Medo de me arriscar profissionalmente

Feita por >karlos Souza · 20 jul 2023 Desenvolvimento pessoal

Bom dia
Me chamo karlos , tenho 50 anos sou contador e trabalho na área já a pelo menos 20 anos , porém sou funcionário de um escritório contábil , onde ganho pouco apesar da experiência. Minha questão é que preciso ganhar mais , mas ao mesmo tempo tenho muito medo de me arriscar, de procurar outro trabalho ou mesmo abrir meu próprio escritório , sou muito inseguro , sempre fui assim em tudo trabalho , relacionamentos etc... Como resolver isso dentro de mim ? Obrigado pela ajuda.

A melhor resposta 24 JUL 2023

Karlos, obrigado por compartilhar um pouco da sua angústia. É natural, principalmente na sua idade ficar tenso com a mudança. Quando mais amadurecemos mais aprendemos com as experiências, mas também chega um ponto que não temos toda aquela energia e disposição como na juventude. Algumas coisas podem nos desgastar mais rapidamente. Primeiro você precisa planejar. Tenha claro o que você quer fazer, os métodos que vai usar, o tempo em média que isso vai levar. Vamos pegar como exemplo o de abrir um novo escritório (pode ser qualquer outra coisa, quem vai decidir seu rumo é você). Você vai pensar num local físico, nos móveis, equipamentos, pintura, logo, marketing, alvarás, ou seja, falei bem por cima mas precisa de todo um planejamento para isso acontecer. Depois vem a execução, botar a mão na maça e fazer acontecer de forma concreta. E depois vem a avaliação, pensar se está indo como o esperado, se não, o que não está e como melhorar ou o que fazer. São esses os 3 elementos fundamentais do nosso pensamento: planejamento, execução e avaliação. Nem tudo sai como planejamos, por isso precisamos ser flexíveis e saber nos adaptar (avaliação), é importante tirar as coisas do papel, ficar só pensando não resolve nada (execução), fazer tudo que tem vontade só por fazer, sem avaliar os riscos é se colocar numa situação onde pode dar tudo errado mais facilmente (planejamento).

Faça assim. anote suas ideias, cada uma num papel, e faça um quadro com esses pontos. Avalie em cada uma o que é possível, o que não é, o que é necessário, o tempo de cada. Depois vai ficar bem mais fácil você enxergar e decidir. Pense nisso e boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

26 JUL 2023

Olá Karlos.
Entendo que você quer sair da zona de conforto, já não te satisfaz, porém é desconfortável encarar a zona do medo, desconhecido.
Sugiro acompanhamento psicológico para trabalhar insegurança e crenças limitantes.
Estou disponível para ajudar.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

24 JUL 2023

Karlos, primeiro, precisamos entender de onde vem essa insegurança, esse medo todo. Temos que ir à raiz de tuas questões, tudo isso aí inseguranças , medos, são só sintomas, é preciso ir além descobrindo o que há por trás , o que te trava de fato e o que esses medos te impedem de viver. É preciso ter consciência, entrar em contato com certas dores para ressignificar e assim adquirir a mudança real. Entre em contato. Vá além!!
Steffany E. Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

22 JUL 2023

Boa tarde, Karlos,
Mudar sempre assusta. E eu sei bem disso. Tive que reconstruir minha vida depois de um longo processo. Mas o principal, no fim das contas tudo depende da orientação e do seu objetivo.
Sou orientador profissional desde 2003, e venho orientando muitas pessoas com o mesmo medo que você, se reinventar, e alçar vôo com as próprias asas.
O mais importante não é pensar Se fazer ou não fazer, mas Como fazer. Se você tiver claro o seu plano, e construir seus objetivos de maneira sólida e ordenada, não tem como não dar certo.
Se quiser conversar melhor, fico à disposição. Apenas, não desista do seu sonho de autonomia e ganhos consistentes com a qualidade do seu trabalho.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

21 JUL 2023

Karlos,
Voce não precisa sair do teu trabalho atual para iniciar uma outra atividade.
Há inúmeras formas de desenvolver trabalhos em paralelo.
Principalmente na tua área, contabilidade, antes de se avanturar precisa fazer uma análise profunda da viabilidade, pesquisar a possibilidade...
Porém, pode ser sim que voce não esteja exercendo uma atividade de acordo com a tua vocação.
Então, este seria o canal, antes de tudo: a descoberta vocacional, o teu objetivo de vida, os teus talentos.
A criatividade só vem se estiver dentro da tua vocação.
Abraços

5817 respostas

21 JUL 2023

Olá Karlos.
Grata por sua participação aqui.
Vinte anos de experiência é muito gratificante. Comece fazendo trabalhos alternativos para gerar renda extra... guarde esse dinheiro e quando tiver o suficiente para se manter por uns 10 meses a um ano você poderá abrir o seu próprio negócio.
Faça terapia desde já para trabalhar bloqueios, idéias negativas e desenvolver a Auto Estima e Assertividade. Fico à disposição para desenvolver o Plano de Ação em terapia.
Maria Nair
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

21 JUL 2023

Olá, Karlos! Obrigada por sua contribuição, espero poder ajudá-lo. De fato construí algo novo assusta, porém você precisa reconhecer as suas habilidades, seja para pleitear um aumento salarial ou construir um plano estratégico para uma transição de carreira. Você pode iniciar uma atividade autônoma de forma gradual, desde que você não tenha um contrato de exclusividade com a empresa, porém isso ser melhor executado ao trabalhar as suas questões emocionais e da auto estima, nesse caso sugiro iniciar um processo de terapia com um bom psicólogo e assim trabalhar as crenças construídas ao longo de sua vida!

Maria Edislanhe Lima de Souza Psicólogo em Delmiro Gouveia