Minha ansiedade está prejudicando meu trabalho

Feita por >Paula Soares · 27 jan 2015 Ansiedade

Fico muito ansiosa na época de fechamento de mês e isso está prejudicando meu trabalho, inclusive meu relacionamento com meus colegas. Como posso traballhar essa questão?

A melhor resposta 3 MAR 2015

Paula,
A primeira coisa que gostaria de esclarecer é que a ansiedade é uma emoção que antecede momentos decisivos, seja real ou imaginário e está presente em todos os seres humanos - em maior ou meno grau. É natural sentir ansiedade! Este estado emocional estimula o indivíduo a entrar em ação. O problema é, quando em excesso, paralisa o indivíduo.
De modo geral, um dos fatores ativadores da ansiedade é pensamento fixo em coisas futuras. Estamos sempre pensando no por vir, nas contas a pagar no fim do mês, nos relatórios a serem entregues, nas próximas férias, nos planos futuros. Como dito, a ansiedade deveria nos levar a ação: ora, se eu tenho um relatório a ser entregue, existe um prazo, então eu deveria estar me dedicando a ele. Entretanto não é isso o que acontece - tendemos a nos deter a outras atividades que consideramos mais importante ou mais urgentes. Assim, eu sei que tenho uma atividade, sei que tenho um prazo, penso sobre isso, mas nada faço a respeito - isto tende a agravar minha ansiedade e trazer outras consequências, como prejudicar os relacionamentos interpessoais.
Pelo pouco que você relatou, no seu caso, parece que a ansiedade se agrava em um contexto bem específico, quando chega o fim do mês e todos os relatórios e fechamentos que precisam ser feitos. A dica que te dou é procurar não deixar tudo para última hora. Pense: o que você pode fazer hoje para que este trabalho não fique todo para o final do mês. Organizar-se também é importante, organize todo material necessário para o seu trabalho de modo que você saiba onde encontrar tudo o que precisar para realizar suas atividades. No momento em que sentir-se muito ansiosa, relaxe - pare de fazer o que está fazendo e pense no aqui e agora (olhe para o ambiente a sua volta, olhe para as pessoas, perceba como está arrumada a sala, como estão vestidas as pessoas, qual a cor da camisa do se chefe - parece simples, mas faz diferença).
Caso os sintomas persistem e/ou se estendam para outros contextos, procure uma boa psicoterapia para investigar com mais detalhes sua ansiedade e proporcionar o melhor tratamento.

Êxito - Orientação e Desenvolvimento Profissional Psicólogo em Salvador

25 respostas

28 JAN 2015

Olá Paula.
O fechamento do mês não pode ser o único culpado pelas suas sensações. Com certeza existe experiências traumáticas desencadeadoras que estão fazendo parte desses sentimentos desagradáveis. Somente através da psicoterapia será possível entender. Procure um psicólogo.

Waldir de Oliveira Psicólogo em Santo André

73 respostas

28 JAN 2015

Paula, é muito importante que você procure ajuda psicológica, o mais rápido possível. A terapia cognitivo-comportamental pode muito te ajudar.

28 JAN 2015

Olá, Paula.

Para vivências como a sua, é altamente recomendável a adesão em um processo psicoterapêutico clínico.

Em tal espaço de acolhimento, você teria a oportunidade de experienciar suas questões sem qualquer tipo de julgamento de valor por parte do(a) seu(sua) terapeuta. Seria um momento seu, aonde você faria um mergulho existencial em seu próprio mundo vivido.

O que pode estar por trás dessa ansiedade em determinados períodos do mês? Num processo terapêutico, você poderia ter a capacidade de, com o tempo, compreender mais esta e mais outras aflições que porventura lhe incomodam.

Saudações.

Diego do Nascimento Mendonça Psicólogo em Curitiba

14 respostas

28 JAN 2015

Prezada Paula

Com certeza vc tem alguma crença desconstrutiva que engatilha essa ansiedade nessa época. Seria bom vc procurar um profissional que te auxilie a investigar e descobrir qual é essa crença e para que juntos possam trabalhar visando dissolve-la e consequentemente essa ansiedade que te perturba, não mais apareça.

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo

272 respostas

28 JAN 2015

Procure um(a) psicólogo(a) pra te ajudar a entender suas dificuldades e para buscar estratégias de enfrentamento. Para algumas pessoas, por motivos diversos, o trabalho acaba sendo mais sofrimento do que prazer. E estas questões precisam ser entendidas a partir das condições de trabalho, de suas relações interpessoais, além de suas questões individuais, familiares etc.). Através de um trabalho de acompanhamento psicoterapêutico, o(a) psicólogo(a) pode te ajudar a encontrar estratégias potencializadoras para lidar com questões colocadas pelo mundo do trabalho (pressão, competitividade, cumprimento de prazos e metas, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, liderança etc).

Psicóloga Cristina Aparecida da Silva Psicólogo em Salvador

21 respostas

27 JAN 2015

Paula, vale a pena entender o que está envolvido no fechamento de mês: pressão com o prazo; medo de errar; tensão diante da responsabilidade…. enfim, são vários os fatores que podem contribuir à ansiedade. Tente identificar os fatores que estão te trazendo ansiedade para que você possa focalizar em soluções que equilibrem suas emoções e seu raciocínio.

Riva Gelman Psicólogo em São Paulo