Menino de 5 anos que gosta do universo feminino, fala e gesticula como menina

Feita por >Claudia · 15 mai 2017 Orientação sexual

Bom dia,

Meu filho completa 5 anos nesse mês e desde os 2 anos percebemos o interesse dele pelo universo feminino, começou pintando a unha e boca com canetinha, depois passou a colocar toalha e blusas na cabeça fingindo ser menina , os desenhos preferidos apesar de evitarmos que ele assista são my little pony, monster high e tudo relacionado a princesa e pôneis, só desenha princesas ,sereias ,unicórnios , e borboletas; Seus brinquedos preferidos são bonecas e panelinhas e como vive pedindo bonecas e nos não damos , tudo que ele pega (Ex:flor,pompom de papel,espanador,bijuterias ou qualquer outra coisa que tenha partes que balança) ele finge ser pônei , princesas ou Monstrinhas. Por várias vezes ele fala é gesticula como menina , finge que a toalha é vestido e diz que quer ser bailarina, em brincadeiras se refere a si próprio como menina, se brinca de casinha ele é a mãe. Houve episódios em que afirmou querer ser uma menina , e ainda não demostrou ter descoberto nenhuma sensação ao tocar seu órgão genital. Ele age assim em qualquer lugar inclusive na escola; é mais apegado ao pai do que a mim é super tranquilo , educado , e detalhista. No início procuramos não repreende-lo mas está ficando mais difícil é como temos medo de como as pessoas vão trata-lo e do quanto ele poderá sofrer no futuro acabamos por dizer isso não pode porque é de menina , vc não deve falar assim, ou menino gosta é disso.Gostaria de saber como eu e o pai deles devemos agir quanto a essas questões, minha maior preocupação não é com a identidade sexual dele é sim até onde isso é normal e como agirmos para ajuda-lo e não prejudicar a ele. Desde já agradeço.

A melhor resposta 16 MAI 2017

Boa noite.
O que pode acontecer nessa idade é a identificação com a pessoa mais próxima, que na maioria das vezes é a mãe, o que o leva a "imitar" as atitudes dela. O acompanhamento psicológico seria interessante para verificar a existência de um transtorno de gênero ou outras possibilidades, e também é importante para que juntos vcs possam ter apoio para lidar com essas questões.
Espero ter ajudado, fico a disposição.

Psicóloga Karina Remisio de Oliveira Psicólogo em Joinville

260 respostas

22 FEV 2019

Boa Noite Cláudia,

Já atendi casos como o do seu filho. Em um dos casos, aconteceu o mesmo que minha colega comentou acima, ele se identificava com a mãe e a imitava.Mas cada pessoa é única, seria leviano confirmar algo tão profundo, com apenas um relato. Como vocês estão hoje? Encontraram ajuda? Vi que essa pergunta é antiga. Espero que tenham encontrado ajuda e cuidando dessa questão tão importante, tanto para seu filho, quanto para vocês.
Abraços, Juliana Corazza

Juliana Corazza Scalabrin Psicólogo em São José do Rio Preto