Uso de antidepressivo em horário de trabalho

Feita por >Vi · 27 mai 2017 Depressão

Olá, tenho 22 anos.Para controlar minha ansiedade e pensamentos meio depressivos, resolvi fazer uso de um medicamento (sem prescrição médica, por decisão pessoal) muito utilizado em caso de fobias, depressão, ansiedade, etc. Mas estou com um pouco de receio, pois meu trabalho exige uma grande estabilidade psicológica, e no caso eu teria que fazer uso deste medicamento no horário do mesmo.

Minha dúvida seria se normalmente os antidepressivos podem não apenas ajudar, mas também prejudicar o sistema psicológico no início do tratamento?

A melhor resposta 29 MAI 2017

Vi,
precisas consultar uma médico para medicação.
Lembre-se que ficar triste, ansiosa ou assustada por um motivo específico é um quadro normal do indivíduo. Depressão desencadeia por diversos motivos e influencia diretamente na produção de neurotransmissores. Precisa descobrir se esses neurotransmissores estão sendo produzidos em excesso ou falta... Podes estar se medicando erradamente e potencializando esses sintomas de depressão.
É fundamental o apoio da família e um acompanhamento adequado para tratar o real motivo que desencadeou essa tristeza. Medicação cura sintomas e não o problema.
Fique bem,

Marci Kraft

Marci Kraft Psicólogo em Joinville

189 respostas

12 JUN 2017

A Psicoterapia tem como objetivo auxiliar pessoas em sofrimento, ou dificuldades com a vida, e que não conseguem resolver sozinhas.
Durante a terapia, o analisando é convidado para explorar seus afetos, pensamentos, comportamentos e fantasiadas presentes no cenário de seu sofrimento. Atenciosamente, Aline M.S.De Coster

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

31 MAI 2017

Olá. Td bem? A indicação é nunca tomar medicação por conta própria. Quanto ao trabalho algumas medicações tem efeitos colaterais como sono, por exemplo. Se vc tem ansiedade ou sintomas depressivos, apenas tomar medicação e algo paleativo. Uma psicoterapia é muito Indicado e talvez vc nem precise ser medicado. Um abraço.

Denise Ferreria Ghigiarelli Psicólogo em Arujá

57 respostas

30 MAI 2017

Vi,
Uso de medicação sem orientação médica poderá criar ou piorar sintomas que você esteja sentindo.
O médico poderá te ouvir e passar medicação que te ajudará e não vai atrapalhar no teu trabalho pois há dosagens e combinações específicas para cada caso.
Cuide de você com carinho e amor e não deixe de consultar um médico para que não se prejudique ou mesmo venha a prejudicar outras pessoas em sua prática profissional.
Te recomendo após ser atendido por médico, que busque terapia para o que te motivou a buscar a medicação em primeiro lugar.
Estou a disposição.
Flávia Brasileiro

Fbrasile Psicologia e Coaching Psicólogo em Palhoça

29 respostas

29 MAI 2017

Ola Vi!
Durante avaliação psiquiátrica além das queixas, sintomas e estado de saúde são levados em consideração também a rotina que a pessoa possui. É escolhido sempre o medicamento que se adeque ao diagnóstico sem ofetecer prejuízos na rotina por isso reveja suas decisões pessoais e não inicie qualquer tipo de tratamento sem orientação médica.
Além de negligência com a própria saúde, este tipo de decisão pode intensificar sua ansiedade ao você sofrer prejuízos em função do medicamento.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

29 MAI 2017

Olá Vi, qualquer tipo de medicação principalmente os psicofármacos que são medicações que interagem no sistema nervoso do cérebro, ou seja saúde mental não deve ser realizado sem a orientação e acompanhamento médico. Os medicamentos psicofármacos com certeza interferem no fator orgânico da pessoas e o grau de comprometimento vai depender de cada organismo, por isso, se faz preciso um acompanhamento médico e psicológico. Essa medicação tem tempo de uso, tem a forma de iniciar e de parar o seu uso, porque não se pode parar sem o desmame, ou seja, não se pode parar bruscamente e pode causar dependência química, ou seja, a pessoa pode adquirir uma dependência e querer usar direto e se parar pode sentir abstinência como uma pessoa que usa algum tipo de droga e se torna dependente e tenta deixar e não consegue parar.

Procure orientação médica e trabalhar esses sintomas relatado por você numa psicoterapia com um psicólogo de sua cidade, será mais sadio do que se automedicar.
Boa sorte, à psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

28 MAI 2017

Oi Vi,
A medicação pode sim interferir, principalmente quando ela não prescrita, como é o seu caso. Existem muitos efeitos adversos, existe o tempo para a medicação começar a fazer efeito, existe a ansiedade em melhorar e tudo isso pode estar acontecendo. Ao procurar um psiquiatra ele poderá lhe indicar um medicamento específico para o seu caso. Existem várias "famílias" de antidepressivos por exemplo, que tem horas e dosagens diferentes, mas quem orienta e cuida disso é o psiquiatra. Para além da questão medicamentosa eu indico a procura de psicoterapia, a medicação pode ajudar a sentir-se melhor, mas seus pensamentos, dúvidas, ansiedade, precisam ser cuidados da forma adequada, com um bom psicólogo. Espero ter ajudado.

Psicóloga Iara Giraldi Psicólogo em Curitiba

26 respostas

28 MAI 2017

Olá Vi,
A resposta é sim, os remédios podem causar problemas psicológicos no início do tratamento. Veja que você já está ansiosa só de pensar em tomar. NUNCA tome remédios de outra pessoa porque cada organismo reage diferente a um remédio psiquiátrico e só um médico pode avaliar sua necessidade de um remédio. Além disso, antidepressivos são tomados diariamente e demoram semanas para fazer efeito. Passe num posto de saúde e marque consulta, o médico clinico geral pode prescrever a medicação indicada para você. Ou busque a terapia com uma psicóloga, assim você aprende a lidar com sua ansiedade sem precisar de remédios. Boa sorte.

Rita Guimarães Psicólogo em Campinas