Não confio no meu noivo

Feita por >Carol · 22 jan 2021 Terapia de casal

Em fevereiro completa 3 anos de namoro, e a pouco tempo engravidei e estpu perto de parir, mas infelizmente peguei mensagens comprometedoras do meu noivo, ele estava conversando em um site online com outro homem, trocavam varias mensagens safadas e em uma delas querendo que o homem fizesse sexo com ele. Eu n aguentei tirei satisfação ele assumiu que era bissexual e que nunca me traiu pq me amava, mas eu nao consigo aceitar essa situação e fico pensando que ele vai me trair a qualquer momento e sempre desconfiei que ele gostava de homens. Depois que conversamos decidir "perdoar" por causa do nosso filho que esta quase a nascer, mas eu n consigo confiar nele e sempre acho que ele ainda mantem essas conversas picantes com vários homens na internet.

A melhor resposta 25 JAN 2021

Olá Caro tudo bem?
Confiar em alguém geralmente se dá por um processo de construção diária, a partir de uma relação que exista transparência e diálogo. Talvez voltar a confiar no seu noivo seja uma tarefa que também despenderá um tempo, além da construção diária e de diálogo entre ambos. É importante que você se perceba ao lado dele, ou seja, como você vai lidando com as situações de desconfiança e, caso essas sejam da ordem do insuportável e do insuperável, será momento de pensar em seguir a vida sem a presença dele. Porém, é muito importante deixar claro que existe ex-namorado, ex-noivo, ex-marido, mas não existe ex-pai. Sendo assim, mesmo separados, ele continuará sendo o pai do seu filho.
Grato pela pergunta, qualquer coisa estou à disposição.
Psicólogo/Psicanalista Túlio Bueno R. Martins

Túlio Bueno R. Martins Psicólogo em São Paulo

86 respostas

25 JAN 2021

Oi Carol, que bom que você está procurando ajuda para lidar com essa situação que é realmente delicada e difícil. Não é fácil voltar a confiar em alguém quando nossa confiança é quebrada. E às vezes nos relacionamentos começamos a nos perguntar o que de fato é traição ou não, e o que deveríamos "deixar passar". Não há resposta pronta para isso, porque cada pessoa tem a sua história. Será muito bom para você começar uma terapia para descobrir o que realmente é melhor para você nesse momento. Se o seu parceiro aceitar, vocês podem fazer terapia em casal também.
E você Carol está com o coração no lugar certo ao se preocupar com que tipo de família e futuro vai oferecer ao seu filho.
Sempre existem opções para lidarmos com as dificuldades. Você pode se reconciliar com seu parceiro, assim como você pode também escolher obter suporte de outras pessoas na sua vida. Tudo depende da história de vocês e do que vai te fazer bem.
Na terapia é possível analisar as opções de escolha que você tem, fortalecer seu amor próprio e desenvolver o perdão. Fazer terapia é importante porque se você e seu parceiro estiverem bem, sua maternidade também vai ser mais feliz e seu filho vai receber o amor e a segurança que ele precisa.

Psicóloga Claudia Francielli Anjos de Oliveira Psicólogo em Artur Nogueira

1 resposta

24 JAN 2021

Carol, que situação difícil essa sua . Este momento que deveria ser de muita felicidade com a chegada de um filho, está sendo de angústias e incertezas. Acho que neste momento, você deveria procurar uma ajuda profissional. A terapia irá te ajudar a entender o significado deste relacionamento e te fortalecer para tomar as melhores decisões.

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul

187 respostas

23 JAN 2021

Olá Carol! Grato por escrever. Muitas vezes um filho amadurece muito as pessoas, as faz ponderar mais responsavelmente suas ações. É preciso considerar essa possibilidade. Pode ser que esse pai se imagine tal qual ele imaginaria o pai dele. De outro lado, é preciso conduzir a gravidez com calma, serenidade, receber o filho com a harmonia e as ações que a situação propicia e exige. Recebe seu filho com doçura e carinho. O bebê ficará melhor com a boa convivência entre os pais, com a admiração dos aspectos bons e construtivos que cada qual apresenta. Com calma e maturidade vocês construirão caminhos que integrem a criança. Esses caminhos precisam ser temperados com sabedoria e esforço por convivência harmônica.
Pode ser que você precise contar com o ouvido profissional de um psicólogo, caso não encontre o tempero da serenidade.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, abertura mental - Vacina para todos - Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

23 JAN 2021

Cara Carol,
Você sempre terá um pé atrás com esse relacionamento pense nisso e procure cuidar melhor de sua vida e de seu filho.

Rodrigo Nascimento Psicólogo Psicólogo em Belo Horizonte

29 respostas

23 JAN 2021

Olá Carol.
Grata por participar.
Bem delicada essa questão.
Mas com certeza você precisa pensar em você e no seu filho também. Faça tudo com calma.
O diálogo franco com o seu namorado é primordial. Novo contrato deve ser fechado para seguirem em frente. Se possível procure fazer terapia de casal para que juntos com o terapeuta você se fortaleça e restaure a sua confiança nele.
O profissional saberá conduzir o diálogo com o seu namorado e ele também sentindo-se seguro poderá obter a ajuda que precisa para perceber até que ponto a atitude dele o está prejudicando ou prejudicou a sua confiança nele. Caso se observe algum sintoma de descontrole nas redes sociais e até mesmo o vício instalado, ele terá a oportunidade de saber como se livrar desse comportamento e que atitudes deve tomar se quiser sinceramente mudar. Caso o seu namorado não aceite a terapia faça você individual. Mas não se isole e não evite em pedir ajuda.
Apenas, tome o cuidado, com relação à dizer que ele se relaciona com vários homens e de verificar se o seu medo é real, se o que teme está realmente acontecendo para não acabar o seu relacionamento devido a fatos que você não tem base concreta. Uma boa medida é o casal não ter senhas nas redes sociais e que você tenha acesso às entradas dele e que cada um se dedique em tempo integral na preservação da união e do juramento que fizerem um ao outro. Tudo isso vocês podem tratar durante a terapia. Se possível procurem um psicólogo que atue na área da sexualidade.
Espero ter ajudado.
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

22 JAN 2021

Olá Carol.
Compreensível sua angústia e medo.
É difícil perdoar um ato cometido pela outra pessoa.
Vejo que você não está sabendo como lidar com essa situação, pois por mais que ele lhe confessou como verdade o que aconteceu, sua confiança nele está prejudicada, não mais acreditando nele.
Pois a dúvida e a insegurança persistem, em sabe que ele ainda pode vim a cometer uma traição com outro homem.
Oriento você a procurar ajuda psicológica para se tranquilizar, principalmente neste momento em que estas prestes a dar a luz, para que seus sentimentos e aflições não venham a prejudicar o bebê.
Procure trabalhar em terapia seu fortalecimento emocional e pessoal, seu autoconhecimento e sua autoestima.
Busque compreender seu marido e os motivos dele de ter essas atitudes. Converse com ele a respeito de tudo o que lhe importuna, tire todas as dúvidas e incertezas.
Se necessário, leve-o para a terapia também para que ele também compreenda seu lado mulher e mãe.
Pense em você e no filho que carrega em seu ventre.
Busque estar bem consigo mesma.
Espero poder ajudar você.
Fico a disposição.
Abraços Francieli

Francieli Cristina Wingert Psicóloga Psicólogo em São Miguel d'Oeste