Minha filha tem 5 anos e não fala com mais ninguém, além das pessoas de casa

Feita por >Karine · 12 jun 2020 Psicologia infantil

Boa noite . Minha filha não fala a não ser comigo e com meu marido e sua irmã de 14 anos se chegar alguém em casa ela já para de falar ela chega ficar dias sem falar com ninguém nunca falou com a professora e nem com os amigos da escola sendo que quando está só nos ela fala demais se sairmos todos juntos ao shopping por exemplo quando chega lá ela começa a cochixar se chegar visita casa ela não fala enquanto não for embora a visita

A melhor resposta 15 JUN 2020

Olá Karine! Grato por participar. Para organizar uma ajuda inicial válida é necessário ponderar se sempre foi assim desde que ela começou a falar. Provavelmente não. De outro lado, também a história da escola dela precisa ser vista. De outro lado, ponderando sobre o universo das crianças, essa forma de comportamento, por algum tempo, ocorre com algumas crianças. Essa última fala é para que você não considera uma exceção. Essencial é você poder investigar isso, com a ajuda de um psicólogo que, lançando mãos de metodologias e técnicas científicas, te ajudará a redirecionar a comunicação dela para o melhor crescimento pessoal, equilibrando a harmonia interna com a harmonia da troca social/verbal/comportamental/sensível/imaginativa. Estou à disposição para maiores aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar a morte de mais uma pessoa próxima!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8647 respostas

15 JUN 2020

Karine,
Sua filha precisa de muita aceitação e compreensão. Não chamar atenção dela, não humilha-la, não dizer que ela deve falar. Por alguma razão, ela não fala com as pessoas e só sendo amiga dela para ela te contar porque tem receio de falar.
Mas precisa ser respeitada. Somente sentindo o que ela sente para poder ajudar.
Pode precisar de Psicoterapia Espiritual para descobrir a causa e auxiliá-la melhor.