Meu primo assumiu que é homossexual, porém somos evangélicos, como ajudá-lo?

Feita por >Lourdes · 20 fev 2024 Orientação sexual

Somos de uma família evangélica, e meu primo contou para mim que é homossexual, como devo ajudá-lo ? Porque tenho minhas crenças, mas o amo muito e jamais irei virar as costas para ele. Como ajudar ele dentro da família?

A melhor resposta 6 MAR 2024

Olá Lourdes!

Pelo que você expôs, ele compartilhou isso diretamente com você, o que parece demonstrar uma grande confiança em você. Nesse momento, é importante acolher, afinal deve ser desafiador assumir para você e lidar com as expectativas e crenças das pessoas ao redor.

Você pode oferecer esse auxílio para ele se mostrando à disposição para conversar, ouvir as preocupações, pensamentos e sentimentos que ele vem vivenciando, como tem sido esse processo e as questões que ele vem lidando. Esteja aberta para ouvi-lo e compartilhar sua opinião sem, no entanto, pressioná-lo para falar. Por fim, você pode oferecer ajuda caso ele precise de algo.

Precisando de orientação e auxílio nesse momento, fico à disposição para conversar.

Abraço!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

56 respostas

18 MAR 2024

Olá, Lourdes. Espero encontrá-la bem. É maravilhoso que seu primo tenha compartilhado isso com você. Esse gesto demonstra o quanto ele confia e aprecia sua amizade. É compreensível que você possa ter algumas preocupações ou incertezas sobre como apoiá-lo da melhor maneira possível dentro de suas crenças religiosas. Primeiramente, é fundamental mostrar a ele amor incondicional e aceitação, lembrando-se de que somos todos seres humanos dignos de amor, respeito e compreensão, independentemente de nossa orientação sexual. Além disso, vocês podem procurar grupos de apoio dentro da comunidade evangélica que tenham experiência em lidar com questões relacionadas à sexualidade e fé. É importante buscar orientação de líderes religiosos que tenham uma abordagem amorosa e inclusiva, e que possam ajudar a orientá-los da melhor forma possível.

Gláucia Mota Franco Psicólogo em Brasília

6 respostas

14 MAR 2024

Olá.
Fortalecer os vínculos de confiança que ele já tem com você pode ser um caminho bem importante nessa jornada.
Importante também é estar disponível em articular com as diferenças que podem aparecer durante esse processo. A terapia pode ser uma boa estratégia tanto pra ele, que está passando por essa fase desafiadora, quanto para você e outros familiares, dessa forma é mais fácil acolher essa nova demanda que apareceu na família, afinal me parece ser um assunto delicado perante os demais. Tão delicado que ele dedicou um confidência importante pra você.
Ficarei feliz em acompanhá-los nessa trajetória, fico à disposição.

Adilson Ferreira Psicólogo em Rio de Janeiro

6 respostas

9 MAR 2024

Olá Lourdes,
Eu compreendo seu sentimento e acredito que, como ele te procurou para contar algo tão importante, ele confia muito em você. E também compreendo suas crenças religiosas.
Neste momento, o mais importante é acolher seu primo, dar apoio, demonstrando abertura para conversar sobre o assunto, sobre as preocupações e sentimentos dele. Esteja aberta a ouví-lo.

Espero ter ajudado.
Me coloco à disposição, se precisar de ajuda!

Carol Freitas Psicólogo em João Pessoa

8 respostas

28 FEV 2024

Oii, Lourdes, espero que esteja bem! Fico feliz por ter compartilhado a sua dúvida e espero poder te ajudar!

Primeiro, nós precisamos pensar que o seu primo precisou de muita coragem para conseguir dar esse passo tão grande, e que é um momento no qual a vida dele pode estar cheia de conflitos. Se você quer ajudá-lo, vamos então colocá-lo em primeiro lugar, porque nós fazemos pelo outro aquilo que o outro faria para si mesmo, e não o que nós desejamos para nós.

E como fazer isso? É bem simples, você só precisa conversar com ele, conhecer o novo ele. Pergunte a ele sobre tudo, sobre sua vida atual, como ele está, como ele lidou com tudo isso, como foi estar sozinho antes de revelar a sua orientação sexual, o que ele espera para ele (seus planos, desejos, sonhos), e esteja aberta para ouvi-lo e apontar como você se sente também de forma acolhedora. E ao final, você pode perguntar se ele precisa de ajuda, e o que você pode fazer para ajudá-lo, se colocando a disposição dele para dar apoio emocional.

Infelizmente, essa ainda é uma questão muito delicada em nossa sociedade, e precisamos lidar com ela com o máximo de amor e respeito possível. Temos que pensar que somente nós mesmos conhecemos nossas dores, nunca sabemos de fato como é estar na pele do outro, então, porque não ser empático?!

Espero ter te ajudado e que você esteja se sentindo mais confortável, um abraço!

Samanta Xavier | Psicóloga - CRP-04/74671

Samanta Xavier Psicólogo em Uberaba

12 respostas

28 FEV 2024

Boa noite, Lourdes! Obrigado por perguntar. Todo ser humano é extremamente rico de possibilidades, potencialidades, capacidades, saberes, a tal ponto que dizer-se com essa ou aquela característica, mostra um dentre milhares de aspectos. Companhia, respeito, solidariedade, diálogo, acolhimento, abertura para ver cada pessoa, na melhor completude possível, ponderando sua individualidade, especificidade, implicará em ajuda-la e vivenciar verdadeira religiosidade.
Estou a disposição para maiores detalhamentos.
Atenciosamente,

8609 respostas

27 FEV 2024

Nesse momento, ele pode contar com algo muito importante: seu apoio. Pela forma como você colocou, a impressão é que a atitude de assumir que é homossexual foi recente. Pode ser que muitas questões relacionadas a essa revelação possam ainda não estar bem resolvidas para ele mesmo, pois no momento em que ele consiga lidar de forma livre e responsável com sua escolha, ele próprio poderá mostrar à família que o amor por eles e pelos valores religiosos permanecem. Seria muito importante ele buscar a terapia como forma de entrar em contato com seus sentimentos e emoções, a fim de poder lidar melhor com seus desafios. Fico à disposição; abraços.

Anônimo-427854 Psicólogo em Rio de Janeiro

10 respostas

27 FEV 2024

Olá Lourdes,
neste momento ele precisa de acolhimento, pois para ele não deve ter sido fácil assumir para você e diante dos valores que foram criados ele deve estar vivendo diversos conflitos que fogem do controle dele. A opção sexual de uma pessoa independe da forma que é criada ou meio que vive é algo natural e ele precisa se acolhido para lidar com seus conflitos.. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

217 respostas

27 FEV 2024

Olá, independente do segmento religioso da família, e de como enxergam os valores cristãos, esse primo carece de acolhimento para que se sinta apoiado da forma de como se percebe em sua sexualidade. A cultura da inclusão por princípios humanos são necessidades que as habilidades psicológicas pode ajudar a treinar e assim alcançar o bem-estar na família, e em quaisquer outros lugares na sociedade!
Contem comigo!

André Santos de Sousa Psicólogo em Santarém