Meu esposo esta deixando a desejar

Feita por >Nairobí · 6 fev 2023 Terapia de casal

Boa tarde a todos.

Meu esposo e eu estamos em crise, ele vive dizendo que esta enjoado da minha cara e prefere ficar na rua e no celular, ele diz que reclamo de tudo, porém eu não reclamo eu digo o que tem me encomendado, porém ele ver isso como uma reclamação, mas eu sento converso mas não tem adiantado então eu observo fecho a cara e fico na minha,mas toda vez que fico em silencio ele diz que tá cansado disso, mas ele vive me perguntando se quero terminar, que é pra eu subir pra minha mãe pra eu decidir o que quero, e as vezes até me manda embora,diz que se eu sair eu não volto e nem ele vai atrás mas eu to tão cansada que escuto e choro,eu não reclamo de nada apenas ser dona de casa é cansativo ainda mais que somos só nos dois,mas eu tenho me esforçado muito pra sair da rotina,pois agora que estou desempregada então só fico em casa, eu tento o máximo da atenção, porém ele não consegue ficar longe do celular, diz que não tem nada pra fazer,porém somos 2 dentro se casa não temos filhos então da pra curti só nos dois,mas as vezes namoramos e cada um vira pro seu lado,ele só quer saber de mim na hora h,não se importa com mais nada, vive jogando na minha cara que eu não quero ter filho, porém eu tenho endometriose e cisto, tenho buscado tratamento ele sabe mais mesmo assim ele fala,eu não sei mais o que faço me ajudem o que devo fazer.

A melhor resposta 9 FEV 2023

Olá Nairobí, espero que esteja tudo bem com você.

É preciso verificar se vocês dois ainda tem disponibilidade afetiva e emocional para continuarem o casamento de vocês, de forma íntegra e satisfatória para ambas as partes. Pelo seu relato, percebo que, tanto você quanto ele, tem ressalvas para a relação que estão vivendo agora, da maneira que estão vivendo. Será que esse quadro pode se reverter? Será que os dois desejam buscar e construir essa mudança? Um relacionamento precisa de equidade de sentimentos e intenções, ou seja, os dois tem que nutrir sentimentos positivos um pelo outro, e buscar ações concretas que contribuam para o melhor desenvolvimento da relação. Se isso não está acontecendo, é cabível perguntar se ainda pode acontecer. Neste sentindo, uma conversa franca entre o casal pode ser muito importante para que ambos coloquem realmente as expectativas sobre a relação, e sobre o que esperar para o futuro, com o objetivo de buscarem novamente esse ponto em comum tão importante para a manutenção de um relacionamento saudável, ou outra solução. Um Psicólogo pode te ajudar muito nesse processo, e vai te dar subsídios para construir as melhores decisões para sua vida, tendo como objetivo sempre seu bem estar e sua qualidade de vida, agora e no futuro. Se for possível, inicie seu processo com um Psicólogo, isso será muito bom para você neste momento.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

17 FEV 2023

Crise instalada é crise causada pelos dois, não só ele não. Você também tem que levar em conta aí as demandas que ele coloca no relacionamento de vocês. Parece que tem muito a ver com ter filho e você está impossibilitada devido aos cistos e endometriose. Que questões você tem aí consigo mesmo devido ao feminino que não te deixam gerar ? Já se questionou? O que tem feito ou como tem se sentido com relação a esse engravidar? É um desejo seu? E isso aí sobre subir pra sua mãe? Você é dependente emocional dela? São muitas as questões e não tem como te dar respostas aqui, busque terapia, fale sobre seus anseios, medos, dependências. Esse casamento tem sido prioridade para você? Agende um horário e venha tratar de você também!
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

10 FEV 2023

Nairobi
Os dois parecem não entender as necessidades de cada um...
Precisam se conhecer; voces não estão vivendo como casal; apenas estão juntos e cada um fica fechado na sua trincheira e esperando que o outro faça alguma coisa.
Precisa haver diálogo, compreensão, dedicação e amor!
Sim, poderiam investir em Terapia de Casal se quiserem mesmo constituir família.

Abraços

5817 respostas

7 FEV 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então agende sua sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

7 FEV 2023

Oi Nairobí, que bom que você está buscando ajuda, isso é o começo da mudança e melhora.
Primeira coisa, pense o que faz você querer ficar nesse relacionamento. Depois saiba que, a única pessoa que você realmente pode mudar, é você mesma; mas é claro que você mudando, ele terá de mudar.

No dia a dia, uma dica que pode te ajudar, é usar com ele a fala assertiva, nunca falar que ele é o problema, mas sim usar a fala a seu favor, dizendo que a atitude que te incomoda, e ressaltar o que você sente pela atitude; ao inves de dizer que ele te faz mal etc. Além disso, trazer possibilidades (ideias) de melhora e agir combinando com o que sugere. Ex.: quando transamos e depois cada um vira pro seu lado e dorme, não me faz me sentir bem. Que tal depois disso, ficarmos abraçados um pouco?

Sobre a endometriose e cisto, além disso, será que você também tem enxaqueca? É muito comum essa dupla (endometriose + enxaqueca). Precisa de uma tratamento mais cuidadoso, olhar para você, seus desejos, medos, culpas e repressões. Pensar no porquê de não querer filhos? Sugiro que busque um psicólogo, vai te ajudar muito a refletir sobre todas essas coisas, e tomar melhores atitudes.

Daiana Oliveira Alvarenga Dos Santos Psicólogo em Campinas

57 respostas

7 FEV 2023

Olá Nairobí! Obrigado por escrever. É sempre prudente considerar que o texto aqui escrito, reflete uma parte da história. Há outros componentes como idade de vocês, rotina de vida, saúde global, vinculações sociais, motivações profundas, dentre outros aspectos.
Pelo escrito, a princípio, parece fazer algum tempo que vocês vivem essa situação. A vida não para. Como fazer para que vivam melhor e com mais realizações mútuas?
É preciso haver possibilidades, esperança, esforço e persistência para modificar as coisas. Caso contrário, dada a ausência de filhos, será menos difícil administrar passagem desse ciclo para outros ciclos.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Quem apoia terrorista, antidemocrático, bárbaro, se faz um deles.