Meu namorado não me considera sua família

Feita por >Pat · 28 jan 2018 Terapia de casal

Namoro há 7 anos, meu namorado é extremamente família, sempre deixa claro querer casar comigo, ter filhos e etc. No entanto, sinto como se eu tivesse um sentimento de estarmos rumando para a construção de algo nosso, nossa família, enquanto ele é mto apegado à família dele. Ele faz faculdade fora, então namorados a distância, e ele falou que quando terminar o curso, a prioridade é voltar pra cidade da família, não vir para a minha, que é a segunda alternativa. Além disso, ele fala como se eu fosse parte da família dele, mas não é o que demonstra. Sempre faz declarações pra família nas redes sociais, enquanto postar coisas comigo é raridade, também não me citou no texto de agradecimento da formatura, o que me magoou profundamente. Quando eu falei, ele disse q eu tava inclusa como família, mas ele citou especificamente algumas pessoas da família, enfim.. acho que eu merecia um pouco mais de destaque depois de tanto tempo e tanto companheirismo. Ele é mto carinhoso, faz de tudo pra me levar em passeios, me ver feliz, mas essa questão me tem tirado o sono.

A melhor resposta 28 JAN 2018

Oi Pat, está muito claro o quanto você se sente excluída da vida do seu namorado, por perceber que ele prioriza a família e não você. Talvez fosse o caso de ter um diálogo aberto com ele, sobre como você se sente em relação a isso. Se ele realmente prioriza a família, há uma razão para isso. Se você aprender a lidar com isso poderá relaxar a aproveitar melhor o relacionamento. Uma sugestão seria que você fizesse terapia, para aprofundar melhor nessas inseguranças. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

1 FEV 2018

pat!!! procure um terapeuta de casal e convide seu namorado para vcs fazerem juntos, ok?

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

31 JAN 2018

Pat,
Eu fiquei pensando enquanto lia o seu relato num desejo que você alimenta de ser o centro das atenções na vida do seu namorado. Compreendo que estão juntos há muito tempo e que deseje que a relação passe para um outro nível.
Mas me intrigou um pouco a sua questão com a família dele, as expectativas que cria... me dando um pouco a sensação de competição...
Eu sugiro que você busque um profissional para ampliar o olhar para essa necessidade que você criou pra você mesma.
No mais desejo boa sorte!
Um grande beijo
Erica Taylor
Psicóloga SP

Anônimo-245300 Psicólogo em São Paulo

198 respostas

30 JAN 2018

Oi Pat, a base de todo relacionamento é o dialogo. Tenha uma conversa clara com ele, expondo como voce se sente. Fale dos pontos negativos e positivos do relacionamento, ouça o que ele tem a dizer e analisem juntos qual a melhor forma de resolver esse impasse.
Abraços!

Psicóloga Raquel Gonçalves Ribeiro Psicólogo em São Paulo

21 respostas

30 JAN 2018

Olá, Pat!
Pude perceber com o seu relato que sua dificuldade em ligar com a priorização dele em relação a família relacionasse diretamente ao seu desenvolvimento pessoal, no sentido de que não parece que ele tenha uma relação de dependência familiar, não parece que essa priorização bloqueia o desenvolvimento pessoal dele. Estou certa?
Bom, se isso é saudável para ele é interessante você se perguntar mais profundamente por que isso lhe afeta tão profundamente e de que modo isso chega em você e afeta a sua vida. São questionamentos que merecem um cuidado, um profissional pode lhe auxiliar nessa caminhada de modo saudável e buscando o desenvolvimento saudável.
Espero ter lhe ajudado e me coloco a disposição para maiores esclarecimentos.

Núbia Cristina Farias Barbosa Psicólogo em Fortaleza

49 respostas

29 JAN 2018

Boa tarde Pat,

Há uma linha muito tênue que separa o que é considerado normal ou patológico no caso de proximidade excessiva com a família. Essa aproximação dele atrapalha, em algum aspecto, o crescimento pessoal ou profissional dele? Veja, esse crescimento pode estar relacionado a ter prioridade em construir sua própria família. Não sabemos se é isto mesmo que ocorre, e a forma mais saudável para se descobrir, é conversar e por em cheque suas percepções, mágoas e intenções frente ao relacionamento. A terapia individual poderá ajuda-la a trabalhar com sua insegurança frente ao relacionamento.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis

453 respostas

29 JAN 2018

Pat, bom dia,
Entendo que esteja se sentindo excluída, mas a sensação é sua, é dela que você tem que falar, a base de todo o relacionamento é o diálogo e a sinceridade.
Converse com ele, fale da sua sensação, diga o que gosta e o que não gosta, construa sua relação em base sólida.
Espero que tenha lhe ajudado
Estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari

Vera Pelizzari Psicóloga Clínica Psicólogo em São Paulo