Meu filho chora com tudo!

Feita por >Bella · 11 mai 2020 Psicologia infantil

Tenho um menino de 4 anos e 3 meses, preciso falar sobre isso que esta ocorrendo, pois estou muito frustrada e sinto que preciso de ajuda, nao sei oque fazer ou se tou fazendo algo errado, ja nao sei mais oque e certo ou nao... enfim, meu filho chora por tudo, chora pra tomar banho, chora as vezes pra nao comer, chora pra não tomar remedio, chora porque eu digo Nao pra algumas coisas, chora quando nao quer que conversemos, manda eu e o pai dele nao falar, a poucos minutos eu estava contando uma historia pra ele dormi so que ele nao ficava deitado e eu pedi que ele se deitasse, e eu me deitei tbm, quem estava ficando com sono era eu, dai eu disse dorme filho que mamae vai dormi também, e ele começou chorar, ai eu disse mais se vc nao quiser dormir vc pode levantar e ficat acordado, e ele continuava chorando, dai levantou e foi pra sala pedir o telefone do pai esta insistindo varias casas pedindo o celular incessantemente , e o pai esta mexendo no celular provavelmente nao vai dá pq nosso filho assistiu tv ate agora pouco... e muito provável que ele vá chorar denovo, e corra pra mim pra chorar no meu ouvido e pedir mais alguma coisa, ele éo dia todo assim, pedido as coisas e chorando quando nao as tem.. eu to muito triste pq nao sei oq fazer. Ele nao aceita o nao, e chora com tudo... esta uma situação insuportável, ele ta chorando nesse momento la na sala... como eu avia previsto.. e ele acabou de vir chorar no meu ouvido agora... me ajudem nao sei qual o problema dele... toda criança é assim??
Detalhe ele é filho único.

A melhor resposta 12 MAI 2020

Olá Bella,

Minha pretensão aqui não será dar um diagnóstico do seu filho. Para isso será importante você procurar um profissional para realizar a avaliação. No entanto, quero que pensemos juntos esses comportamentos dele.

Pelo que você relatou, esses comportamentos dele podem estar relacionados à forma como ele acostumou a se comportar perante você e seu marido, utilizando de barganha e recursos emocionais (como a birra) para conseguir as coisas que queria, e hoje esse padrão de comportamento dele encontra-se bem forte e enraizado. Além disso, outra possibilidade para esses comportamentos é um possível quadro de Transtorno de Ansiedade Infantil, que envolve medos, choros e angústias associadas à comportamentos de fuga e esquiva.

Recomendo que você procure um profissional para uma avaliação o seu filho, e posterior companhamento e intervenção junto aos comportamentos dele. É importante buscar ajuda agora e não deixar isso se prolongar, pois pode trazer prejuízos ainda maiores a médio e longo prazo, tanto para a criança quanto para você e seu marido.

Espero ter lhe ajudado, abçs.

Jonas Angelo Psicólogo Psicólogo em Londrina