Meu namorado disse que tem vergonha de mim..

Feita por >Paula · 16 fev 2021 Autoestima

Meu namorado disse que tem vergonha de mim. Hoje tivemos uma briga, ele admitiu que sente vergonha de mim. Que me esconde. Disse que eu não sei me comportar em público. Me sinto destruída por dentro

A melhor resposta 17 FEV 2021

Oi Paula,
Que bom que ele falou, mas não tem nada que isso possa te incomodar.
Não deve modificar tua pessoa por causa disso. Tu não deve satisfação a outros, deve a ti mesma.
Se ele tem vergonha de ti, mas gosta de ti, te ama é porque ele é mesquinho e vulgar.
Quem deveria se retirar seria voce.
O que quer com uma pessoa assim?
Claro que pode mudar, ter outros hábitos mas mude por ti e não por eles.

5817 respostas

17 FEV 2021

Olá Paula! Grato por citar. Pondere: se teu namorado tem vergonha de você, por consequência, ele tem vergonha dele mesmo. Não é um bom namorado (escolheu errado, alguém para ter vergonha) . A namorada que temos é o melhor namoro que estamos construindo. Quem garante que a capacidade de análise e julgamento dele é perfeito para reprovar o que ele mesmo escolheu? Isso é muito incoerente.
Cada pessoa é um ser humano único, rico de características, possibilidades, metas, sonhos, construções. Por essa razão a maior parte de cada um de nós, é muito desconhecida do outro. Somente com a mente aberta, a disposição por conhecer as riquezas que estão em cada pessoa, nos será possível descobrir um pouco delas. Com um pouco de conhecimento profundo e original das pessoas, veremos os grandes atrativos reais e potenciais de cada pessoa, para muito além da vergonha, veremos as pessoas que decidimos prestar atenção em seus patrimônios humanos, culturais e potenciais, com muito orgulho e valorização.
Pondere. Caso precise, estarei à disposição para esclarecimentos e aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8644 respostas

17 FEV 2021

Olá Paula, imagino o quão sofrido esteja sendo para você. O que seu namorado te falou no momento da briga, realmente acontece, ele te esconde, tem vergonha de você, que você não sabe se comportar ? Geralmente quando estamos no calor de uma briga, falamos coisas que muitas vezes não temos coragem de falar em situações normais. Quando ele fala que você não sabe se comportar em público, isso faz sentido para você ? Muitas vezes, falar alto, ri alto, dançar, incomoda o outro, isso não deve ser um problema para você, porém se o outro se incomoda tanto, vale a pensa pagar este preço para ficar com alguém ? Não sei se é a isso que ele se refere.
Inicialmente, sugiro que você converse com seu namorado,fale como você está se sentindo. Um outro ponto bem importante, penso que neste momento buscar ajuda especializada de um psicólogo irá te ajudar bastante. Na terapias, você poderá refletir, o que tem feito com que você fique com alguém que te esconde e tem vergonha de você ? A terapia irá te fortalecer para poder tomar as melhores decisões.

Ana Paula Leão Batista
Psicóloga

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul

187 respostas

17 FEV 2021

Paula, pq seu namorado falaria isso ? Vc acha q não sabe se comportar em público?
Talvez fique difícil manter um relacionamento no qual a pessoa q vc está te trata mal.
Pense mais em vc.
Se vc precisar p melhorar sua auto estima procure fazer terapia.
Se interessar conhecer sou Mônica psicológa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

17 FEV 2021

Olá Paula!
Realmente, quando ouvimos do outro que amamos, que este tem vergonha de nós, pode nos causar mal-estar. Em momentos de briga de relação, tende-se a dizer coisas que podem causar mágoas, por isso que tanto se fala no diálogo entre casal. Quando não conseguimos colocar em palavras aquilo que nos machuca, geralmente atuamos com aquilo que não sai pela via da palavra. Essa atuação, que seriam as brigas, xingamentos, agressões verbais e/ou físicas, desgastam muito a relação, tendendo a levar ao término. Então, para que isso não ocorra, tente ao máximo ser sincera com seus sentimentos dizendo para ele o quanto daquilo que foi dito lhe magoou. Além disso, também seria interessante escutá-lo, para que você possa entender o que fez ele dizer isso para você. Em suma, nada melhor que o diálogo onde exista de fato, espaço para escutar e ser ouvida, para melhorar uma relação.
Grato pela pergunta, qualquer coisa estou à disposição.
Psicólogo / Psicanalista Túlio Bueno R. Martins.

Túlio Bueno R. Martins Psicólogo em São Paulo