Menino de 7 anos sem quarto

Feita por >ana Vieira · 6 mar 2023 Psicologia infantil

Bom dia, estou em processo de separação e tenho de encontrar uma casa para mim e para o meu filho que faz 7 anos este mês. Acontece que pelo valor dos imóveis estou a chegar à conclusão que só consigo arrendar um T1, o que faria com que o meu filho não tivesse o seu quarto e tivesse de dormir comigo. Será guarda partilhada, pelo que estará alternadamente na semana com o Pai e com a Mãe. A minha questão é até que ponto irá impactar ou prejudica-lo dormir comigo? Será retrocesso ou até benéfico visto que vais haver uma mudança total na vida dele?A minha ideia é que seja uma situação de 1 ou 2 anos e depois mudar para um T2. Obrigada pela ajuda.

A melhor resposta 7 MAR 2023

Olá Ana! Obrigado por escrever. Certamente o ideal é que a criança cresça com quarto dela. A questão momentânea poderá ser atenuada com os cuidados com a intimidade de cada um, especialmente se tiver duas camas. Será melhor. Considerando que você está em processo de separação com guarda compartilhada, será prudente não dar margem para qualquer dúvida. Quando você cita T1 e T2, a palavra arrendar sugerem que você está em local de cultura diferente da usual da minha região. Pode ser que eu, tentando decifrar T1 e T2, me equivoque. Esclareça por favor. Será muito enriquecedora uma avaliação mais profunda, para que lute contra a tendência dos pais, em processo de separação, fragilizar quanto ao respeito mútuo que precisa haver para dar harmonia para a inteireza do filho que tem o melhor pai e a melhor mãe possível.
Estarei a disposição para aprofundamentos.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.

8634 respostas

7 MAR 2023

Oi Ana Vieira!
Nada contra, nesta situação. O importante é voce explicar ao seu filho que se trata de uma situação emergencial, provisória.
Voce está consciente e ele saberá entender.
Abraços

5817 respostas

7 MAR 2023

ola! Você estar precisando de ajuda? Então agende uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

7 MAR 2023

Bom Dia Ana.
Uma alternativa seria você optar por um beliche. Acredito que ficariam mais confortáveis.
Espero tê-la ajudado.
Maria Nair
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba