Um menino de 7 anos já pode ter a sua sexualidade defenida?

Feita por >Cristina · 23 set 2016 Orientação sexual

O meu filho ontem teve um comportamento um pouco estranho na escola. Passou o dia a dar beijos na boca aos meninos e ao monitor. Conversei com ele em casa e perguntei-lhe se ele gostava de meninos em vez de meninas e se um dia ele queria ter um namorado, ao que ele primeiro me respondeu que sim, mas depois eu fiquei em pânico, não ralhei, mas insisti em perguntar-lhe outra vez e logo respondeu que não. Não sei o que pensar.

A melhor resposta 26 SET 2016

Ola Cristina,
a sexualidade é uma construção biológica e social.Em uma sociedade permissiva como a nosso onde os valores de família e moral estão completamente destorcidas e as pessoas confundem liberdade com liberalidade é comum que crianças e jovens se sintam desorientadas e possam sentir duvidas , afinal ninguém sabe mais o que é certo ou errado. O fato de uma criança sentir vontade de beijar um amigo não quer dizer que seja homossexual...ele é só uma criança precisa de orientação tanto os pais quanto ele, procure ajuda de um psicologo, a construção do caráter de uma pessoa é algo que se deve levar muito a sério.
Qualquer coisa estou a disposição.
Maria da Conceição Gioia
Psicóloga/HIpnoterapeuta

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

29 SET 2016

A sexualidade está em construção nesta idade. Procure um psicanalista em tua região. Espero ter ajudado.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

28 SET 2016

Cristina,
Respondi recentemente uma garota aqui mesmo sobre a questão da sexualidade. Creio que de modo semelhante posso repetir para você.
Primeiro devo orientar a você para interromper com seu interrogatório e ficar pressionando ele. Não é bom para ele isso não. Você está mais preocupada do que ele. Provavelmente ele não está, não. O sofrimento nesse momento é de sua parte. Então, você é quem estaria necessitando conversar mais sobre isso.
Ao final tudo transcorrerá melhor, acredite.
É doloroso conviver com dúvidas. Seja como for é nossa percepção das coisas, nosso modo de olhar e ver o que está ao nosso redor que nos deixa desacorçoado, angustiado. Falo com muita tranquilidade com você porque nessas última décadas de trabalho já me deparei com queixas como a tua e o resultados foram bem compensadores. Compensador porque outras garotas e garotos conseguiram compreenderem mais e mais a questão da sexualidade, da escolha sexual, sobre o sexo e sobre o gênero que são sinônimos mas coisas diferentes. Todo mundo acha que sabe do que está falando e vão falando e nos deixando confusos, amargurados e depressivos. Acabam não ajudando (embora queiram ajudar) e criam mais barreiras.
Muito importante mesmo que você encontre alguém para conversar sobre isso o mais breve possível. Não deixe para amanhã, não postergue essas questões. Essa é uma parte extremamente importante da vida de seu filho e merece ser tratada com atenção, com carinho, principalmente por você.
Até mais.

Psicólogo Rogério Fortunato da Rocha Psicólogo em São Paulo

9 respostas

27 SET 2016

Olá, Cristina, seu filho está em fase de desenvolvimento. Evite vê-lo como um adulto. Muito do que faz hoje sequer lembrará com 12 ou 13 anos. Na terapia, contudo, o profissional poderia perceber que situações estão incentivando que seu filho beije os meninos, caso persistir. Por exemplo, há pai e avô que beija o filho e o neto. A criança entende como gesto de carinho, e se tem carinho pelos colegas pode beijá-los também. Boa sorte, Ronaldo.

Psicólogo Ronaldo Silva Psicólogo em São José dos Campos

96 respostas

24 SET 2016

Boa noite Cristina
Você como todas as mães refere ao filho como "meu menino", embora você não refira a idade desse seu menino, pelo seu relato deve ser um adolescente. A adolescência é uma fase de mudanças física e psicológica onde os hormônios estão em ebulição, nesta fase nada está definido, o adolescente está se descobrindo tanto na questão da identidade pessoal como na identidade de gênero, pois o que defini a orientação sexual homoafetivo ou heteroafetivo não são os aparelhos genitais masculino e nem feminino e muito menos os conceitos culturais e religiosos, porque se fosse tão fácil a pessoa escolher a sua orientação sexual não haveria tanto sofrimento, pois ninguém escolhe ser rejeitado pela sociedade e família por não está dentro dos padrões de normalidade sexual da sociedade.
Ninguém, e nem ele mesmo sabe qual a sua orientação sexual porque neste momento tudo é muito novo para ele, é muita mudança e informação a se processar, por exemplo, seu corpo está mudando, ele tem que abrir mão da infância por cobranças sociais,mas não pode agir como adulto com autonomia porque não tem idade e nem maturidade mental e econômica. ele precisa se enturmar com os amigos e muitas das vezes vestir uma capa, uma máscara de uma pessoa que talvez ele não tenha nada a ver, só para ser aceito socialmente, e em alguns momento para não entrar em conflito com a família.
Eu sei que os pais planejam, desde a concepção o melhor para o seu filho, porém os filhos crescem e formam ao longo dos anos a sua identidade e vão ficando autônomo, independentes e isso é doloroso para os pais, mas saiba que também não é fácil para ele. Só peço que não o pressione e nem o rejeite caso ele venha a desenvolver uma orientação sexual que não é considerada "normal" para a religião, sociedade, porque quando o filho é rejeitado dentro do ambiente familiar, ele vai procurar no mundo o que não encontra em casa (amor e compreensão) e aí o mundo é cruel e grande é o sofrimento para ambas as partes. Uma orientação sexual é mais importante do que o amor de uma mãe pelo filho, por acaso, será que ele deixará de ser seu filho? Eu sei que seu que não é fácil para a senhora, mas também não é fácil para ele.
Espero ter ajudado.
Att. a Psicóloga Ussénade
Boa sorte

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife