Meu noivo e minha filha nao tem uma comunicação.

Feita por >Drica · 7 fev 2023 Terapia familiar

Meu noivo e eu logo vamos casar falta poucos dias, estamos juntos a 5 anos, tenho uma filha de 10 anos. A questão e que ele reclama que ela nao da boa noite, quando o vê nao abraça, comprimenta, sabe, ela gosta dele, porque pergunto e ela sempre fala que ele e legal e que gosta, se nao, nao estaria junto com ele, ele à trata super bem, porem eu sinto la no fundo que ele nao a ve como enteada, falta algo, e ele culpa ela e eu que eu preciso fazer algo, mas ele às vezes, nem apresenta ela pros outros, e me cobra que ela não demonstra afeto, e isso ta me machucando porque eles sao tudo pra mim, sempre quis ter alguém que nos amasse, e me culpo se realmente e a pessoa certa em nossas vidas

A melhor resposta 10 FEV 2023

DRICA
Teu noivo não é o pai da tua filha...
Para ela, teu noivo ainda é um estranho, um invasor! Ela o percebe como alguém que está tirando a mãe dela...
Já está sem o pai... vai agora ficar sem a mãe também?
É isso o que se passa na cabeça dela... e de nada adianta forçar ela... é como a mente dela registra isso.
Portanto, voce deve ter muita paciência e amor em lidar com ela, não forçá-la gostar, não force ela que deve aceitar o teu noivo... quanto mais forçar, pior fica.

Teu noivo precisa ser humilde e respeitar a tua filha, respeitar o sentimento dela;
Ele padastro por estar ocupando o lugar do pai dela... mas quem vai aceitar ou não é a mente dela e isto depende do diálogo que voce tem com o pai dela... O que aconteceu com o pai dela? Como voce está com ele? Como ela está com o pai dela?
Quanto mais harmonia, mais facilita a interação com o padastro.
Quanto mais conflito, mais dificulta a interação.

5912 respostas

10 FEV 2023

Oi, Drica! Tem traços de personalidade que não são dados a ficar de chamego ou abraços e beijos, e mesmo assim, gostam , só que demonstram de modo diferente. É um jeito de funcionar. Quando vocês dois entenderem isso, vai ser um relacionamento mais leve, sem cobranças. Não exija dela algo que não é da natureza dela só para agradar aos outros, mesmo sendo seu noivo. Respeitem o modo dela de ser e estará tudo certo. Estou à disposição.

Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

8 FEV 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então agende uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

8 FEV 2023

Olá Drica! Obrigado por escrever. Há muitos aspectos que precisam ser analisados com maior profundidade e cuidado. Crianças de dez anos, tendem a lidar com situações de divisão nova de afeto e aproximação, com maior precaução. Isso é até adequado. Ele não a apresentar a outros, é outra questão. Isso precisa ser melhor compreendido. Nesse panorama de futura família, antes, você precisa desenvolver profunda convicção para que não vivência frustrações e arrependimentos. Será que está na hora de se casar. Pelo escrito, por enquanto, você não sente confiança.
Converse mais cientificamente com um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.