Meu filho não respeita ninguém

Feita por >Tristonha · 13 mai 2020 Psicologia infantil

Tenho um filho de 8 anos mas nao vivo com o pai dele meu esposo e eu estamos a 4 anos juntos mas meu filho nao o respeita e nem acata nada do que ele diz meu marido e bondoso com ele trata o como filho mas se chamar sua atencao ele responde e nao fica quieto o que devo fazer?

A melhor resposta 14 MAI 2020

Olá!

Essa é uma situação bem comum de se encontrar, seu filho (por algum motivo) não está seguindo regras e limites de convivência e isso está impactando diretamente no relacionamento familiar. Eu poderia dizer aqui mil coisas que você poderia fazer para melhorar essa questão, como: impor mais limites, estabelecer mais regras, ser mais firme nas decisões e atitudes, ouvi-lo mais, entre outras. Porém, eu estaria sendo leviano e irresponsável, e desconsiderando MUITOS detalhes e informações sobre ele, sobre a família, sobre a situação toda, que não disponho no momento.

O mais indicado, nesse caso, é você procurar um psicólogo para uma avaliação e posterior acompanhamento psicológico. Esse profissional poderá auxiliá-la da melhor maneira possível, pois terá uma noção mais ampla e completa sobre a situação como um todo, e assim poderá propor e realizar intervenções.

Espero ter lhe ajudado, abçs.

Jonas Angelo Psicólogo Psicólogo em Londrina

49 respostas

7 JUN 2022

Olá
As crianças precisam de muita conversa e que os pais mantenham o que diz, sim é sim, não é não. você só pode falar aquilo que consegue cumprir. A criança percebendo a fala confusa dos pais, eles tomam suas próprias regras de fazer o que querem e deixam de obedecer. As crianças também precisam de certo planejamento, se você vai sair com ele, por exemplo, ir no mercado, antes de sair diga o que ele pode e não pode fazer na rua, ou o que ele pode escolher ou não. Estas atitudes costumam fazer a criança se programar para a situação e diminuir a resistência.
Jane assunção

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

15 MAI 2020

Olá, quando trabalhamos com criança é necessário muito cuidado e respeito, pois envolve todo um contexto que precisa ser avaliado e analisado, compreender e entender porque tem se comportado desta forma. A criança apenas responde ao ambiente e muitas vezes através de atitudes para chamar a atenção de algo que não está bom. Precisamos acolher e ajuda lo. E para isso é necessário que procure um profissional adequado ao atendimento infantil, um psicólogo infantil para trabalhar suas emoções e conter este comportamento disfuncional.
Não deixe de ir atrás de ajuda, para que não torne uma situação mais difícil de ser tratado no futuro.

Daniela Honda Garcia Psicólogo em Presidente Prudente

1 resposta

14 MAI 2020

Olá Tristonha! Grato por participar. Você e seu esposo necessitam impor a esse filho o respeito, enquanto é tempo. Na adolescência será muito tarde. Quanto antes mais fácil. Caso o menino continue desrespeitando e desacatando ele transferirá isso para as outras pessoas, como professores e outros parentes. Comportamento habitual de desacato gera afastamento por parte das pessoas, ausência de convites para oportunidades, para eventos interessantes do ponto de vista do estudo, do trabalho e do lazer. Imagine as medidas para reduzir a saída das pessoas de casa: máscara, fechamento de lojas e escolas, exigência de justificativa. Seu filho precisa sofrer perdas como: celular, televisão, chocolate, internet, dentre outras, até agir com respeito e acatamento da ordem dos adultos. Cabe lembrar que toda ordem deve ser dada com diálogo, esclarecimento prévio, após o não acatamento, o alerta, com afeto, esclarecimento e fundamentação, de que necessita acatar, e que não há outra possibilidade. As tentativas de desrespeito implicarão progressivamente em perdas. Outro dado: somente prometa retiradas de direito, que efetivamente puder retirar. Não antecipe para ele as progressivas consequências: você precisará de tempo para organizar razoabilidade e convicção. O ideal que você possa falar, de forma específica, como seu filho se comporta, em quais contextos, para um psicólogo, e assim, poderem refletir juntos as técnicas e estratégias para modificar esse hábito indevido e inviável, para vida plena no futuro, de seu filho. Coloco-me à disposição para maiores aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico (uma morte a mais evitada, vale toda a vida preservada!) Ary Donizete Machado.