Meu namoro não tem comunicação

Feita por >Vanessa · 23 fev 2023 Abordagem psicológica

Meu namorado é depressivo, passou por uma trajetória bem difícil, com resquícios de abandono. Fez tratamentos com vários medicamentos, inclusive de medicamentos com diagnóstico de bipolaridade, mas que depois viram que ele não tinha, além de outros tratamentos como psicóloga e acupuntura.
Quando o conheci ele estava tomando as medicações e fazendo todos esses tratamentos, ficava a inércia, dizia não sentir muita coisa no toque e no emocional. Porém, tivemos dias maravilhosos e alegres, fizemos coisas que nem mesmo eu sozinha, não faria.
Depois de uns meses ele fez o desmame do remédio e o psiquiatra o deu alta.
A partir dali achava que enfim, daria tudo certo.
Meu namorado sempre se mostrou sem comunicação, parece não compreender os meus sentimentos, Hoje, 9 meses depois, estou passando por sérios problemas por conta disso, sou uma pessoa muito ansiosa, que sente demais, se preocupa demais e isso causa um desequilíbrio no nosso relacionamento, meu namorado não se comunica comigo de jeito nenhum e quando aparece algum conflito para lidarmos juntos ele trava, não fala nada, fica sem reação, isso me deixa agoniada, ele não diz o que sente, ele não diz o que quer. Quero ser compreensiva, Ontem, depois de muito pressionar para se abrir, ele falou pra eu esperar melhorar, porque ainda tem sequelas. Mas essas sequelas me machucam muito, fico me perguntando se continuo nesse relacionamento por falta de amor próprio ou por medo de ficar sozinha.
Ao mesmo tempo eu fico preocupada com ele e tento entender que isso não é culpa dele, por mais que as atitudes me machuquem muito.

A melhor resposta 24 FEV 2023

Vanessa
Voces precisam se conhecer.
Precisam conhecer como a mente funciona, como ela se organizou para funcionar diante dos desafios que encontrou no seu percurso do 1º dia de gestação até, principalmente os 5 anos de idade. Cada um passou por problemas diferentes e diantes destes, a mente foi se ajustando com mecanismos de defesa e de ataque, com recursos.
Pode ser que voces tenham características diferentes de ação e reação, de relacionamento e formas de amar...
Sabendo disso, melhor se organizam para entender o outro.
Precisam fazer análisede suas características.
Abraços

5817 respostas

25 FEV 2023

Oi, Vanessa! Vocês têm traços de caráter (modos de pensar ,agir e sentir ) diferentes. São apenas modos divergentes, não que um seja normal e o outro não, são jeitos diferentes mesmo. Você é mais do sentir, do emocional, e ele deve ter os traços que são mais do racional, ele não sabe colocar em emoções, assim como você talvez não saiba racionalizar o que sente. Todos nós temos 5 traços de caráter , só que uns predominam mais. Busque um horário comigo para eu te explicar como você e ele funcionam mais profundamente e como poder vencer as dificuldades, saber comunicar e se fazer comunicar com ele nesse relacionamento. Vocês estão sofrendo pela falta de conhecimento das suas personalidades, é isso que precisa mudar. Todo relacionamento com problemas é meio a meio pra cada. Nem você nem ele estão se fazendo entender por não entenderem a si mesmos, não tem a ver com falta de remédios nem nada disso, mas com ignorância em relação a si mesmos. Agende um horário. Estou à disposição.
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

24 FEV 2023

Olá Vanessa, primeiramente gostaria de parabenizá-la por sua coragem e iniciativa em procurar ajuda psicológica para essa situação que pelo seu relato está se tornando em uma relação de có-dependência onde você esqueceu que independente de estar ou não com ele você já existia e vai continuar existindo. Deixa eu tentar fazer você entender melhor, a depressão é uma doença que não tem cura e sim controle porque é uma doença que envolve vários fatores, fatores biopsicossocial (bio-genética, psico-vulnerabilidade psíquica/orgânica e social-história de vida social do ambiente familiar e outros). E como a pessoa não é a doença e sim uma pessoa em sofrimento por questões biopsicossocial se faz necessário para o tratamento, além dos antidepressivos e ansiolíticos o tratamento de psicoterapia continuada. Agora quanto a você que percebo ter idealizado uma pessoa que não existe nele e que investiu muita energia neste relacionamento e se tornou dependente deste relacionamento se esquecendo de você e também de que a sua felicidade não deve depender do outro e sim de você e por ter desenvolvido um comportamento de possessividade sobre ele, ou seja, se eu cuido eu quero ter o controle sobre esse que eu cuido e quando esse controle me foge das minhas mãos eu fico perdida e frustrada, acredito que seria interessante um trabalho de terapia online ou presencial.
Att. à psicóloga Ussénade Maria de Oliveira

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

24 FEV 2023

Olá Vanessa! Obrigado por escrever. Com base em seu texto:
- Falta de amor próprio ou medo de ficar sozinha são componentes inadequados para um namoro de qualidade. Certamente é preciso amadurecer aprimoramento do amor próprio. Sozinha é uma questão que precisa ser melhor pensada. O grande companheiro de cada um de nós, somos nós mesmos. Antes de namorar com outra pessoa é preciso namorar consigo mesma, no ambiente pessoal e relacional. Para isso é preciso ter turma de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, com convivência frequente, é enriquecedor praticar esportes coletivos de contato, é importante ter estudos sérios e consistentes, trabalho e/ou preparação séria para o trabalho.
Namorar com outra pessoa, antecedido pelo amor próprio, é experiência para aprendizado, para amadurecimento. Namoro, na verdade, na maior parte das vezes não dá certo, não deve dar certo, para que se amadureça, desenvolva condições para autonomia, se pratique a autonomia, para não viver no futuro, dependência doentia.
Pelo relatado, você precisar terminar esse namoro com ele, aprimorar autoestima e enriquecer vida social/cultural/educacional, para que possa firmar delimitadores da essência de tua identidade.
Estarei a disposição para aprofundamentos.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, mentirosos e antidemocráticos.

8644 respostas

24 FEV 2023

ola! Você estar precisando de ajuda? Então agende sua sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

24 FEV 2023

Olá Vanessa.
Ele precisa de acompanhamento psicológico para trabalhar os traumas, por mais amor que você tenha por ele, a decisão é dele.
Quanto a você, também sugiro acompanhamento psicológico para trabalhar sua ansiedade e evitar absorver os problemas que não pode resolver.
Estou à disposição para ajudar.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

663 respostas

24 FEV 2023

Olá, Vanessa
Um processo de terapia de casal pode ajudar na comunicação de vocês, mas mão exclui a necessidade de que suas questões também sejam tratadas com cuidado, como por exemplo essa sensação de ansiedade que te faz "se preocupar demais". Isso pode ser explorado em uma terapia individual também.
Boa sorte no caminho de vocês
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha