Meu relacionamento me dá pânico

Feita por >Amanda · 22 fev 2021 Dependência emocional

Estou em um relacionamento onde comecei o namoro em menos de um mês que a gente se conhecia, e com quase dois meses de namoro eu tentei terminar, mas não consegui pois ele me falou um monte de coisa, por exemplo, que ele ia se matar e que ele já tinha até botado a arma na cabeça pra tentar, ele falou que eu tinha chego em um momento que ele precisava e era a base dele. Desde então nosso namoro não foi mais o mesmo, eu cheguei a falar pra ele que gostava dele mas não ia conseguir ficar falando que amava pois não era verdade.
Hoje estamos quase um ano juntos e eu me sinto horrível, tenho ataques de choro, ataques de raiva, coisas que nunca tive, me sinto vazia, sempre penso em terminar mas me vem na cabeça isso dele se matar, e minha consciência pesa e nunca consigo terminar. Eu não sei o que fazer

A melhor resposta 22 FEV 2021

Olá Amanda...
Que bom que compartilhastes um pouco de seu sofrimento..
Parece-me que seu namorado desenvolveu dependência emocional por você e está usando de artifício como forma de chantageá-la para ficar ao lado dele, mesmo não mantendo nenhum sentimento por ele.
Neste caso, a dependência causa sim, muito sofrimento a pessoa dependente, mas nada que a possa obrigar a outra pessoa a conviver com ela.
No caso dele ter falado em tentar terminar com a vida, o ideal é buscar ajuda de um médico psiquiatra e de um psicólogo, para que possam ser trabalhados esses sentimentos de insegurança, medo, angústia, desespero e chantagem.
Oriento você a também buscar ajuda psicológica para trabalhar seus sentimentos, compreendendo o processo de dependência que vem vivenciando com seu parceiro.
Busque trabalhar seu autoconhecimento, autoconfiança e autoestima. Busque o fortalecimento emocional para poder sair dessa relação que só vem lhe causando sofrimento.
Pense em você e na sua felicidade.
Espero poder ajudar.
Fico a disposição.
Abraços Francieli

Francieli Cristina Wingert Psicóloga Psicólogo em São Miguel d'Oeste

238 respostas

23 FEV 2021

Amanda, se vc está em um relacionamento q não te satisfaz e te deixa mal vc deve repensar sua vida.
Vc n tem q se sentir responsável por ninguém..faça sua parte.
Se interessar fazer terapia sou Mônica psicológa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

22 FEV 2021

Oi Amanda,
É muito difícil viver dentro de uma relação onde não gostaria de estar. Isso gera ansiedade e raiva que pode desencadear para uma depressão.
Você não tem culpa dessa situação e precisa de ajuda para resolver.
É fundamental fazer psicoterapia, através de técnicas o psicólogo ira te ajudar a retomar sua vida, para seguir enfrente, sem culpa e sem traumas.
Fico a disposição para ajudá-la.
Um abraço.
Rute Martins - psicóloga clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo