Meus sonhos estão ligados ao meu problema?

Feita por >Carol · 17 mar 2022 Psicanálise

Me chamo Carol e tenho 18 anos, Até hoje não fui ao médico mas desde o início do ano passado estou acordando com a mandíbula, língua e dentes doendo, aí com mais frequência algo tem acontecido, toda noite praticamente ando tendo sonhos com meus dentes se quebrando, mordendo a língua, esticando a mandíbula até doer, coisas ruins que doem, e acordo com a boca doendo. Os sonhos estão ligados com o meu problema??? Isso acontecia ano passado mas não com tanta frequência.

A melhor resposta 18 MAR 2022

Olá Carol! Grato por perguntar. Certamente que sim. Você está adormecendo e, no ato de dormir, está sonhando conteúdos tensos. Pode, além disso, estar dormindo e cobrindo-se em posições que aumentam o desconforto, de forma a manter o sono, vivendo conexão entre mente e corpo, de forma a dar fundamento, ainda que dormindo, ao desconforto corporal vivido. Repensar respiração, forma de dormir, o que não fazer antes de dormir, posição para dormir, dentre outros aspectos. É frequente tensões emocionais se manifestarem através desses desconfortos.
Será bom você consultar um psicólogo para refletir sobre isso, bem como, será enriquecedor ver as medidas possíveis na área da odontologia.
Estaremos a disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! A máscara protege! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

8602 respostas

20 MAR 2022

Carol seria interessante vc buscar terapia e também um médico para avaliar seu quadro .
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

19 MAR 2022

Bom dia, Carol,
Você pode estar sofrendo de bruxismo uma doença somática causada pelo estresse e acúmulo de tensão, que se concentra sobretudo na mandíbula, onde mantemos o hábito de apertá-la até doer, ou abrir e fechar, causando desgaste na articulação, que pode ser esta dor que você descreveu.
Quando temos muito estresse acumulado, nosso corpo se sobrecarrega de tensão e isto pode se refletir nos nossos sonhos. Por isso você tem sonhado com uma dor e um incômodo que já a acompanham. é um alerta do seu inconsciente para procurar ajuda.
Neste caso, seria interessante passar pela avaliação de um ortodontista (um dentista especializado), para avaliar seus dentes e mandíbula e ver se há mesmo um desgaste, e investigar de onde vem esta dor.
Mas como lhe falei, a causa primária está no estresse e na ansiedade. E neste sentido, a psicoterapia pode ajudar.
Trabalho há mais de 20 anos com doenças somáticas, e particularmente já sofri muito com bruxismo na adolescência. Seeu puder te ajudar, será um prazer.
Fico à sua disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

19 MAR 2022

Boa noite Carol
Pelo relato deve ser bruxismo mas só um medico ou dentista pode avaliar. Procure por um profissional.
Estamos a disposição

Anônimo-390422 Psicólogo em São Paulo

171 respostas

18 MAR 2022

Oi Carol,
Sim... os sonhos dizem a respeito de voce, do investimento que está fazendo no teu concreto existencial.
Precisa de orientação para compreender os sonhos, são muito significativos, precisa tomar providências, escolhendo e fazendo psicoterapia para compreender-se, conhecer-se.
Os sonhos são a linguagem da vida, é um chamado para fazer, corrigir, enfrentar, conquistar.
Não é por acaso que está aqui, está aqui para se realizar e quando não está no seu rumo certo, tanto os sonhos como os sentimentos e as reações do corpo, dizem o que precisa fazer.
Convém também ir ao dentista para providenciar uma proteção aos teus dentes pelos apertamentos ou até possível ranger dos dentes, consequência do estado de tensão que vive.
Abraços

5817 respostas

18 MAR 2022

Olá
Me parecem sinais de bruxismo, mas é necessária uma avaliação mais calma e precisa. Se for o caso, o trabalho conjunto entre um dentista (que te alivie as causas físicas de firma imediata) e o psicólogo (que te ajude a entender as causas dessa tensão toda) vai ser bem interessante.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

18 MAR 2022

Olá!
Seus sonhos estão relacionados aos seus restos de pensamentos, imagens, sons que você tenha tido durante dias…
É difícil pensar assim sem te conhecer o que possa ser, mas a tesão, preocupação com algo também podem estar relacionadas com essa pressão no maxilar. Penso que seria interessante ir a um dentista e também procurar um psicólogo para entender o que pode estar te levando a isso. Fico q disposição

Dyenifer dos Santos Psicóloga Psicólogo em Selbach

11 respostas

18 MAR 2022

Boa noite Carol
Sugiro que inicialmente procure ajuda médica para sinais físicos. Posteriormente a ajuda psicológica.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre