredito que o pediatra possa ajudar dando orientações a essa mãe.

Abs

Neila Fernandes Psicólogo em Rio de Janeiro