Me sinto sem apoio.

Feita por >Amanda Cardoso · 15 mar 2023 Abordagem psicológica

Me sinto sem apoio. Sinto que minha mãe gosta menos de mim do que de minha irmã, ela diz que minha irmã é o braço direito dela. Tudo que ela faz, precisa da aprovação da minha irmã e minha opinião nunca valeu e nem vale de nada. Minha mãe mora distante e deu a casa dela para eu dividir com minha irmã sem precisar pagar aluguel. Minha irmã é mais velha mas não trabalha, só fica o dia todo jogando, e eu saio de casa 6h da manhã e retorno às 20h do trabalho só para dormir, tenho meu dinheiro e minha mãe não me dá dinheiro para absolutamente nada (e eu não quero). Eu me esforço muito pra ser uma boa filha, só vivo para o meu trabalho e minha irmã tanto quanto minha mãe falam que a casa é delas (não quero nenhum bem material), minha mãe joga na minha cara até se um dia ela me deu um par de meias à anos atrás, coisas que ela nunca fez com minha irmã. Eu só ganho um salário mínimo e estou comprando minhas coisas aos poucos, não tenho condições de sair da casa e passo constante humilhações e crises de choro, sofro com isso pois me afeta no meu local de trabalho e no meu desempenho, trabalho com o público e me sinto cansada, esgotada, sozinha, sinto que não mereço escutar tudo o que venho escutando de minha própria mãe, isso é só um resumo do que venho sentindo e passando. Eu só queria sair desse local e viver minha vida em paz! O que eu faço?

A melhor resposta 18 MAR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

18 MAR 2023

Oi Amanda Cardodo,
Antes de ficar chateada e sofrendo por causa dessa situação, seja grata porque isto está facilitando a tua vida...
Amanda, voce apenas nasceu desta mãe e deste pai, mas voce não é dela.
E voce nasceu para se realizar, para alcançar o teu objetivo de vida, teus sonhos e ser feliz.
Deste momento em diante, voce precisa ser mãe e pai de ti mesma, precisa se responsabilizar pela sua vida, se responsabilizar por tuas escolhas e de mais ninguém.
Ótimo que já trabalha. òtimo que sai cedo e volta tarde... pois só volte para dormir... use a casa para não pagar aluguel, prepare-se para assumir outros cargos maiores seja na empresa ou noutra, aprenda um trabalho que goste, que te dê alegria e satisfação.
E não comente em casa com tua irmã ou mãe.
O que está acontecendo é apenas um desafio para ver se voce é capaz de enfrentar a situação, não se deixar abater, não ficar chateada e resolver a tua vida e a tua profissão.
Voce não precisa mais de mãe... é capaz de se cuidar sozinha.
Não assuma a condição de vítima... voce não é vítima de nada... construa o mundo que quer para si mesma.
Não te deixe abater pelo sofrimento interno de ser uma injustiçada...
Voce tem uma enorme vantagem sobre a tua irmã.
Se precisar de mais suporte, solicite, mas não desista.

Abraços

5911 respostas

16 MAR 2023

Oi Amanda! Obrigado por escrever. De fato, no fundo mesmo, os pais, por emoções, não por razões, acabam por viver maior proximidade com um filho do que com outro. Isso, embora não assumido, embora sofrido para lidar, reflete a realidade. No seu caso, estou me baseando nas tuas falas, que também pode conter as distorções de tuas emoções. Algumas vezes as mães, sentindo-se responsáveis pelos filhos "menos eficazes" acabam entendendo que o outro filho, mais autônomo, com trabalho, com autonomia, precisa de menos proteção. A tua paz não pode ser explicada a partir de sua irmã, da relação da sua mãe com sua irmã. Tua paz deve ser objeto de sua construção.
Há, nesse aspecto, questões a amadurecer.
Vamos conversar?
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.

8737 respostas

16 MAR 2023

Olá! Sinto muito pelo que está passando. Busque realizar psicoterapia. Te ajudará bastante a encontrar formas mais efetivas de lidar com essa situação. Você já conversou com a sua mãe sobre o quanto isso te afeta? Utilize sempre da comunicação assertiva, ou seja, fale sobre o que te incomoda, mas de forma clara e respeitosa, sem ofender o outro.

Beatriz Karen Martins Psicólogo em Patos de Minas