Meu namorado parece marido da mãe dele

Feita por >Gabriely · 19 set 2023 Terapia de casal

Eu e meu namorado e noivo, estamos a algum tempo justos, ele tem 25 anos e eu 21 anos, estou prestes a me forma na área que escolhi e sempre me imaginei casando após a faculdade, mas nossos planos foram interrompidos pela minha sogra que é divorciada pelo simples fato de que vê o filho como um marido e sempre o orientou a dar uma casa a ela antes de casar, então meu noivo está construindo pra ela e ela tem exigências na casa, mas diz não ter dinheiro para ajudar em nada! Estou no meu limite, pois meu namorado vê como uma obrigação dar uma casa a ela para depois pensar na nossa, e o pior!!! Ele quer construir em cima da mãe, me sinto egoista por não gostar dessa situação, pois acho que um casal tem que pensar primeiro neles e dps nos pais, pois cada um teve o tempo de conquistar suas coisas e agora é a nossa vez! Um dos motivos que irá me fazer terminar é se meu namorado não se impor com a mãe pois a mãe exige um portão na casa de 13 mil reais, sendo que podemos colocar um de 3,500 reais e que fará a mesma função , mas ele alega que a casa é da mãe e ela quem escolhe, não penso dessa forma, pois é ele quem paga tudo e se quer um futuro comigo, teria de ver o melhor para o bolso dele e não aos luxos da mãe... sou egoísta por estar frustrada com isso?

A melhor resposta 21 SET 2023

Oi Gabriely
Você é apenas noiva dele, ainda não casou, ainda está em tempo de lidar com este problemão:
Ele, apesar de ter 26 anos, ainda não cortou o cordão umbilical psicológico com a mãe dele e se ele não cortar (o que demanda tempo...) voce sempre será a segunda no coração dele. A primeira sempre será a mãe dele...
Isso certamente te deixa desconcertada, isto não satisfaz o que você busca: um lar independente onde ninguém se meta, onde voces possam ser donos da casa e da vida de voces.
Creio que isso obrigará a repensar sobre a tua vida, se é isso que voce quer.
E não espere que as coisas se resolvam depois do casamento...
Se necessitar, fico à disposição
Abraços

5817 respostas

20 FEV 2024

Ei Gabriely,
Primeiramente não se cobre tanto. Pelo que fode traz parece que vocês dois tem visões diferentes sobre noivado, casamento e família. Dessa forma é muito difícil julgar quem está certo ou errado, até porque são perspectivas diferentes. Às vezes essas são diferenças que se encaixam com o tempo, às vezes não. O que você precisa entender nessa situação é: até onde é suportável para você permanecer nessa situação? E se ele não conseguir se posicionar como você gostaria? O que você fazer em situações como essa em que você percebe que seus limites estão sento ultrapassados?
Para que um relacionamento vá afrente com maturidade é necessário que as duas partes consigam ter o mesmo objetivo. E se o objetivo dele não for o mesmo que o seu? Você está disposta a suportar?

É uma situação muito delicada e que é necessário entender como isso tem te afetado e quais as ferramentas que você tem para enfrentar ou não esse momento.

Caso queira falar melhor disso que você tem passado, te convido para uma sessão.

Bruna Meyrelles Psicóloga
CRP 16/7493

Bruna Meyrelles de Melo Psicólogo em Serra

42 respostas

22 JAN 2024

Gabriely, você está certinha , não é egoista não. Ele é filho e não marido dela, deve obrigações com você. Eles têm uma dívida emocional e ele precisa ter consciência, enquanto isso não acontecer, ela vai ficar nesse jogo e ele caindo, e destruindo a relação de vocês ,aliás, nessa relação aí não entra outra mulher não, enquanto não barrar isso, parar, colocar essa mãe no lugar dela , ele não vai ter mulher alguma mais. Isso é tóxico, doentio, mas para eles é normal. Um alimenta o outro. Ela manda, ele obedece, daí até por isso que se divorciou porque transformou o filho no marido. Está tudo errado. Caso ainda queira mais orientações, entre em contato.
Steffany E. Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

10 OUT 2023

Olá, Gabriely.
O que realmente te incomoda: ele ceder aos pedidos da mãe e dar muita atenção a ela, ou ele não ceder as suas exigências e dar menos atenção a você?
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

26 SET 2023

Olá Gabriely,
cortar os laços com a mãe não é fácil. Ainda mais uma mãe que vem idealizando o sonho da casa proporcionada pelo filho. Sugiro que sentem e conversem sobre a relação de vocês o que querem construir juntos e como irão fazer isso acontecer. Chegar num limite no que pode ser feito para mãe para que não prejudique a construção da sua própria vida é muito importante. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

227 respostas

25 SET 2023

Olá, Gabriely.

Entendo o colocado acima. Talvez fosse necessário mais uma conversa com o teu noivo, de uma forma mais assertiva (cuidado para não se colocar de forma agressiva, visto que sente grande incômodo, talvez raiva com a postura dele), posicionando a ele seus sonhos, seus planejamentos. Natural você não querer morar em cima da casa da mãe dele, natural você querer ter mais independência. Me parece que ele ainda é muito ligado a essa mãe e cortar isso não será nada fácil. Além disso, vocês precisam checar, se ainda que ele esteja ajudando a mãe se não teria como vocês dois morarem (de aluguel) em outro local e mais para frente pensarem em uma casa propria (se for do desejo de vocês).

No que eu puder te ajudar estou por aqui ;-)

Carolina Cohen Psicólogo em Rio de Janeiro

81 respostas

20 SET 2023

Olá Gabriely! Obrigado por escrever. Juntando o conteúdo descrito com a idade de vocês, nos torna fácil afirmar que vocês ainda não estão maduros, prontos para se casarem. A sociedade atual é complexa, a natureza humana é complexíssima. Você ainda está com vinte e um anos, se formando. Falta aprofundar estudos, direcionar e estabilizar trabalho. Ao mesmo tempo, tanto você quanto ele, nessa idade, devem dar prioridade para estudos sérios e consistentes, trabalho comprometido e aprofundante, grupos de estudos, arte, esportes coletivos de contato, cultura, serviços comunitários, dentre outros.
Amadureçam!
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.